Casa Nova Construção [Parte I] • VÍDEO

Terça-feira, Outubro 7, 2014
O assunto deste blog não é construção nem nada que se pareça, mas estando a minha família a assistir à construção da nossa casa, torna-se impossível não referir isso aqui.
O meu blog é um prolongamento de mim, quem me segue e lê os meus posts vai conhecendo sempre um pouco mais acerca de mim e da minha família, das minhas alegrias, das minhas tristezas, do que gosto e do que não gosto. Sabem que adoro camarão e detesto sardinhas!
Assim sendo deixo este registo com o evoluir da nossa casa.
Desde que começámos a pensar na construção da casa que fiz questão de registar todos os passos.
O início do projecto, as ideias que nos iam aparecendo…
Tenho uma pasta no computador com fotos de cozinhas, quartos, espaços exteriores, telhados, alumínios, portões, janelas, portas, madeiras, decorações, cores para paredes… enfim, tudo o que é preciso escolher quando se constrói uma casa. Sempre que gosto de alguma coisa guardo a imagem ou tiro foto e coloco nessa pasta.
Já perdi a conta de tudo o que por lá tenho, mas garantidamente são ideias para a construção de um bairro inteiro!
Muitas são as ofertas no ramo da construção, e nem sempre é fácil optar pelo que irá colmatar as nossas necessidades.
Assim como existe muita oferta, existe também muita diferença de preços. O mais barato muito dificilmente é o melhor, mas em contrapartida o mais caro também não é sinónimo de melhor. É preciso encontrar equilíbrio.
Equilíbrio é aliás a palavra que melhor descreve uma casa.
Não se constrói uma casa para agradar a terceiros.
A construção é baseada no gosto e nas necessidades de quem para lá irá morar, evidentemente que dentro das suas possibilidades financeiras. Ter uma casa nova é muito bonito sim, mas é preciso ter dinheiro ao fim do mês para pagar as contas, e em muitos casos as pessoas metem-se em projectos megalómanos que depois acabam por ficar a meio, ou entregues ao banco por falta de pagamentos. É muito triste ver isso, e aqui pelos nossos lados é uma situação infelizmente que acontece muito. São várias as casas começadas à anos e que continuam à espera de ser terminadas. As que estão terminadas e à venda sem ninguém que lhes pegue, as que estão completamente prontas, já foram habitadas e que de momento estão em hasta pública…
Enfim…
EQUILÍBRIO.
Ter a racionalidade de querer o que se consegue pagar, não querer tudo do bom e do melhor e depois ficar sem nada e ainda pior do que estava.
Eu e o meu marido estamos casados quase à 16 anos.
Passado todo este tempo estamos a construir a casa para a nossa família.
Se temos sorte? Sim, com certeza. Graças a Deus ambos temos saúde para trabalhar e dois filhos cheios de saúde, que é o mais importante.
Porque razão apenas agora construímos a casa? EQUILÍBRIO.
Chegou a altura na nossa vida em que os nossos filhos precisam de mais espaço, e nós estamos suficientemente estáveis para lhes poder dar esse espaço.
Uma casa é um investimento muito grande. Não é chegar ali á loja e comprar o que mais se gosta!
É gastar e gastar e gastar, e quando se pensa que se tem orçamentos para tudo afinal ainda faltam as calhas do telhado que não estão no orçamento e tem que ser pagas à parte, ou o calcetar do exterior que alguém terá que pagar! Gasta-se muito.
Tudo isto para dizer que não se tem sorte em construir uma casa. Faz-se por isso. Trabalha-se.
E não se deve invejar o que os outros tem, é feio, é deselegante, corrói por dentro e faz mal à saúde.
Devemos antes alegrar-nos com as conquistas dos outros.
Rejubilar com as metas alcançadas e tentar, todos os dias, superar o que de melhor fazemos. 
Elogiar o que merece ser elogiado e ficar feliz com a felicidade de quem gostamos [ou pelo menos de quem andamos sempre a querer saber a vida…].
Posto isto, deixo-vos o primeiro vídeo da construção da nossa casa.
Desde o início até meio da obra, que é a fase em que estamos.
Os acabamentos são demorados e vão merecer um vídeo posterior, para já fica a construção do “esqueleto” e alguns pormenores interiores.
Quero deixar um agradecimento muito sincero a todas as pessoas que me deixam mensagens e enviam mails a desejar felicidades para esta aventura que a nossa família está a viver.
É muito bom sentir o carinho de todos e agradeço do fundo do coração 🙂
Segue-me:
FACEBOOK  |   YOUTUBE  |   INSTAGRAM  |   PINTEREST  |   TWITTER  |   GOOGLE+
Print Friendly, PDF & Email
0
22 Responses
  • Anónimo
    Outubro 7, 2014

    Dizes e muito bem, não se deve invejar a vida dos outros! Mas o que não falta é pessoas que só querem é estar bem na vida , e os outros que se lixem.
    Mas o sol nasce para todos.
    Também fiz a minha casa logo assim que me casei,e houve coisas que não correram logo bem à primeira, e teve que se voltar a fazer novamente, lá está inveja e das grandes.
    Desculpa o meu desabafo 🙂 desejo que corra tudo pelo melhor! Que tenham sempre saúde para se gozarem da casa nova, que é enorme .
    Beijinhos

  • Ratolinha
    Outubro 7, 2014

    Está a ficar 5 estrelas! Parabéns e muitas felicidades.
    bjinhos

  • Anónimo
    Outubro 7, 2014

    muito obrigada pela partilha. Que deus vos ajude, muita saúde para poderem usufruírem desta linda casa.

  • Léia Silva
    Outubro 7, 2014

    Boa noite!
    Que maravilha ter a tua casa, como você sonhou!
    Que Deus abençoe o teu novo lar!
    Bjim e tenha uma linda noite.
    Léia

  • Natercia Ramalho
    Outubro 7, 2014

    Luísa, adorei e peço a Deus que tu e a tua família sejam muito felizes na tua nova casa que deve ficar lindíssima, eu sou daquelas pessoas que gosto que toda a gente sejam muito felizes em todos os projectos de suas vidas não te conheço mas no que posso ver de ti é que és uma pessoa que merece tudo de bom e te desejo tudo o que desejo de bom para os meus filhos e netos que são a minha vida…um beijinho do tamanho do mundo e amei tudo e espero que me vás mostrando sempre.

  • Luísa Alexandra
    Outubro 7, 2014

    Muito obrigada! 🙂

  • Vânnia Costa
    Outubro 7, 2014

    Bem dito, e obrigada por partilhar connosco, quanto aos invejosos…ignore, eles são muito inferiores àquilo que têm construído durante 16 anos. Que sejam muito felizes na vossa casa nova e que a aproveitem ao máximo! Eu espero continuar a acompanhar a evolução da casa, podem surgir ideias que poderei utilizar no futuro, pois também tenho o sonho de um dia ter a minha casinha, infelizmente não me é possível de momento, quem sabe daqui a uns anos, também ainda sou nova. Cada um cose com as linhas que tem. Beijinhos e tudo de bom!

  • sylvia
    Outubro 7, 2014

    Obrigada Luisa por partilhar o vosso sonho.E parabens pela construçao que esta a ficar cada dia mais linda.
    Deseijo-vos muita saude e felicidades a todos para passarem bons momentos.
    E quem tem dor de "cotovelo"que trabalhem e lutem para realisar os seus sonhos.
    Beijinhos

  • Raquel Alabaça
    Outubro 8, 2014

    Aposto que este post vai ser dos mais vistos e dos menos comentados, já sabes porquê. A inveja é feia e infelizmente quem a tem acho que muitas vezes nem dá por ser assim, mais triste é quando a inveja vem de quem nos é próximo e isso magoa muito, porque são pessoas que afinal não nos querem bem. No início de vir-mos morar para a nossa 2.ª casa houve tanto azar junto que eu já dizia que a inveja nunca mais parava!! Tudo serve para comerntar, o tipo de porta, a janela oscilobatente, ainda agora mudaram de casa e já compraram outro sofá… enfim! Como tu dizes, devemos saber viver com o que temos e podemos sustentar, se queremos mais do que conseguimos um dia caímos, por isso devemos ser felizes com o que temos e acima de tudo valorizar.
    Uma casa nova, é um momento de felicidade e de realização, é muito cansativo mas ao mesmo tempo motivador e vocês nunca se vão esquecer destes tempos, ainda para mais os teus filhos estão grandes e vão-se lembrar de tudo e isso é muito giro, mais giro é estares a registar tudo 🙂
    É um projecto para a vida, nós todos os anos fazemos mais qualquer coisa na casa, porque faltou um pormenor, porque só o podemos fazer em determinada altura, depois com o passar dos anos a casa tem que ser tratada, desgasta-se qualquer coisa e temos que investir, não é um projecto fechado 😉

    A partir dos 13:32 não consigo ver o vídeo, fica parado, mas não faz mal, a casa está a ficar muito bonita e mesmo que eu não gostasse o que importa é a vossa opinião e nada mais! Vou-te dizer o que me disseram uns amigos quando mudámos, "que tenham sempre saúde para usufruir do vosso novo lar"!!

    • Luísa Alexandra
      Outubro 8, 2014

      Obrigada pela tua sinceridade e simpatia.
      Sabes bem do que falo, só quem passa pelas coisas é que sabe o que custa. Não sou de deixar queixas ou indirectas, mas irrita-me solenemente as pessoas que por aqui andam sempre a cuscar e depois criticam tudo. Não gostam? Não venham, não obrigo ninguém! E sempre apreciei a sinceridade, se existem coisas em que não se gosta ou discorda diz-se educadamente e não com críticas "à bruta", isso para mim é veneno, e não admito a ninguém. Estou certa que a "carapuça" vai servir algumas pessoas 🙂
      Beijos.

      Consigo ver o vídeo todo na boa…

    • Raquel Alabaça
      Outubro 8, 2014

      Agora também já vi tudo, devia ser a minha ligação que estava lentinha 😉
      Quero perguntar-te uma coisa, mas vou mandar mail.

  • life in paradise
    Outubro 8, 2014

    Olá Luís Alexandra, muitos Parabéns pela vossa casa está a ficar linda e com detalhes que realmente fazem toda a diferença. Adorei! A fase de obra inicial é muito lenta e até se ver algo em concreto é um sofrimento, depois começam a entrar os detalhes de obra e é um entusiasmo ver a casa "nascer". Claro que é sempre tudo muuuuito demorado (e à boa moda portuguesa os prazos nunca são cumpridos) mas adiante o que interessa é que fique tudo bem feito e como nós idealizamos.
    Quanto à inveja, nós sabemos que existe mas também a mim me surpreendeu como é possível esse sentimento ser assim tão mau e tão destruidor!! E mesmo sem querer deixa-nos tristes porque por vezes basta até um olhar para percebermos essas coisas, a inveja é mesmo uma coisa muito feia.
    Boa sorte com o resto da obra que no final ultrapasse todas as vossas expectativas e que sejam muito muito felizes!!
    Beijinhos do Paraíso ^-^

  • Selene
    Outubro 8, 2014

    Luísa, a casa está a ficar linda.
    Que a felicidade continú nos vossos corações e dentro do vosso pálacio.
    Beijinhos
    Selene

  • Xana Bértolo
    Outubro 8, 2014

    Gosto imenso das tuas receitas, mas confesso que adoro este teu "à vontade" para colocar o dedo na ferida, entendes o que digo? 🙂
    Mas como se costuma dizer, os cães ladram e a caravana passa!! A decisão do que expomos da nossa vida no nosso blog é nossa, e se somos todos diferentes o mais natural é que haja exposição diferente! É pena que tudo tenha de ser motivo de crítica e de inveja.
    Se o respeito fosse a base de qualquer relacionamento tudo isto seria evitado, mas nem todos sabem o que é "isso"…
    beijocas e tudo de bom nesta nova fase da vossa vida… e olha, aproveita 🙂 o que é bom é para aproveitar e para viver intensamente!!

    http://ratatuidospobres.com/

  • Stef Guedes
    Outubro 8, 2014

    Luisa a casa esta a ficar espetacular e espaço é o q nao falta para os pequeninos e graudos 🙂
    Em relaçao á inveja,infelizmente,é o que mais ha. Mudei-me para a 2ª casa e ate ja tive vizinhos que tentavam ver a minha vida pelas janelas,chegar das compras e ver o que trazia,enfim… É ignorar e continuarmos a ser felizes.
    Depois tens que fazer videos na nova casa,isso nao pode faltar.
    Que te corra tudo bem,a serio e que sejas muito feliz nesta nova etapa da tua vida

    Beijinhos de quem te admira apesar de nao te conhecer

  • Luísa Alexandra
    Outubro 8, 2014

    Obrigada a todos!

  • Rute Rei
    Outubro 8, 2014

    Revi-me em todas as suas palavras, pois infelizmente o que não falta por aí é gentinha dessa. Eu tenho dias que ignoro e passo à frente, mas existem outros em que não consigo esquecer e depois têm em mim um efeito muito negativo, fico triste e revoltada porque eu não sou assim 🙁 e faz-me muita confusão!
    Enfim…. passando à frente 😉
    Desejo-lhe tudo de bom e muita saúde para todos, para poderem usufruir desse belo espaço que vos espera… Adoro-a (acho-a muito parecida comigo 😉 ou eu consigo ahahah) e as suas receitas e dicas são-me muito úteis e inspiradoras.
    Beijinhos e tudo de bom 😀

  • Ana P
    Outubro 14, 2014

    Que gozem bem a casa com toda a saúde possível. Inveja haverá sempre, mas como o meu avô dizia: é preferível terem inveja que pena, se têm inveja é sinal que tenho algo bom.

  • Maria ComSal
    Outubro 17, 2014

    Gostei muito de ler este teu post! Muitos parabéns!
    É muito (muito mesmo!) importante saber distinguir o que se quer do que se precisa!

  • Sítio do Sol
    Novembro 2, 2014

    Luísa, estou genuinamente feliz por ti e pela tua família… já te "conheço" há pelo menos 7 anos… e nesse tempo já te aconteceram coisas boas e más… e muitas das más foram causadas por pessoas de mentes pequenas.
    O importante na vida é mesmo a NOSSA vida, evoluirmos constantemente, juntamente com as pessoas que amamos.
    Eu sei bem, na pele, que tudo o que se consegue sai do nosso esforço, e sei também que tu trabalhas muito para teres a "sorte" (lol) que tens.
    Beijinhos e muitas felicidades na tua vida, com muitos sucessos e metas alcançadas!

    • Luísa Alexandra
      Novembro 2, 2014

      Obrigada! Sei que vindo de ti o sentimento é sincero 🙂 Beijos!

  • Diana
    Janeiro 26, 2018

    Olá! Adoro a sua casa!!! Está linda!
    Podia mostrar a sua casa à volta ? mesmo a zona da churrasqueira e parte de trás ?
    Beijinhos 🙂

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *