Congelar Carne • Dicas de Congelação

Sexta-feira, Fevereiro 27, 2015

Ao longo do tempo tenho deixado aqui no blog algumas dicas sobre várias coisas relacionadas com cozinha e casa, entre as quais congelação de alimentos.

Evidentemente que cada um adequa a arrumação/organização à sua maneira. 
Eu sempre me entendi com caixas e caixinhas, e é assim que organizo as minhas coisas, seja nos roupeiros, nas casas de banho, nos armários da cozinha, nas prateleiras, na despensa ou no congelador. 
Já por várias vezes mostrei os recipientes que tenho da Tupperware. 
É para mim uma marca de referência, que sempre me acompanhou desde pequena. Lembro-me muito bem das reuniões em casa dos meus Pais com as amigas da minha Mãe, todas recebíamos um brinde de presença e eu adorava aquilo! Ajudava sempre a demonstradora, que era uma prima nossa, a colocar as caixas na mesa, todas dispostas de forma harmoniosa, e ouvia sempre as suas explicações com toda a atenção.
Cresci com este tipo de produtos, a minha Mãe tem imensos, bastante mais do que eu, e trocamos várias vezes os utensílios conforme vamos necessitando. Por exemplo eu tenho um ódio de estimação com tudo o que é azul, é uma cor que detesto, só compro algo azul se tiver mesmo que ser. Se por exemplo existe algum utensílio em promoção que eu quero mas em azul eu compro, mas mais tarde se sair novamente outra promoção com o mesmo utensílio noutra cor a minha Mãe compra e trocamos, de modo a eu despachar os azuis todos cá de casa!
E olhem que durante anos as coisas da Tupperware eram todas azuis, que demónio!
Agora não, são muito mais coloridas, muito mais vistosas, mas sempre com a mesma utilidade.
Voltando ao tema da congelação, faço as compras cá de casa duas a três vezes por semana, dependendo da necessidade.
Um dia vou ao talho, outro ao supermercado, outro à peixaria, e compro quantidades mais ou menos para uma semana.
As fotos que hoje vos mostro são de carne, como preparo a carne para congelar.
No dia em que vou ao talho compro o que me agrada e, ao chegar a casa, divido tudo em caixas de congelação da Tupperware já nas quantidades necessárias para uma refeição para nós os quatro [dois adultos e duas crianças].
Por exemplo 4 a 6 bifes, dependendo do tamanho, um lombinho já cortado em pedaços, pronto a cozinhar, na imagem aparece também osso buco, que como era bastante generoso coloquei duas rodelas em cada caixa pois serve perfeitamente para uma refeição cá em casa.
Identifico depois as caixas com um autocolante, comprei no Continente umas etiquetas autocolantes que são pequenas e bem úteis, mas o que mostro na foto é simplesmente uma folha de papel autocolante que cortei em pedaços pequenos, e onde escrevo o conteúdo.
Sendo o meu frigorífico de estilo americano, o maior aproveitamento faz-se com este tipo de caixas.
Tenho também um congelador vertical pequeno, que vos mostrei NESTE VÍDEO que é de gavetas, também se justifica a arrumação em caixas para melhor organização.
Claro que nem toda a gente gosta da organização para congelar deste modo, uns preferem sacos de congelação.
Para mim, para a minha maneira de “arrumar” as coisas, esta é a melhor solução.
As caixas ficam sempre direitas, completamente fechadas, identificadas e arrumadas, até dá gosto abrir o congelador e ter assim tudo organizado!
Mas uma vez mais refiro que é o meu método, não invalida em nada outro tipo de congelação 🙂
Aproveito sempre as promoções da Tupperware para adquirir os produtos, raras são as vezes que compro um artigo de catálogo, só costumo mesmo comprar quando está em promoção e apenas os produtos que sei que uso. Não sou de comprar apenas porque é moda ou porque é bonito. Compro quando sei que o vou usar e apenas assim se justifica o investimento.
Espero que tenham gostado deste meu “pequeno” testamento acerca da congelação e que vos seja útil!
Dicas Congelacao photo IMG_5114.jpg
Dicas Congelacao photo IMG_5120.jpg
Dicas Congelacao photo IMG_5119.jpg



 photo 46f41d0c-78b9-4c1f-bbe7-0a01e0ea59b0.png   photo 49fc60a5-db70-428b-92c8-b74259842dd7.png   photo dfa38055-a47c-428c-a0f4-1cbf1011ae31.png   photo def999ce-e7e0-4db6-90a4-456d99c27f4a.png   photo 8a6c7a64-d9eb-4054-8d39-d32edcd4e476.png   photo e50ae6e2-1dd0-4fdb-93a7-76f52c4c7cf2.png
Print Friendly
0
5 Responses
  • Ana Matos
    Fevereiro 27, 2015

    Muito bem organizado e se colocasse as etiquetas na lateral das caixas nem necessitava mexer nas caixas para saber o que estava. Parabéns!

    • Luísa Alexandra
      Fevereiro 27, 2015

      Ana já experimentei colocar na lateral 🙂 mas elas descolam 🙂 Tem que ser assim na tampa para se manterem!

    • Susana Matos
      Fevereiro 27, 2015

      o que funciona muito bem aqui em casa é ter sempre à mão fita cola daquela transparente mas esbranquiçada e uma caneta de cd, adere em todas as superfícies e nunca sai a menos que queiramos. não e o mais bonito, mas é super prático e funcional

  • Raquel Alabaça
    Fevereiro 27, 2015

    A minha avó começou a fazer-me o meu enxoval assim que fiz 10 anos e entre várias coisas ela comprava tupperwares que ainda hoje os tenho, já estão velhotes mas não perderam a qualidade.
    Eu não consigo que as etiquetas colem nas tampas, não aderem mesmo.

  • Anónimo
    Fevereiro 27, 2015

    Olá Luísa,
    Também adoro os Tupperwares para congelar alimentos, principalmente as «congeladoras Estrela», para rentabilizar o espaço acho que são o ideal.
    Para identificar as caixas faço como a Susana Matos, mas a fita cola que uso até foi uma aproveitada da «loja dos 300», primeiro aproveitei uma caneta de «acetato», quando esta acabou aproveitei uma caneta de «CD». Colo duas fitas na tampa, uma a identificar o produto e outra com a data de congelação.
    Acho muito prático, pois é super fácil de tirar e barato a identificar… sei de pessoas que escrevem na tampa da própria caixa, mas depois têm de usar algodão e álcool para limpar.
    Bjs,
    Teresa C.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Por favor não copiar e nem usar as fotos sem a minha autorização. Obrigada.