Dicas para o Blog

Sexta-feira, Março 2, 2012






Depois de colocar o post acerca de 

Verificação de Palavras no Blog • Como Retirar

recebi alguns comentários de pessoas cujo blog não tinha aopção igual à que mostrei.
O meu blog já tem vários anos, é muito provável que agora os blogs novos tenham esta opção diferente, mas depois de alguma pesquisa encontrei este artigo do Blogger que poderá elucidar:

What is the word verification option?

The “word verification” option can be found on the Settings | Comments tab for your blog, and it looks like this:
If you choose “yes” for this setting, then people leaving comments on your blog will be required to complete a word verification step, similar to the one presented when you create a blog:
What this does is to prevent automated systems from adding comments to your blog, since it takes a human being to read the word and pass this step. If you’ve ever received a comment that looked like an advertisement or a random link to an unrelated site, then you’ve encountered comment spam. A lot of this is done automatically by software which can’t pass the word verification, so enabling this option is a good way to prevent many such unwanted comments.
Outra dúvida que me colocam é acerca da possibilidade de responder aos comentários individualmente.
Acerca disso encontrei este post:

Comentários em sequência

Os comentários de nível único permitem que o leitor faça um comentário em uma postagem. Os comentários em sequência permitem que o leitor responda aos comentários de outros leitores em uma postagem. O Blogger suporta dois níveis de comentários em sequência: o comentário original e as respostas para esse comentário.

Comentários em sequência

Por exemplo, Paulo lê o blog de culinária de Ana e comenta uma postagem que ela escreveu sobre um bolo de chocolate, com a sugestão de acrescentar framboesas. Sara, outra leitora do blog de Ana, que também adora framboesas, quer responder diretamente a Paulo. Com os comentários de dois níveis, Sara pode clicar em “Responder a este comentário” logo abaixo do texto de Paulo. Todas as outras pessoas interessadas em responder ao comentário de Paulo podem acrescentar sua opinião ao segundo nível de comentários.
Como ativar os comentários em sequência
Se os comentários estão ativados em seu blog, os comentários em sequência somente funcionam se o feed de seu blog estiver configurado como “Completa” e você tiver escolhido a opção “Incorporado” em vez de “Página inteira” ou “Janela pop-up”. Para alterar suas configurações de comentário, acesse a seção Comentários em Configurações | Postagens e comentários. A configuração para alterar o feed de seu blog está em Configurações | Outro.
Notificações
O sistema de comentários em sequência representa mais discussão e diálogo. Se quiser receber notificações sobre as atualizações de uma discussão, clique em “Seguir por e-mail” para inscrever-se na conversa. Dessa forma, você recebe notificações por e-mail para acompanhar a conversa. Lembre-se de que essa é uma inscrição diferente da inscrição do gadget “Seguir por e-mail” usado para seguir as postagens de outro blogger.

Aproveito ainda o post para deixar mais uma dica, que também me é pedida frequentemente.
Refere-se a como colocar links nas mensagens do blog.
Podem ver tudo explicado aqui:

Como faço um link para uma outra página da Web?

  1. Destaque o texto que gostaria de transformar em link. Se você não selecionar nenhum texto antes de utilizar o botão de link, o seu link será criado, mas sem nada para clicar.
  2. Clique no botão Link (ou aperte Ctrl + Shift + a no teclado):
    Inserir link
  3. Uma janela pop-up será exibida, solicitando que você insira um URL para o qual gostaria de criar um link. Digite o URL na caixa de texto. Não se esqueça do http://!
    Pop-up de link
Se este botão de link não aparecer em seu navegador, ou por alguma razão não estiver funcionando, você pode inserir o link manualmente:

TEXT

Veja um exemplo:

Digamos que você queira contar às pessoas sobre um website legal que você encontrou. Vamos chamá-lo de www.somecoolwebsite.com. Veja um exemplo do que você pode publicar em seu blog:

Olá. Confiram isto! Encontrei um website bem legal.

Nesse exemplo, a palavra “isto” seria o link para www.somecoolwebsite.com. Isto é, ela poderia ser exibida em seu blog sublinhada em azul. As coisas mais importantes que você deve observar são:
  1. A inscrição “a href” deve aparecer entre esses tipos de colchetes <>. Isso permite que o computador saiba que você está inserindo HTML e não apenas digitando coisas a serem exibidas.
  2. O Web site para o qual você deseja criar um link deve estar entre aspas e começar sempre comhttp://. Se você não colocar http://, provavelmente o link não funcionará.
  3. Qualquer texto que você digitar após o > que limite o local em que você escreverá o endereço do Web site será o link exibido em seu blog. A tag  permite que o computador saiba que qualquer texto inserido após  é apenas um texto normal e não deve fazer parte do link. Observação: Você precisa colocar a tag , caso contrário toda a postagem do blog será considerada um link e isso provavelmente causará outras coisas estranhas e indesejáveis.
Observações:
  • O botão de hyperlink só está presente no navegador Internet Explorer 5.5/Windows e mais recentes e também em navegadores baseados no Mozilla 1.3 ou superiores (Camino/Firebird/etc.).
  • Se você estiver utilizando um navegador para Windows, existe um atalho de teclado para fazer a mesma coisa. Selecione o texto para o qual deseja criar um link e aperte as teclas Ctrl + Shift + a.
  • Para obter mais informações sobre o que você pode fazer com links, consulte O que mais posso fazer com links?
Estas explicações, e muito mais, estão todas na AJUDA DO BLOGGER.
Será aconselhável a todos os que possuem um blog e que queiram saber como tirar melhor partido dele dispender um pouco de tempo a ler as dicas que lá estão.

Ah, também é importante referir que eu uso ainda a INTERFACE ANTIGO.
Print Friendly, PDF & Email
0
17 Responses
  • Vanessa
    Março 2, 2012

    Obrigado por partilhar Luísa. Criei ontem o meu blog e ainda ando um pouco às "cabeçadas" com isto, e o seu post veio mesmo a calhar.

    Beijinhos.
    http://devaneios-culinarios.blogspot.com/

    • Luisa Alexandra ♥
      Março 2, 2012

      Obrigado Vanessa.
      Já fui conhecer o teu blog e deixar-te os parabéns!
      beijinho.

  • CatarinaSofia
    Março 2, 2012

    Olá Luísa! Eu só consegui retirar a veificação de palavras na interface antiga.

    • Luisa Alexandra ♥
      Março 2, 2012

      Catarina, tal como referi no post eu uso a interface antiga.
      Utilizando a mais recente provavelmente será diferente.

    • Luísa Alexandra
      Março 2, 2012

      Experimentei utilizar a nova interface e não descobri como retirar essa opção, acho que o melhor é mesmo reverter para a interface antiga, retirar a opção e depois, quem quiser, regressar á nova.
      Pessoalmente estou mais à vontade com a antiga, já utilizo à tanto tempo que é com a qual me sinto melhor.

  • Retrato a Sépia
    Março 2, 2012

    Luísa, no passado consultei as dicas que davas para actualizar algumas questões que precisavam de retoques. Agora, tens conhecimento de algum truque para conseguirmos ver e comentar outros blogues? Tenho N blogues que sigo que não consigo comentar. Se eu gosto que os seguidores deêm uma palavrinha, é de todo justo que retribua a amabilidade…
    Beijinho grande 🙂

    • Luísa Alexandra
      Março 2, 2012

      Olá!
      Não percebi bem a tua dúvida…
      Não consegues aceder aos outros blogs nem comentar porquê?
      Viste este meu post:

      http://luisaalexandramarques.blogspot.com/2011/05/problemas-em-comentar-nos-blogs.html

      pode ser que te ajude.

    • Retrato a Sépia
      Março 5, 2012

      Olá Luísa, o post que sugeres, eu li e segui as tuas sugestões. O meu problema agora é outro, mas acredito que seja só meu pois não vejo mais ninguém a reclamar… Depois de ler um post, clico em "adicionar comentário", escrevo e quando quero publicar, dá erro. Um erro que substitui toda a caixa do comentário. Voltei a eliminar as cookies, os ficheiros temporários e limpei o histórico de navegação. Pode ser que ajude!
      Beijinho e obrigada!

    • Luísa Alexandra
      Março 6, 2012

      Comigo ainda não aconteceu, mas a realidade é que o Blogger ultimamente tem ando muito problemático.
      Obrigado pelo alerta.

  • Pracinha do tempo
    Março 2, 2012

    Obrigado pelo post.
    O meu problema é mesmo o da interface nova, não me entendo com ela.
    Acho que vou voltar para a antiga

    • Luísa Alexandra
      Março 2, 2012

      Eu também já experimentei e não me agradou, mas é tudo uma questão de hábito. Como há anos utilizo a antiga já manobro mais à vontade evidentemente.
      Mas por exemplo podes reverter ao interface antigo, fazer as alterações que pretendes e depois regressar à interface nova, se assim o pretenderes. Eu experimentei e dá para se saltar entre uma e outra na boa.

  • Alcina
    Março 2, 2012

    Olá Luísa que grande ideia esta de ajudar quem não percebe tanto, ou como eu tem preguiça ás vezes de ir ler as ajudas, vi que avisou que já dava para responder directamente, mas como não vi no meu não me preocupei em ir ver como se fazia, agora foi só ir lá directamente e fazer :-)))Gostei 🙂 obrigado e por mim pode ir explicando mais coisas, eu já aprendi aqui algumas hehe o pessoal é muito comodista.
    Bjinhos

    • Luísa Alexandra
      Março 2, 2012

      Obrigado.
      Eu tento aqui explicar ao pormenor o que recebo com mais frequência em dúvidas de quem me visita.
      E se precisares de ajuda que não esteja aqui em post podes sempre enviar-me mail, no que eu souber ajudar faço-o com todo o gosto.

  • SOliveira
    Março 5, 2012

    Olá Luísa, antes de mais, muitos parabéns por o seu blog, é fantástico, adora a sua "cozinha"… 🙂
    Algumas coisas são "esquisitas" (:)), mas as imagens são apetitosas, só por isso já dá vontade de experimentar…
    E obrigado por estas explicações, dá sempre jeito!!
    Queria tirar uma dúvida se possível, como colocar no final da publicação, aquela parte em que diz: Também poderá gostar de:?, e depois tem fotos de post antigos.
    Obrigado 🙂

    • Luísa Alexandra
      Março 5, 2012

      Ó pá…. agora fiquei curiosa com a parte das coisas "esquisitas"!!!!!!
      Então o que é que eu cozinho que seja esquisito??? 🙂

      Essa parte é uma aplicação que se coloca no blog, basta ires a este site e preencheres com os dados do teu blog que automaticamente é colocado em rodapé das mensagens:

      http://www.linkwithin.com/learn?ref=widget

    • SOliveira
      Março 7, 2012

      obrigado pela explicação 🙂
      O que eu considero "esquisito", por isso está entre aspas, não é esquisito (coisas estranha!!), mas eu não estou a acostumada a fazer certas misturas, o agridoce :), mas como disse em cima, só pelo bom aspecto já dá vontade de esperimentar 🙂
      Está de parabéns… 🙂

    • Luísa Alexandra
      Março 7, 2012

      🙂

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *