Sementes de Linhaça • Como consumir

Quinta-feira, Março 3, 2011

Tinha colocado AQUI um tópico à imenso tempo acerca deste assunto, em que explicava os benefícios do consumo das sementes de linhaça.
Volto a transcrever:

“É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
— Rejuvenescedor
— Baixa de peso
— Auxilia no combate a anemia
— Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc…
— Auxiliar no combate à acne.
— Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
— Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
— Auxiliar no controle Diabete – da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
— Vitalidade Física
— Sistema Digestivo
— Sistema Nervoso
— Doenças Inflamatórias
–Retenção de Líquidos
— Sistema Imunológico
— Sistema Cardiovascular
— Funcionamento Intestinal
— Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
— Para combater a agressividade e a obesidade
— Condições da Pele e do Cabelo

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.”

Fonte: http://www.segs.com.br/linhaca.htm

Desde então que as consumo regularmente, inteiras ou trituradas, pois noto que têem uma boa influência a nível intestinal.
Depois de receber algumas mensagens com dúvidas acerca das sementes de linhaça, aqui fica o modo como as trituro.
Se pesquisarem na net encontram muita informação acerca deste assunto e como podem consumir as sementes quase sem se dar por ela.

Pessoalmente não gosto do cheiro, faz-se sempre lembrar a alpista dos piriquitos da minha Mãe [e eu detesto passaritos ou o cheiro que deitam tanto os animais como a sua comida], mas depois de misturar com iogurte, que é como mais utilizo, não se nota nada.
Poderá juntar-se nas sopas, nas saladas, nos cereais, no leite, iogurtes, enfim, onde se queira.
Apesar de eu preferir consumir as sementes inteiras, o modo mais correcto de as ingerir é depois de trituradas, pois inteiras tornam-se mais difíceis de digerir [simplificando: tal como entram, saem!!!!].
Tanto utilizo a versão de sementes de linhaça castanha como a dourada, acho a dourada mais leve em odor.

Coloco as sementes do copo da Bimby, trituro até ficar com a consistência a gosto, não deixo pulverizar [transformar em pó] apenas triturar.

Programei 30 seg., comecei na vel. 7 e aumentei depois para a vel. 9.

Depois transfiro para um recipiente hermético e guardo no frigorífico.

Segundo a Su me alertou, uma vez trituradas, e ao contrário da semente inteira, devem ser guardadas no frigorifico por uma período máximo de 5 dias. Isto porque uma vez trituradas, os óleos são libertados e consequentemente ficam mais perecíveis.

Quase todos os dias faço um pequeno snack de um iogurte líquido ou sólido ao qual adiciono duas colheres de sobremesa de sementes de linhaça trituradas.

As sementes de linhaça douradas encontram-se com facilidade em supermercados, costumo comprar sempre no Pingo Doce.
As sementes de Linhaça castanhas apenas as encontro à venda em ervanárias.

Print Friendly, PDF & Email
7
45 Responses
  • Maria
    Março 3, 2011

    Obrigada Luisa!
    Fiquei muito interessada e vou experimentar.
    Bjns.

    • Antonieta
      Março 8, 2016

      Gostava de saber a meses que comecei do intestino funcionava três vezes por dia agora não consigo evacuar como antes.

  • paula MARIANA
    Março 3, 2011

    O meu marido também consome bastante as sementes de linhaça (devido ao cancro),assim como as bagas goji já ouviste falar nelas concerteza, pois é um poderoso anti-oxidante.
    Assim, todos os dias de manhã ele lá faz essa belissima combinação de ingredientes: iogurte com a linhaça e as bagas de goji.

    Um post bem útil este Luisa, obrigado por partilhares.Beijinhos!!

    • Dinis
      Outubro 7, 2016

      Substitua o leite pelo kefir, porque aquele á cancerígeno, aliás tudo o que é leite ou derivado do leite é cancerígeno a longo prazo.
      Pesquise e informe-se.
      Eu consumo a linhaça de manha depois de demolhada durante a noite; trituro-a com os dentes, é saborosa e faz muito bem ao sistema imunitario.
      Cumprimentos
      Dinis Sousa

  • Carla
    Março 3, 2011

    Olá Luisa,
    Também sou consumidora frequente das sementes de linhaça. São de grande beneficio para o trato intestinal. A maioria das vezes, por preguiça, uso-as inteiras, misturadas no iogurte. De vez em quando lá as trituro na bimby, mas li algures que não se deve triturar mais que o necesséio para três dias sob pena de oxidarem e perderem parte dos seus beneficios. Além da linhaça, no Verão substituo os iogurtes por kefir fermentado em casa (no inverno a fermentação é bem mais lenta pelas baixas temperaturas). Nem todos gostam do seu sabor ácido e do "ritual" diário para o alimentar e coar, mas é também um alimento muito rico e saudável.
    Beijinhos

  • Susana
    Março 3, 2011

    Obrigada por partilhares esta informação tão útil!
    Comprei sementes de linhaça há uns tempos, mas só as usei para fazer granola, e nem sabia como utilizar de outra maneira.
    Vou experimentar.

  • Su
    Março 3, 2011

    Luisa,
    Apenas uma pequena nota muito importante: uma vez trituradas, e ao contrário da semente inteira, devem ser guardadas no frigorifico por uma período máximo de 5 dias. Isto porque uma vez trituradas, os óleos são libertados e consequentemente ficam mais perecíveis.

    Também sou uma consumidora regular da linhaça há já mais de 5 anos, e o que costumo fazer é triturar sempre apenas a quantidade aproximada que gasto numa semana.

    Beijokas

  • Luísa Alexandra
    Março 3, 2011

    Obrigado pelas vossas observações.
    Toda a informação é bem-vinda.

    • Dinis
      Outubro 7, 2016

      Olá Luisa, viva:
      Agradeço a Deus a existência do seu blog pelas informações que nos transmite.
      Eu consumo as sementes de linhaça de manha depois de terem estado durante a noite a demolhar; são saborosas e pelo facto de estarem demolhadas trazem consigo um liquido espesso que faz muito bem aos intestinos; tributo-as com os dentes com toda a calma ate ficarem liquidas e depois absorvo.
      É um superalimento funcional e probiotico.
      Bendita Natureza e amaldiçoadas sejam as “Big Pharma”…..
      Cumprimentos

  • Formiguinha
    Março 3, 2011

    Obrigada Luísa, por acaso um dia destes estava a olhar para uma vitrine de uma papelaria e tinha uma revista em que falava dos benefícios das sementes de linhaça.

    Eu consumo, de vez em quando, nos iogurtes e bôla de carne e também vou experimentar colocar no pão de sementes.
    Não sabia que tinha de triturar.
    Uso as de cor amarelada e por acaso até gosto.

    Beijinhos da Formiguinha

  • Mleca
    Março 3, 2011

    Olá Luisa, boa tarde.
    Adorei este post nunca experimentei mas vou comprar para começar a colocar nos iogurtes.
    Só preciso da sua ajuda no seguinte: Como não tenho bimby que outra maneira eficaz me aconselha para triturar a linhaça? Agradeço desde já a sua resposta. Muito Obrigada

  • Anónimo
    Março 3, 2011

    Como sempre, informação super util. E para mim, veio mesmo na altura certa, uma vez que comprei este FDS pela primeira vez 🙂
    Obrigado, SL

  • Luísa Alexandra
    Março 3, 2011

    Mleca, as sementes de linhaça facilmente se trituram numa trituradora normal de cozinha.

    Eu utilizo à imenso tempo e gosto, claro que cada pessoa adapta ao seu gosto, utilizando como mais aprecia.

  • Margarida
    Março 3, 2011

    Conheço quem coloque de molho em água e depois de escorrido coloque então na massa do pão. Uma vez experimentei e só digo que a água fica assim para o viscoso, jurei para nunca mais… Desde então, prefiro triturar as sementes. Existem pessoas que pelo facto de também não gostarem do cheiro, nem provam, o que é pena tendo em conta que faz bem. Depois de um testemunho destes espero que mudem de ideias.

  • Rachel
    Março 3, 2011

    O meu marido coloca no iogurte do pequeno almoço, ajuda imenso a regular-lhe os intestinos, eu gosto de colocar no pão, quando amasso na MFP.

    Obrigada por partilhares os benefícios.

    Bjs

  • Luísa Alexandra
    Março 3, 2011

    Margarida, para colocar na massa do pão utilizo as sementes inteiras, não trituro.
    Até mesmo no iogurte prefiro em sementes inteiras do que já trituradas, mas a verdade é que se nota mais resultados quando se consome trituradas.
    O cheiro realmente não me agrada, desde o início que me cheira a alpista, enfim!
    O que importa é que em questão de sabor não tem influência.

    Rachel, concordo que no iogurte é a maneira mais rápida e fácil de consumir as sementes.
    Experimentei misturar no leite e detestei, isto porque eu apenas gosto de leite branco, simples, sem nada lá a boiar.
    Se for no iogurte líquido já não me incomodo, isto porque se torna mais denso que o leite, que é totalmente líquido.
    Mas claro que gostos não se discutem!

  • Mãe Sandra
    Março 3, 2011

    Obrigada Luisa.
    Desde que foi diagnosticado colesterol de origem genética :-((, nos meus pequenitos, que tenho usado bastante as sementes de linhaça, principalmente no pão.
    E tenho cá em casa 2 embalagens de sementes já trituradas que me ofereceram para experimentar, acho que foram compradas numa ervanária.
    Tenho andado para lhes por no leite de manhã, mas tenho tido receio que altere o sabor e ainda não arrisquei… Será que depois de abrir também as devo colocar no frigorífico? De certeza que não vamos conseguir consumir a embalagem só em 5 dias…
    Beijinhos

  • Catarina
    Março 3, 2011

    Também tenho este hábito de consumir linhaça. Mas sempre triturada, porque inteira não faz rigorosamente nada! Mas a minha linhaça aguenta mais tempo no frigorífico…

    um beijinho

  • VOVÓ CRISTINA
    Março 3, 2011

    Adorei a postagem, tenho consumido linhaça de todas as maneiras por conta da prisão de ventre, é muito positivo o resultado,mas é bom lembrar que devemos ingerir bastante líquido por conta disso, pois as fibras precisam ser hidratadas para funcionarem bem. Beijinhos.

  • Gina acasadagigis
    Março 3, 2011

    Luísa,

    Eu também costumo triturar as sementes de linhaça, coloco uma pequena porção num frasco e como todos os dias uma colher de sopa , juntamente com farelo de trigo nos cereais ao pequeno almoço, bjs

  • são33
    Março 4, 2011

    USO AS SEMENTES TRITURAS NOS CEREAIS DO PEQUENO ALMOÇO ,A INFORMAÇÃO DA SU E´INTERESSANTE PORQUE COSTUMO MOER A EMBALAGEM INTEIRA E GUARDAR NUM FRASCO DE VIDRO NA DESPENSA.
    AGORA PARA A PRÓXIMA JÁ SEI COMO FAZER.
    BJS

  • moranguita
    Março 4, 2011

    ja as tenho le me casa para começar a usar.
    beijinhos

  • Anónimo
    Agosto 11, 2012

    a dorei os comentarios, andava ha procura de algo do genro mas não tinha encontrado informação, que me ilissida-se como fazer
    obrigado

  • Anónimo
    Dezembro 5, 2012

    comecei a utizar as sementes achei-as óptimas para a prisão de ventre, obrigada pela dica

  • RAFAEL LEZON
    Dezembro 18, 2012

    pode se fazer um chá de sementes de linhaça ?

  • RAFAEL LEZON
    Dezembro 18, 2012

    pode se fazer chã de sementes linhaça?

  • Zé Carola
    Março 7, 2013

    Uso as sementes de linhaça moídas no liquidicador diáriamente com bagas de goji, mas deixo as sementes em água á noite para de manhã e junto-lhes uma fruta (2 colheres de sopa,1 de semente dourada e 1 de semente castanha)

  • joao a fontes55@gmail.com
    Março 25, 2013

    agradeço a todos as dicas são muinto uteis beijos e abraços obrigados

  • meury castro
    Abril 11, 2013

    gostei muito das dicas como adaptar a linhaça em nossa alimentação,corri e já coloquei uma colher em meio copo dágua para ingerir amanhã cedo, vou seguir as outras dicas. obrigado pessoal …valeu bjsss

  • Anónimo
    Novembro 25, 2013

    Todas as dicas,são uteis,dizem k para o intestino preso é bom por 2 ameixas secas,com 1 colher de chá de linhaça em pó,num copo com agua deixar repousar durante a noite e tomar de manhã em jejum e comer as ameixas,comecei a fazer vamos ver…

  • Angelina Gama
    Maio 13, 2014

    Boa tarde Luísa Alexandra

    Estava a ver as suas receitas com Linhaça e gostaria de deixar aqui alguma informação que o consumidor comum não tem conhecimento.

    Como disse que toda a informação era bem-vinda aqui fica.

    Ao comprar a linhaça, é importante saber como identificar a boa qualidade.
    Pesquise marcas e produtores de linhaça para saber qual a origem e qual deles tem a melhor qualidade.
    Descubra que marca produz linhaça com a maior concentração nutricional por exemplo a que tem origem no Canadá por ser um país mais frio terá mais nutrientes.
    Compre sementes de linhaça em embalagens opacas e fechadas por isso existem grandes diferenças de preços entre linhaças.
    Evite linhaça comprada a granel que foi exposta a muito ar ou luz solar, e também embalagens transparentes, pois perdem os ómegas muito facilmente e só está a tomar fibra.

    Os benefícios da linhaça são observados quando ela é consumida triturada. Se for inteira, a linhaça não é digerida porque sua casca é resistente à ação do suco gástrico e, portanto, seus nutrientes não são absorvidos pelo organismo.

    Cuidado para quem tem "Divertículos Intestinais e Diverticulite Aguda"

    É importante evitar a ingestão de sementes de linhaça inteiras e de outros frutos como melão, meloa, melancia, uva, goiaba, entre outros, que podem deslocar-se para o interior dos divertículos, desencadeando um processo inflamatório.

    Já existe no mercado Linhaça moída a frio para preservar todas as suas propriedades nutricionais em embalagens opacas, e atmosfera protegida, a embalagem depois de aberta deve ser utilizada no máximo em 45 dias.
    Certifique-se de armazenar em um lugar frio e longe da luz.
    A linhaça moída deve ter um sabor de noz e não amargo nem a ranço.

  • Paulo Lopes
    Junho 23, 2014

    como indica, as sementes de linhaça são muita uteis á saúde com consumo moderado. não esquecer de fazer a gestão dos outros alimentos que consome, evitando gorduras saturadas, carnes vermelhas, doces bebidas com gaz etc e abusar qb em verduras, legumes e frutas de todas as corês.
    como preparo as sementes de linhaça: coloco uma colher de sopa de sementes num copo com pouco de agua até a agua ficar gelatinosa, depois passo com a varinha mágica para triturar e misturo com o que quiser. normalmente bebo depois da fruta de manha ou depois do pequeno almoço.
    Sabe que pode substituir os ovos nos bolos com o mesmo processo mas coando em seguida.

  • Anónimo
    Setembro 20, 2014

    A maioria das recomendações que li sobre o consumo de linhaça dizem que as sementes ou devem ser demolhadas por várias horas ou trituradas. O que eu faço é adicionar aos sumos de fruta. Por exemplo sumo de laranja com meia papaia e uma colher de chá de sementes de linhaça. Depois com o copo ou varinha mágica passa-se tudo e voilá, um excelente batido. No leite e derivados não deve misturar-se pois faz gases.

  • Anónimo
    Novembro 12, 2014

    No continente tem semente de linhaça castanha a 1€. Comprei lá e é mais gostosa do que a dourada. Eu moio-a com um moinho.

  • José Carlos Nóbrega Moreira
    Agosto 17, 2016

    Normalmente, tomo leite de alpista, com flocos de aveia. Sinto-me bem, tenho cá em casa as sementes de linhaça, mas ainda não experimentei, visto pelo que li , vou experimentar. Obrigado pelas dicas.

  • Marcia Carmo
    Novembro 8, 2016

    Não sabia,e triturei tudo de uma vez no liquidificador? Faz mal? É para dar para o meu neto de 8 anos que tem problemas de intestino preso.

  • Florbela Cárdoso
    Fevereiro 2, 2017

    Bo tarde…ja comprei linhaca mas ao verificar o rotulo de informacao quase todas tem uma composicao de Sulfitos ora isto e prejudicial para a saude ha alguma marca que nao contenha???

  • Tina Mulima
    Julho 17, 2017

    Boa tarde..

    Gostava de saber se uma pessoa com gastrite pode consumir a linhaça?

  • Ana Mendes
    Julho 20, 2017

    Olá tenho aqui em casa um saco de sementes de linhaça desde abril 2017, e não sabia bem o k fazer com elas….tenho a tenção alta e sou diabética do tipo 2, posso utilizar a linhaça sem problema???? Espero uma resposta da sua parte. Muito obrigada.

    • Luísa Alexandra
      Julho 20, 2017

      Ana eu não sou especialista no assunto, tens mesmo que deixar essa questão ao teu médico…

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Por favor não copiar e nem usar as fotos sem a minha autorização. Obrigada.