Bolo de Fubá

Sexta-feira, Abril 11, 2008

Bolo de Fuba

Receita da MissLiberty

Ingredientes:
| 3 ovos
| 1 chávena de leite
| 1 chávena de fubá
| 1 chávena de farinha de trigo (eu usei meia de farinha de trigo + meia de farinha de milho)
| 1/2 chávena de óleo
| 1 e 1/2 chávena açúcar
| 1 saqueta de fermipan
| 2 colheres de sopa de queijo ralado (eu usei mozzarella)

Preparação:
Colocar a borboleta e deitar os 3 ovos inteiros, o açúcar e o óleo
Bater 5 min, 37º, vel. 4.
Bater mais 3 min, vel. 3, sem temperaturae ir deitando o leite (morno), as 2 farinhas, o queijo e no final o fermento

Bolo de Fuba

Deitar na forma untada e cozer a 170º até o palito sair limpo.

Bolo de Fuba

Para quem não conhece, a farinha de fubá é assim:

Fuba

Como levou o Fermipam, pensei que crescesse mais. Tal não aconteceu.
Coloquei a massa numa forma muito grande, por isso ficou baixo. Para a próxima utilizo uma forma de tamanho normal, para as fatias ficarem mais altas.
De gosto é muito bom, não se nota nada o queijo e a textura parece o bolo de arroz, mas com um gostinho próprio, difícil de descrever, só mesmo provando…

Print Friendly, PDF & Email
0
6 Responses
  • ameixa seca
    Agosto 30, 2008

    Luísa, desculpa se vou parecer indelicada… não é a minha intenção. Mas, há algum tempo fiz bolo de fubá e andei a pesquisar acerca da farnha de fubá pois não encontrava nada com esse nome. Em conversa com uma amiga brasileira descobri que o fubá é a farinha de milho fina. O fubá de mandioca é resultado da moagem do pau de mandioca. Não é a mesma coisa. Experimenta com a farinha de milho fina que fica um bolinho mais fofo 😉
    Desculpa o testamento!

  • Luisa Alexandra
    Agosto 31, 2008

    Ameixa Seca, agradeço imenso a explicação!
    Como vês numa foto que coloquei a indicação que está na embalagem é Fuba, por isso foi a farinha que usei… mas vou experimentar com a de milho fininha para ver a diferença.
    Aliás, aprecio imeno bolos com farinha de milho, ficou com uma cor muito apetitosa (mais amarelinhos) e um paladar muito suave.
    Mais uma vez obrigado pelas visitas e peço-te que sempre que aches que um post precise de esclarecimento o coloques, não levo nada a mal e fico imensamente agradecida!

  • ameixa seca
    Agosto 31, 2008

    Luísa eu não sou ninguém para te esclarecer acerca destas lides culinárias. Sabes muito mais que eu 😉
    Mas como tive uma “aula” acerca de fubá achei por bem partilhar informação. Se fizeres com farinha de milho fina ainda fica mais amarelinho do que com o fubá de mandioca. Eu adoro mandioca, não sei se já provaste, mas nunca fiz nada com fubá de mandioca. Tenho que experimentar 🙂
    Bom Domingo!

  • Luisa Alexandra
    Setembro 1, 2008

    Ameixa Seca, se todos partilharmos um pouco do que sabemos o mundo certamente será bem melhor!!!!!
    A farinha usada neste bolo é Fuba de Mandioca, pelo menos o pacote assim o diz… e gostei muito da textura do bolo, o sabor não lhe noto grande diferença da farinha de milho ou de trigo, mas a textura fica mais esponjosa.

  • Maysa
    Outubro 9, 2009

    Por favor, eu sou brasileira, mas enquanto no Brasil, nunca tinha visto o "Fubá de mandioca", conheço sim os povilhos, que são espécie de amido da mandioca, geralmente utilizados pra fazer pães de queijo, e também em várias receitas de bolos, pães para celíacos. Bem, meu filho não pode com o glúten e aqui em Portugal encontrei esse "Fubá de mandioca", o que penso ser uma espécie extra fina da farinha, feita do pau da mandioca, principalmente por conhecer bem a farinha de mandioca, utilizada para as farofas, eu penso se tratar sim da farinha refinada, ou seja, feita do pau ralado da mandioca e depois refinado. Bem, mas minha dúvida é: geralmente as farinhas, féculas, amidos do milho, da mandioca e da batata, são livres de glúten, contudo, alguém saberia me dizer se esse "Fubá de Mandioca" contém ou não glutem? Ele é mto bom pra bolos, eu fiz uma receita e gostei mto.

  • Luísa Alexandra
    Outubro 9, 2009

    Maysa, esta farinha não tem nada a ver com os polvilhos.
    Mas sinceramente não faço a mínima ideia se tem glúten, só vendo na embalagem.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *