Manjericão

Terça-feira, Setembro 20, 2011

Várias pessoas me tem questionado acerca do manjericão que utilizo nas minhas receitas.
Tenho sempre ervas aromáticas frescas plantadas em vasos, e quando necessito basta apanhar as folhas que quero.
O manjericão cada dia se revela uma maior surpresa, cresce e cresce e frequentemente tenho que apanhar as flores que começam a brotar. Segundo a minha Mãe me ensinou ao cortar as flores ele cresce ainda mais.

Do manjericão inicial que tinha já retirei vários pés e plantei em mais vasos, além dos que se vêem nas fotos muito mais houve que foi oferecido a amigas, plantei em vasos mais pequenos e ofereci.
E tenho mais que uma qualidade de manjericão, não sei explicar os nomes técnicos, são pelo menos três variedades de folhas diferentes.
O das primeiras fotos é o mais comum de encontrar, tem folhas grandes e é muito aromático. Ideal para se ter na varanda pois serve como repelente para insectos.
Depois tenho outro que aparece na segunda e terceira foto [vaso pequeno do lado direito) que tem folhas mais pequenas, ao início pensei tratar-se de um manjerico mas foi-me dito que é um manjericão também, apesar de ter as folhas bastante mais pequenas.

E depois tenho o que aparece na foto abaixo com folhas de um verde mais escuro, também muito aromático:

Já agora mostro-vos também o meu limoeiro, que ainda não me deu limões mas que espero que mais uns meses e já dê fruto:

Print Friendly, PDF & Email
0
32 Responses
  • Viciante
    Setembro 20, 2011

    Olá!

    Que lindas que são as tuas ervas aromáticas! Adorei! Comecei agora a plantar algumas e neste momento tenho salsa já a crescer e pus hortelã a semana passada, mas ainda não sei se vai sobreviver.
    Também quero comprar manjericão e coentros. Mas não sei se por acaso os que se vendem no Continente serão bons. Por acaso não me sabes dizer não? Já comprei uma vez ou duas e morrem sempre, não sei se sou eu que faço alguma coisa mal feita…

    Bjs

  • Andréa Potsch
    Setembro 20, 2011

    Que lindas suas ervas! Eu adoraria ter uns vasinhos aqui em casa, mas não tenho paciência para plantar…
    bjs

  • Luísa Alexandra
    Setembro 20, 2011

    Viciante, este manjericão que mostro foi comprado à algum tempo atrás no Pingo Doce. Já tinha tido um vaso dentro de casa e morreu também, este comprei na Primavera e coloquei na rua mas abrigado. Até agora está em perfeitas condições, vamos ver como aguenta o tempo mais frio.
    A salsa que aparece nos vasos é de semente. Coloquei sementes num vaso e nasceu, mas a que se compra em vasos certamente resulta bem. Hortelã não tenho em minha casa porque não gosto, mas em casa dos meus Pais existe plantado em vasos e sempre bem viçoso. Em casa dos meus Pais também tenho cebolinho, tomilho e lavanda.

  • Luísa Alexandra
    Setembro 20, 2011

    Ah, esqueci-me de dizer que a minha Mãe tem um loureiro plantado em vaso que cresceu imenso, assim tem sempre louro fresco em folhas pronto a usar.

  • aloucura
    Setembro 20, 2011

    hei! vinha aqui comentar uma outra foto, não um vaso de plantas! lol mas desapareceu!!
    ia a perguntar se era uma ocasiao especial. arrependeste-te?! lol muito giros, sim senhora!

  • Gisela
    Setembro 20, 2011

    Que bonitas que estão as tuas ervas. Também tenho algumas, os coentros não consegui que nascessem, o manjericão aguenta-se uns meses e depois morre, o que tem aguentado mais é o tomilho e a hortelã.
    Um beijinho

  • Carla
    Setembro 20, 2011

    Luisa,
    Que rico manjericão! O meu coitadinho foi atacado por lesmas e lagartas. Lá consegui salvar umas boas folhas para congelar e ir usando entretanto. Aos oregões aconteceu o mesmo, mas acho que ainda fui a tempo de os salvar. Restam-me intactos os tomilhos, o alecrim, o cebolinho e a hortelã. A salsa está a crescer e também tenho um vaso de malaguetas que ainda não amadureceram e outro de lúcia-lima e rucula (a rucula é fantástica cresce num ápice).
    Vamos a ver é como se vão dar no Inverno.
    Beijinhos

  • Cátia F. Silva
    Setembro 20, 2011

    Olá Luísa,
    Sou viciada em ervas aromáticas…
    Tenho tanta coisa: coentros (que é muito sensível), salsa, oregãos, erva cidreira, tomilho, tomilho limão, poejos, cebolinho, hortelã de 3 tipos: normal, chocolate e pimenta, manjericão, acho que ainha me falta mais algumas que não me lembro!!!
    Os teus vasos estão lindíssimos, as minhas ervinhas estão directamente na terra.
    Beijinhos,

  • Nárwen
    Setembro 20, 2011

    Olá,
    O teu manjericão está lindissimo, eu também tenho um mas está cheio de flores brancas, parece que tenho se de seguir o truque da tua mãe.
    Eu também adoro plantas aromátias e estou a tentar colecciona-las. No meu jardimzinho tenho manjericão, tomilho, caril, poejos, cebolinho, manjerona,salsa, hortelã-pimenta, hortelã comum, oregãos, alfavaca e segurelha.

    Beijinhos

  • Su
    Setembro 20, 2011

    Começo a achar que o problemaé ter o mangericão dentro de casa porque também já comprei do Pingo doce e morre sempre. Neste momento tenho um único pézinho que parece estar a sobreviver, fui agora mesmo pô-lo lá fora porque estava dentro na cozinha… A ver vamos

  • NATÉRCIA
    Setembro 20, 2011

    Luisa, vou fazer como a tua mãe cortar as flores ao majerição o meu está muito grande e já com muitas flores…um beijinho.

  • Luísa Alexandra
    Setembro 20, 2011

    Carla, já me aconteceu as plantas da rua apanharem um género de piolho ou lagartas, o que faço é pulverizar com insecticida que seja adequado para plantas [geralmente uso o Raid casa e plantas, acho que se chama assim]. Resolve o problema.

    Su, não sou especialista em plantas, até porque apenas gosto de ter uma quantidade razoável, nada de grandes plantações que já dão muito trabalho e sinceramente não me agrada muito a ideia de meter as mãos na terra, literalmente! Por isso tenho assim apenas uns vasos na varanda da cozinha que é bem soalheira mas ao mesmo tempo aconchegada, ou seja, tem umas paredes que protegem do vento e da geada quando está mais frio, mas apanha sol directo praticamente o dia inteiro. A cozinha também tem janelas grandes, mas como a maior parte do dia estamos fora tenho as janelas fechadas e acho que este tipo de plantes precisa de ar puro com frequência, daí que não se dêem bem em ambientes fechados.

  • Luísa Alexandra
    Setembro 20, 2011

    Natércia, fui telefonar à minha Mãe para ela me dizer se sabe de alguma utilidade para as flores do manjericão. A resposta é que acha que será das flores que sairam as sementes. Ou seja, se secares depois as flores as sementes saem de dentro das flores e podes semear. Se resulta ou não só mesmo experimentando.
    Ao cortar as flores faz com que continue a crescer, se deixarmos as flores ele não cresce mais.

  • Maggie
    Setembro 20, 2011

    Fantástica a tua hortinha, Parabéns
    Em Maio aventurei-me a semear salsa e courgette… mas não tive sucesso, como fui o mês de Agosto de férias lá se foi tudo 🙁
    Mas não vou desistir, algum dia espero ter sucesso 🙂

    Beijinhos

  • Clau
    Setembro 20, 2011

    Olá Luisa, adorei os vasos de plantas.Eu também tenho meus vasos e alguns canteiros…a única planta que até hoje não consegui fazer vingar foi a hortelã…já tentei várias mudas,mas não desisto uma hora consigo!Bjos e boa semana.

  • Belinha
    Setembro 20, 2011

    Que sorte…
    Os meus vasinhos de manjericão que tenho comprado nos supermercados morrem sempre. Já desisti. Tens alguns cuidados especiais?
    Beijinhos
    Belinha

  • Luísa Alexandra
    Setembro 20, 2011

    Belinha, eu tenho o grave problema de estragar as flores por lhes colocar água demais. Vou aprendendo com os meus erros e agora só as rego quando começam a ficar um pouco murchas. Grande parte das vezes as plantas morrem por levarem água demais e apodrecem ou então com sede.
    O cuidado que tenho é nos vasos, devemos ter em atenção a drenagem. Os vasos devem ter furos em baixo para a água drenar com facilidade, além disso no fundo do vaso, antes de colocar a terra, deve colocar-se umas pedras ou brita [pedra pequenina], só depois a camada de terra onde se coloca a planta. Deste modo a água da rega, se for em excesso, irá sair para o prato do vaso e não ficará em contacto com a raíz da planta, assim não apodrece. Sempre que a planta necessita encarrega-se de puxar a água que está no prato.

  • Nelinha
    Setembro 20, 2011

    Eu também não despenso as ervas aromáticas caseiras e o manjericão é uma delas. O meu a meio do Verão morreu (as férias são uma estragação para as plantas) mas agora rebentou outra vez e está bem grande, embora um pouco depenado em baixo.Gostei da tua dica sobre as flores… Vou já cortar as minhas!!!

    Beijocas

  • são33
    Setembro 20, 2011

    COMPREI UM VASO E NÃO DUROU UMA SEMANA . DE3ITEI ÁGUA NO PRATO E MESMO ASSIM ELE MORREU.
    OU ENTÃO FOI O SR GARFIELD QUE NÃO PODE VER FOLHAS E ANDOU LÁ A ROER.
    AS TUAS ESTÃO LINDAS.
    BJS

  • Sandra Reis
    Setembro 20, 2011

    Luisa, na minha cozinha sempre uso o manjericão. Gosto também de usar nas minhas saladas o manjericão roxo. Ainda hei de fazer minha horta em casa, adorei seu post e as dicas.
    beijos

  • Gina acasadagigis
    Setembro 20, 2011

    Luísa,

    O teu manjericão está grande e tão vicoso, o meu só está vicoso , pois está mais pequeno , também tenho no jardim cebolinho , coentros , salsa , umas cenouras 🙂 , alfaces :), malaguetas e outras coisas que ainda não rebentaram e não sei se rebentam, eheheh , bjs

  • livia e lucia
    Setembro 21, 2011

    Oi Luisa que maravilha o seu manjericão está lindo, tenho uma pequena horta mais ainda me falta essas belezinhas bjs!

  • Duxa
    Setembro 21, 2011

    Gostei de ver a tuas plantas, estão todas muito bem tratadas, é muito bom ter as ervas aromáticas fresquinhas e à mão.
    Um beijinho.

  • Belinha
    Setembro 21, 2011

    Obrigada
    Vou então experimentar mais uma vez…
    Beijinhos
    Belinha

  • entrefraldasepanelas
    Setembro 21, 2011

    Os meus parabéns, está tudo tão lindo, viçoso e verdinho que até dá gosto olhar para a tua varanda.

  • Sara
    Setembro 21, 2011

    A par com os coentros são a minha erva aromática preferida. Costumo comprar os vasinhos no hipermercado, dura bastante mais! Os teus estão todos viçosos 🙂
    Beijinho

  • Mané
    Setembro 21, 2011

    que bonito :), qdo necessitar já sei a quem vou pedir um raminho de manjericão
    🙂
    Beijinho

  • Carina Pimentel
    Setembro 22, 2011

    Adorei as tuas plantas amiga 🙂 estão todas lindas de morrer, gostava muito de poder ter uma varandinha assim recheada, mas tenho um canito que não me deixa 🙂

    Bjinho

  • Ncpanda
    Setembro 24, 2011

    Esta fantástico, ontem mudei o meu manjericão de vazo pois ainda estava no de compra. A minha única duvida, é como se corta? Retiram-se as folhas, ou as folhas e talo? obrigado! Bjinho

  • Luísa Alexandra
    Setembro 25, 2011

    Ncpanda, eu corto a extremidade toda de onde nasce a flôr.

  • Joana Rosa
    Setembro 26, 2011

    Eu não sou pessoa de cuidar de plantas mas tenho manjericão e hortelã, o manjericão até tenho na janela da cozinha e cresce que é uma loucura, há sempre que ter cuidado com lagartas pois é propício a tais bichinhos e ir regando. Boas comezainas!

  • Viciante
    Setembro 27, 2011

    Olá!

    Obrigada pelas respostas! Eu não tenho muita experiência e sugestões de quem sabe são sempre bem vindas! A minha salsa está bonita e acho que a hortelã pegou! Agora falta os coentros e o manjericão. Vamos ver!

    Bjs

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *