Lava Louça • Cozinha

Quinta-feira, Agosto 27, 2015
Cozinha photo IMG_1000.jpg
Cozinha photo IMG_1001.jpg
Cozinha photo IMG_1002.jpg

Venho falar-vos um pouco acerca do lava louças que tenho na minha nova cozinha.
Quando publiquei ESTE vídeo a mostrar a cozinha nova referi que iria falar mais pormenorizadamente acerca dos complementos de cozinha, e começo pelo lava louças.
Devo confessar que a minha ideia inicial, quando comecei a pensar no projecto da casa, mais concretamente da cozinha, era um lava louças muito diferente, daqueles vintage em pedra que parecem uma bacia rectangular grande que é colocada na bancada e em que se vê as laterais do lava louças. Adoro esse tipo peças!
Mas depois de conversar com várias pessoas entendidas no assunto e de outras que tem esse tipo de lava louças, cheguei à conclusão que é uma utensílio muito bonito mas pouco prático. Foi-me referido que um dos principais problemas é a infiltração de água, pois tem que levar uma junta de ligação à bancada em toda à volta e tem muita probabilidade de infiltração, além de que sendo em pedra parte imenso a louça…
Comecei então a procurar outras alternativas que me agradassem, até que encontrei um modelo da Blanco que muito me agradou.
Não vos sei explicar correctamente o tipo de material em que é feito, sei que se chama SILGRANIT.
Ao toque parece uma pedra suave, existe em várias cores, eu optei pelo tom crú e é resistente a manchas, arranhões e ao calor.
Ainda estou em fase de habituação ao lava louças, este é completamente diferente do que tinha na nossa anterior casa, que era de metal com duas pias.
Aqui tenho apenas uma pia enorme, mesmo bastante funda, parece uma banheira de criança 🙂
Tem depois um pequeno degrau elevado onde assenta um cesto de metal, que vem incluído no lava louça.
O principal defeito que lhe encontrei, até agora, é que a água salpica bastante.
A distância entre a torneira, que é uma torneira alta, e a base do lava louça é enorme, e se tiver a torneira aberta ao máximo, com bastante pressão, fico com a janela, que está por trás do lava louças, toda salpicada de água.
Esse tem sido a minha principal queixa.
Poderia ter escolhido uma torneira mais baixa, mas as torneiras baixas em cozinha empatam porque depois não lhe posso colocar, por exemplo, um balde por baixo, ou um tabuleiro grande para lavar. As torneiras de encaixe, que sai para fora uma parte que depois se estica para onde se quer, também está fora de questão porque já tive esse tipo de torneira e não gostei mesmo nada.
Para já o que faço é ter cuidado ao abrir a torneira, é uma questão de habituação.
Já referi algumas vezes que eu detesto lavar louça, cá em casa a louça vai praticamente toda para a máquina de lavar. Passo-a sempre por água antes de a colocar na máquina para retirar a maior parte dos resíduos, e depois coloco na máquina de lavar. Para lavar louça à mão este tipo de lava louças não se torna muito prático, pois tem apenas uma pia e, sendo assim tão grande, é um grande desperdício encher com água para a lavagem da louça de uma refeição de 4 pessoas, por exemplo. Com duas pias torna-se mais prático, digo eu, mas como eu já referi detesto lavar louça! Faço tudo em casa com imenso gosto, lavar louça é o meu ódio de estimação 🙂
O lava louças, como é embutido na pedra, não tem problemas de infiltração de água, pelo menos assim espero 🙂

Cozinha photo IMG_1003.jpg
Cozinha photo IMG_1004.jpg
Cozinha photo IMG_1005.jpg
Cozinha photo IMG_1006.jpg
Cozinha photo IMG_1007.jpg
Cozinha photo IMG_1049.jpg
O modelo é de lava louças é ESTE da Blanco. Foi comprado na empresa Virgílio Pereira & Lopes, em Fátima.
A torneira é da Grohe, um dos modelos mais clássicos e que não passa de moda. Comprei na Jofeper, em Fátima.
O manípulo ao lado da torneira serve para abrir e fechar o ralo do lava louças.


 photo 46f41d0c-78b9-4c1f-bbe7-0a01e0ea59b0.png   photo 49fc60a5-db70-428b-92c8-b74259842dd7.png   photo dfa38055-a47c-428c-a0f4-1cbf1011ae31.png   photo def999ce-e7e0-4db6-90a4-456d99c27f4a.png   photo 8a6c7a64-d9eb-4054-8d39-d32edcd4e476.png   photo e50ae6e2-1dd0-4fdb-93a7-76f52c4c7cf2.png
Print Friendly, PDF & Email
0
36 Responses
  • Vania Ribeiro
    Agosto 27, 2015

    Olá Luisa,

    gostei do teu lava louça. Também vou ter de começar a ver para a minha cozinha nova, por isso obrigado pela dica.
    Aquele frasco que está ao lado do lava louça é para liquido de lavar as mãos ou liquido da louça? Parece-me muito pratico.
    Obrigado.

  • Anónimo
    Agosto 27, 2015

    Olá Luísa,
    Adoro esse tipo de pia! Adoro mesmo!
    Como vivo em apartamento a pia já vinha incluída na mobília da cozinha logo não tive grande poder de escolha e detesto, odeio a minha pia! Quem sabe daqui a um tempo consiga mudar…
    Só não entendo uma coisa, se odeia tanto lavar loiça, não acha um desperdício de água, tempo e paciência passar a loiça por água antes de a por na máquina?
    Eu por exemplo, limpo os pratos com um talher, panelas igualmente, para ficar sem resíduos de comida e coloco imediatamente na máquina. Fica tudo lavadinho!
    Se fosse passar a loiça por água mais valia lavá-la logo à mão. É que assim gasta água duas vezes, certo?
    Beijinhos
    AND

    • Luísa Alexandra
      Agosto 27, 2015

      Passo sempre por água o que está mais sujo, por exemplo os pratos e os tachos ou o copo da Bimby se estiver mais sujo para retirar a maior parte da gordura.

  • ana melo baptista
    Agosto 27, 2015

    Cara Luísa, quando tem aberta a máquina da louça, não consegue aceder ao lava-louça. certo?
    não me parece uma boa opção. foi prepositado?
    parabéns pelo site,
    ana baptista

    • Luísa Alexandra
      Agosto 27, 2015

      Ana consigo mexer em no lava louças com a máquina aberta, aliás como eu referi passo a louça por água para retirar o excesso de sujidade e coloco dentro da máquina, isto com a máquina aberta, e consegue fazer-se sem problemas. A máquina teve que ficar ali pois era o único sítio, tinha que estar perto do lava louças e no outro lado tenho depois a ilha e iria empatar.

    • ana melo baptista
      Agosto 27, 2015

      ok, daqui não se tem essa percepção. obrigada.

  • Susana Machado
    Agosto 27, 2015

    é muito giro!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

  • Natercia Ramalho
    Agosto 27, 2015

    Luísa, adorei tudo tens muito bom gosto e agora também é tudo diferente de quando eu fiz a minha cozinha…um beijinho e faz o favor de ser muito feliz.

  • Papinha Doce
    Agosto 27, 2015

    Bem moderna a tua cozinha!!

  • Cristina Oliveira
    Agosto 27, 2015

    A única observação que lhe faço e, que acaba por ser um conselho, é não desperdice água ao passar a loiça por água antes de meter na máquina. Limpe bem a loíça com o resto dos guardanapos de papel usados que deixamos depois de cada refeição e ponha a loiça na máquina. Escolha depois na máquina o programa "soak"que destina exactamente a enxaguar a loiça antes de fazer a alvagem. Aí sim está a ser amiga do ambliente e da sua carteira.

    • Anónimo
      Agosto 28, 2015

      Usar guardanapos de papel não é nada amigo do ambiente nem da carteira, usar guardanapos de pano é a melhor solução.

  • Sofia
    Agosto 28, 2015

    Olá luisa, embora nao goste muito dos móveis porque acho que aquelas portas mais pequenas estao um bocadinho fora de moda, pra mim claro, já o pio é de muito bom gosto e ficou muito bonito. Vivo no estrangeiro e uma coisa que acho que eles fazem e que resulta muito bem é ter electodomesticos encastrados, fica tudo mais uniforme e nao ficam umas peças dentro e outras fora. Mas na verdade tem que resultar pra quem usa a cozinha e ainda bem que temos gostos diferentes.bjinhos

  • Raquel Alabaça
    Agosto 30, 2015

    Quando morei em Sintra, na casa dos meus pais, o apartamento era bastante antigo e tinha uma lava-loiça de mármore, dos antigos. Fartei-me de lá partir copos!
    Eu gosto do lava-loiça duplo, já me habituei e será difícil adoptar outro método. Mas podia ser mais fundo e às vezes também me irrita a torneira, principalmente para encher o balde ou por exemplo uma garrafa de 1,5lt, não dá. No logradouro tenho um lava-loiça mais pequeno e a torneira é muito mais alta que a da cozinha e também acontece isso de salpicar água, ao ponto de por vezes ao passar qualquer coisa por água acabo por molhar os pés. Por isso também não sei que torneira será melhor.

  • Cláudia Costa
    Fevereiro 10, 2016

    Também estou a renovar a minha cozinha.
    Vi e revi muitos modelos.
    Optei pelas linhas modernas.
    A sua está muito bonita com linhas antigas e conservadoras. Os vidros transparentes também deram um certo ar vintage!
    No meu caso em especial,, as áreas não são grandes, por isso não consegui uma ilha, mas vá-lá uma bancada para os pequenos almoços…! Já não foi mau!
    A Luísa deve ter alguma dificuldade em estar em frente ao lava loiça com a máquina aberta! Não teria sido melhor colocar a máquina no espaço das gavetas? E as gavetas no local onde está a máquina?
    Confesso que não foi uma boa opção o sítio da máquina!
    Disse que não gostou da torneira tipo chuveiro, daquela que se estica! Pode explicar-me porquê?
    Eu nunca tive uma e encomendei para a minha cozinha. Fiz mal?
    Felicidades.

    • Luísa Alexandra
      Fevereiro 10, 2016

      Olá Cláudia. Obrigada aqui pelas visitas e pelo comentário, e desde já os meus parabéns pela construção da tua casa, é uma aventura fantástica! 🙂
      O local para a máquina de lavar era o único que estava de acordo com o que eu pretendia. Consigo estar a passar a louça por água e a colocá-la dentro da máquina com a máquina aberta, sem problema. Não poderia colocar a máquina de lavar no sítio das gavetas porque depois ao abrir batia na ilha, ou pelo menos cortava ali a circulação, enquanto que no local onde está mesmo estando aberta não interfere em nada por onde nos deslocamos na cozinha. Relativamente às torneiras que saem para fora, tipo chuveiro, na casa antiga tive duas, ambas duraram muito pouco tempo, estavam sempre com problemas. Acabam por começar a verter água dentro do móvel, pelo facto de se esticar e encolher muita vez, aquilo começa a desenroscar com o tempo e a pingar. Outro facto é que sai sempre água para o chão, por muito cuidado que se tenha. Pessoalmente não gosto, prefiro torneira fixa. São opções 🙂

  • Ana Silva
    Agosto 4, 2017

    Olá Luisa desde já os meus parabéns a cozinha está top 🙂 Onde comprou o suporte da porta onde tem os panos pendurados, penso que é um suporte ????
    Obrigada

    • Luísa Alexandra
      Agosto 4, 2017

      Obrigada Ana 🙂
      É um suporte sim, encaixa na porta do armário. Já o tenho há mesmo muito tempo, creio que o comprei no Aki. Como está a ganhar ferrugem em certas zonas até estou para o trocar em breve, depois mostro o novo que comprar 🙂

  • Marisa
    Abril 17, 2018

    Olá Luísa, uma pergunta, a bancada da cozinha é em pedra? Ou outro tipo de material. Andava na internet à procura de lava louças beges e encontrei esta sua publicação. Adorei tudo! Beijinhos

  • Cristina
    Maio 21, 2018

    Olá Luísa. Estou neste momento a construir a minha casa e a minha pesquisa por lava loiças trouxe me até aqui. Adoro o seu lava loiças. ADORO! Já fiz varias pesquisas pela marca blanco e até agora tem sido dificil encontrar tanto um revendedor em Ponta Delgada como preços. Será que me pode dizer onde comprou o seu para ver se eu consigo saber mais pormenores e se enviam para cá? Parabéns pela pagina. Beijinhos.

    • Cristina
      Maio 21, 2018

      Peço desculpa, já encontrei a resposta abaixo das imagens.
      Passados quase 3 anos, ainda escolheria este modelo?
      Obrigada e beijinhos.

      • Luísa Alexandra
        Maio 21, 2018

        Olá Cristina. A informação que precisas está no post 🙂 Sem dúvida que o escolheria novamente, gosto mesmo muito dele 🙂 Tens várias cores á escolha, eu optei por uma cor que ficasse bem na minha cozinha, mas existem muitas outras bem giras.

  • TITA84
    Outubro 22, 2018

    Continuas satisfeita com o lava-louças? Riscos, manchas, limpeza, etc…

    • Luísa Alexandra
      Outubro 23, 2018

      Muito satisfeita sim.
      É muito fácil de limpar e, apesar de por várias vezes ter ficado com manchas mais escuras, com facilidade as consigo tirar.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *