Vaporella Silence 885 PRO • Polti

Quarta-feira, Dezembro 16, 2015
Engomar é uma tarefa que eu gosto de executar.
Não digo que goste de passar todo o tipo de roupa a ferro, por exemplo camisas dispenso bem, mas na generalidade gosto muito de engomar.
O tipo de ferro de engomar que prefiro, sem dúvida, é o ferro com caldeira. Torna a tarefa de engomar muito mais fácil pois o jacto de vapor desfaz vincos, amacia a roupa e ajuda o ferro a deslizar com suavidade.
No pequeno vídeo que vos mostro em seguida apresento a minha nova ajuda cá de casa: a Vaporella Silence 885 PRO, da Polti.

Tenho a Polti como uma marca de referência, são vários os electrodomésticos que tenho desta marca e estou bastante satisfeita com eles.
Gosto sempre de pesquisar acerca dos produtos antes de os adquirir, para ter uma ideia se realmente são o que preciso, deixo-vos abaixo uma ficha técnica deste ferro de engomar que retirei da página oficial da Polti.

Print Friendly, PDF & Email
11 Responses
  • Rosalia
    Abril 12, 2016

    Boa tarde Luísa Alexandra,

    desculpe, não sei se por acaso até já deu por isso, mas venho alertá-la para um erro que vem nas instruções deste aparelho na área em português para a descalcificação da caldeira (erro esse que aliás é repetido em todos os manuais de instuções em português dos vários modelos de vaporella). Esse erro não é coisa pouca, pois coloca o utilizador em perigo de acidente grave na forma de potenciais queimaduras!
    Comprei uma 8.80 (o manual de instruções é comum às duas, 8.85/8.80), e fui ler cuidadosamente as instruções, e li na área em português:
    -o erro grave está no ponto 9 “Limpeza da caldeira- manutenção extraordinária”, no ponto 9.5, onde se diz:

    “9.5 Aqueça a caldeira e deite a água no lavabo ou num
    recipiente apropriado para água suja. Se a água estiver muito
    suja, repita a operação até a água sair limpa.”

    O erro aqui é a palavra “aquecer”, que foi mal traduzida do italiano “risciacquare”, que significa enxaguar. Deve ter sido uma confusão entre o “risciacquare (enxaguar) com a palavra “riscaldare” (aquecer), mas uma confusão que pode causar graves danos.
    De facto, só em português aparece a tradução enganada, se for ver as instruções noutras linguas, desde o italiano, inglês, francês, alemão, espanhol, está sempre bem traduzido (risciacquare/rincer/rinse,aclarar, etc.), com a instrução correcta, que é a de enxaguar a caldeira, introduzindo-lhe água, agitando-a e despejando os resíduos de calcário, até a água sair limpa, nunca o “aquecer” a caldeira! Imagine alguém seguir esta instrução e aquecer a caldeira aberta, virada de cabeça para baixo e depois despejar água a ferver! Ou pior ainda, fechar a caldeira, deixá-la aquecer e tentar abri-la ainda debaixo de pressão para escoar a água e repetir o processo! Nem sei como é que a Polti não detectou um erro destes!
    Pior ainda…eu, que achei este processo de limpeza da caldeira estranho, porque já tive outras marcas e a limpeza da caldeira fazia-se sempre pelo seu enxaguamento a frio, nunca houve instruções para meter água e aquecer a caldeira, contactei a Polti via mail e expus as minhas dúvidas, e não é que me repetiram palavra por palavra o que vinha no manual?! Para aquecer a caldeira! Nem o serviço de atendimento reparou no erro, pior, reforçaram-no!
    Já alertei a Polti portuguesa para este assunto e vou fazê-lo também para a casa-mãe, a Polti italiana.
    Por favor, tome todo o cuidado ao fazer a limpeza da caldeira, e não a aqueça de todo, é só mesmo meter a água e enxaguar!
    Espero que não leve a mal este meu alerta, mas como sabia que a Luísa também tem este ferro, decidi dar-lhe a conhecer a situação.

    Com amizade,

    Rosalia

  • Clara
    Outubro 9, 2017

    boa tarde

    continua satisfeita? comprei hoje igual mas o modelo é o 8.80, a escolha recaiu sobre devido à base do ferro ser antiaderente e não apenas de alumino. Sente que “pega” na roupa? que cuidados tem?

    muito obrigada 🙂

    • Luísa Alexandra
      Outubro 9, 2017

      Estou muito contente com ele, desde que o tenho que é o ferro de engomar que uso e gosto mesmo muito. O meu não pega na roupa, desliza muito bem, mas eu também uso sempre amaciador na roupa.

      • Clara
        Outubro 10, 2017

        eu também apesar de usar sempre, por vezes pega em algumas peças. em determinadas não poe nenhum paço ente a peça e o ferro? obrigada

        • Luísa Alexandra
          Outubro 10, 2017

          Não costumo colocar nenhum pano, o que faço em peças delicadas é engomar com uma temperatura mais baixa ou então dar apenas vapor, nem sequer tocar com o ferro na roupa, deito apenas o vapor para cima da peça de roupa, mas depende sempre do tipo de tecido.

      • claratorres@servicredito.pt
        Outubro 23, 2017

        um dia pode fazer um video a mostrar como limpa a sua caldeira?

        muito obrigada

        • Luísa Alexandra
          Outubro 23, 2017

          A Polti tem um líquido específico, que vem em pequenas ampolas, que se colocam na caldeira para descalcificar quando necessário.

  • Clara
    Outubro 10, 2017

    *pano (enganei-me)

  • Maria das Dores Mateus
    Março 6, 2019

    E sabe dizer-me onde posso comprar mais ampolas pois as que vinham com o ferro já acabaram.
    Obrigada

    • Luísa Alexandra
      Março 6, 2019

      Podes encomendar, por exemplo, na Worten. Também podes tentar comprar directamente no site da Polti, eles vendem acessórios.

Leave a Reply

Discover more from Luísa Alexandra

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading