Matutano & Fofinha

Terça-feira, Abril 20, 2010

O post de hoje não é sobre culinária, como já perceberam!
Os meus filhos receberam da Avó, como presente de Páscoa, duas tartarugas pequeninas.
Cada um baptizou a sua com o nome a seu gosto:

• A do Pedro Octávio chama-se Matutano.
• A da Alexandra Luísa é a Fofinha.

São os primeiros animais de estimação que têem, pois nem eu nem o Pai somos apologistas de ter animais dentro de casa, visto que passamos grande parte do dia fora e não queremos, de modo algum, deixar seres vivos que precisem de cuidados sozinhos numa casa onde habitam os nossos filhos.
Abrimos uma excepção com as tartarugas, pois são animais que não requerem grandes atenções de higiene, é necessário apenas mudar a água todos os dias e alimentá-las, e isso as crianças conseguem fazer.
Além disso não me desarrumam (ainda mais!!!) a casa, nem deitam pêlo ou cheiro, que é uma coisa que me incomoda imenso.

Segundo me explicaram na loja onde a minha Mãe as comprou, devem ter um suplemento de cálcio para que a carapaça seja sempre bem dura, e isso obtém-se através da tartaruga em cálcio que está dentro do aquatérreo, a Alexandra chama-me a casca dura, e a Matutano e a Fofinha gostam muito de se empoleirar em cima dela, como mostram as primeiras fotos.

Quando está mais frio estão perto do aquecimento:

Nos dias mais quentes e de sol o seu cantinho é junto à janela, perto das plantas:

Print Friendly, PDF & Email
0
17 Responses
  • Sónia
    Abril 20, 2010

    Que pequeninas!!!A minha Inês tb tem uma, já há 8 anos, era assim pequenina e agora está enorme, já não cabe dentro desses aquário.
    O marido fez um lago no jardim e é agora onde mora, anda mais á vontade!!!!!
    E o mais giro é que só comem camarão heheheheheh e hibernam todo o inverno, são 3 a 4 meses sem comer!
    Na 1ª vez pensei que estivesse doente, só depois é que soube hehehehe

  • SoraiaSilva
    Abril 20, 2010

    Tão lindinhas 🙂
    Beijinhos*

  • EMPRESÁRIA DE SUCESSO
    Abril 20, 2010

    Que lindas e o nome achei o máximo!

  • Cinha
    Abril 20, 2010

    Olá linda!
    Nem sabes as lembranças que tive ao ver as tuas Tartarugas…tive uma em pequena durante anos a fio..por incrivel que pareça roubaram a bichinha!!
    O meu Filhote mais novo já me pede uma há imensos anos,mas eu acho que já tenho animais que chegue!!!
    Conclusão agora ao ver o teu post tenho a "pestinha" aqui ao meu lado a dizer " Vês a Luisa diz que não dá trabalho!" Oh Deus Pai!!!!!!
    Boa sorte com os novos membros ai de casa.
    Beijinhos grandes.

  • Luísa Alexandra
    Abril 20, 2010

    Sónia, há imensos anos ofereci uma ao meu afilhado que durou imensos anos, nunca hibernou pois esteve sempre dentro de casa, mesmo no inverno estava perto do aquecimento e mantinha-se sempre em actividade. Cresceu imenso e comia de tudo um pouco: alface, cenoura, carne, mas quando já era bem maior que estas, que por enquanto só se alimentam de camarão.

    Cinha, bem aparecida sejas!
    Cá em casa não temos condições para os "tradicionais" animais de estimação, vulgo gatos ou cães, nem gostamos sequer. Acho muito queridos e tudo e tudo, mas em casa dos outros, na minha nem pensar. Passamos o dia inteiro fora, não vou deixar um animal aqui sozinho o dia inteiro.
    Com as tartarugas é diferente, são pequeninas, não saem do aquatérreo e são as crianças que tratam delas, que é o objectivo, dar-lhes uma responsabilidade. E os cuidados que requerem são muitos simples, apenas o de as alimentar e mudar a água todos os dias.

  • Anónimo
    Abril 20, 2010

    adoro o seu Blog, visito-o diariamente.
    Quanto às tartarugas não darem trabalho não é bem assim.
    Mas o melhor mesmo é um gato, dá quase o mesmo trabalho que as tartarugas ( só é necessário mudar areia ) e quem pensa que é um ser independente está bem enganado. Dá muito afecto aos miudos, nunca pensei que ia ser uma apaixonada pelo meu gato Mozart .

    Maria da Graça

  • Rachel
    Abril 20, 2010

    Eu adoro animais, não tenho mais porque não tenho tempo para tanta dedicação. Mas sempre cresci com cães, gatos, etc

    Tive tartarugas, e ficaram tão grandes que comprei um terráqueo maior, ainda cresceram mais… tive que as dar para o jardim zoológico. Para teres uma ideia era maiores que a palma da minha mão.

    Eu acho que é bom as crianças terem um animal para cuidarem, aprendem a ser responsáveis.

    Bjs

  • Elsa Mendes
    Abril 20, 2010

    Luisa, o que eu já me ri.
    Pensei q tinha lido mal…Matutano? Uma tartaruga chamada Matutano?
    Que engraçado, no meu emprego vão gostar de saber q existe uma tartaruga com esse nome…LOL.
    O Pedro Octávio teve uma excelente escolha, e claro q a Alexandra tb. Elas são mesmo muito fofinhas.
    Beijocas.

  • Bruna
    Abril 20, 2010

    Oh que lindas! Eu adoro tartarugas, também já tive uma e de facto não dão trabalho nenhum…

    bjinhs

  • Ana
    Abril 20, 2010

    Luísa, não querendo criticar apenas informar, esses aquatérreos são conhecidos entre a comunidade de amantes de animais como o cemitério das tartarugas, são muito pequenos e não permitem o uso de um termostáto, sim as tartarugas precisam de água aquecida, elas são bastante resistentes e podem sobreviver assim durante muito tempo mas não é de certo o melhor habitat para elas.

    Outra coisa é a comida, não sei o que lhes dá, mas vi os típicos camarões, estes devem ser usados como snack e não como alimentação pois não fornece os nutrientes necessários, são apenas um "doce" para elas. A alimentação correcta são uns sticks que facilmente encontra à venda em lojas de animais e hipermercados.

    Espero ter ajudado e mais uma vez espero que não leve a mal, porque é um dos conceitos mais errados que infelizmente permanecem, pois muitas lojas nem sequer informam querendo é ganhar dinheiro, mas se reparar na maioria têm-nas em água quente num aquário com um nível de água que permita que mergulhem e nadem completamente emersas e uma zona em que possam estar fora de água quando quiserem. (como este ex http://www.abrapoa.org.br/boletimeletronico/n12/index_clip_image002_0001.jpg

    Se possível um filtro também é aconselhável para manter a qualidade da água aceitável.

    Ps: Sou fã do seu blog Parabéns!

  • Sabores Apurados
    Abril 21, 2010

    Infelizmente não tenho espaço para um cão ou gato, além de achar correcto eles estarem condicionados a uma espaço pequeno para brincarem e correrem. O meu marido há 2 anos ofereceu-me um coelho anão, apesar de ficar muito renitente gosto bastante da experiência, para mim o mais importante é que não largam pêlo pela casa e não deixam cheiro, fazem as suas necessidades num local próprio e são bastante automonos, está num espaço pequeno da varanda, corre o dia todo e o mais engraçado é que quando sente pessoas no quarto bate logo à janela a pedir colo. Neste momento acho que é o animal de estimação adequado para um apartamento, há pessoas que os deixam à solta pela casa, isso não concordo, pois acabam por fazer alguns estragos, pois adoram fios electricos, mas para quem tenha uma marquise, varanda ou casa de máquinas é muito prático. Desculpa ter escrito tanto;).Jocas

  • Andreia
    Abril 21, 2010

    Tive duas tartarugas durante muitos anos!Eram minúsculas quando foram lá para casa, mas depois, tal como aconteceu à Rachel cresceram de tal forma que tive de as dar para um local que tinha um lago e podiam andar à vontade.
    Para teres uma ideia os ultimos anos elas já viviam dentro de uma caixa enorme de arrumação com umas pedras grandes para repousarem!
    Ás vezes apanhámos valentes sustos porque as malandras conseguiam sair da caixa.
    Tirando isto eram animais espectaculares e muito inteligentes! Fiquei bastante surpreendida com a inteligência que revelavam ao longo dos tempos.

    Beijinhos e felicidades com os novos elementos da família!

  • Sónia Alexandra
    Abril 21, 2010

    O meu Tiago também tem uma…a Ninja. Já nos acompanha desde que mudei de casa, à cerca de 5 anos. Ele era pequenino, foi uma cliente que me deu, e desde então ela até já nem se importa que ele lhe mexa. Eu não entendia nada destes bichos, e no primeiro inverno ela parecia morta (tinha ibernado) eu quase a deitei fora…lool. Beijinhos doces

  • Cherry
    Abril 21, 2010

    Tão lindas as tartarugas =) Eu também já tive e gosto muito. Mas agora com uma gata cá em casa já não as posso ter. Não vá a bichana lembrar-se de usar as tartarugas como petisco ou brinquedo.
    Beijinho*

  • Kristininha
    Abril 21, 2010

    Eu tive uma tartaruga no ano passado, mas não sei que lhe deu que passados 3 meses começou a ficar sempre com a boca aberta, parecia que não conseguia respirar! E também deixou de comer o que comia e acabou por morrer! Fiquei com imensa pena! Entretanto ainda não comprei mais nenhuma mas farto-me de namora-las!

  • Nucha
    Outubro 13, 2010

    Olá Luísa,
    Só hoje conheci o teu blog, através de um forum e gostei imenso. Parabéns!
    Já agora aproveito para te dar uma dica para quando precisares de coisas para as tuas tartaruguinhas:www.vidaanimal.com.pt
    É uma loja online onde costumo comprar o que preciso para os meus animais e recomendo.
    Beijinhos e felicidades!

  • Luísa Alexandra
    Outubro 14, 2010

    Nucha, obrigado pela sugestão.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *