Engomar • Dicas

Terça-feira, Fevereiro 16, 2016

Lavandaria photo DSC04090.jpg

Gostaria de começar a publicar alguns posts com dicas simples para ajudar nas tarefas domésticas.

Evidentemente que cada pessoa tem as suas manias, os seus gostos e a sua maneira de fazer as coisas, mas creio que com a partilha de dicas podemos sempre melhorar os afazeres domésticos e torná-los mais aprazíveis 🙂

Em primeiro lugar saliento o facto de gostar de engomar. É claro que se vejo um enorme monte de roupa por passar não fico toda contente! Calma, nem tanto ao mar nem tanto à terra 🙂 Mas gosto de engomar, principalmente nos dias frios e de chuva. Gosto de dobrar roupa, gosto do cheiro da roupa lavada, gosto da sensação de sentir o vapor do ferro de engomar na cara 🙂

Bem, mas não se trata apenas de engomar, é importante também ter outros pontos em atenção:

• Uso sempre amaciador na roupa. Adoro sentir o aroma do amaciador na roupa ao passar a ferro.

• Quando apanho a roupa do estendal dobro-a o mais direito possível, para evitar vincos. Toalhas, lençóis, roupa de cozinha, camisolas ou casacos de lã, deixo tudo dobrado no cesto da roupa. T’shirts, calças, camisas e outro tipo de roupa de pendurar coloco logo no cabide respectivo e deixo num espaço que tenho propositadamente para pendurar cabides, na lavandaria [na foto, do lado direito]. A roupa interior que não precise de ser passada a ferro é logo dobrada e arrumada nas respectivas gavetas. O mesmo se passa com a roupa de desporto, que também dispensa ser engomada. O cesto da roupa para passar é colocado num móvel fechado que mandei fazer com esse propósito. Tem duas prateleiras no topo onde coloco os cestos da roupa, na prateleira de baixo coloco os detergentes.

P1030001

 

• Tenho cabides diferenciados para cada um de nós. Deste modo é mais fácil a divisão da roupa na altura de arrumar nos roupeiros. Os cabides brancos são com a minha roupa, os do meu marido são laranja, o Pedro Octávio tem os azuis e verdes e a Alexandra Luísa os rosa e lilás. A roupa é logo colocada no respectivo cabide quando apanho do estendal, na altura de passar retiro do cabide, passo a ferro e coloco novamente no cabide. Depois quando for arrumar no quarto já sei que os brancos são meus, os laranja pertencem ao marido, os verdes e/ou azuis são do quarto do menino e os rosa e/ou lilás da menina. Acreditem que facilita imenso! Pode parecer ridículo mas experimentem 😉

• Ao engomar deixo logo a roupa dividida para cada quarto. A minha e do meu marido é colocada num monte, a do meu filho noutro, a da minha filha noutro e a roupa da cozinha separadamente.

• Tenho um pequeno pulverizador com água e amaciador, que uso para pulverizar a roupa antes de a passar a ferro, principalmente lençóis e toalhas de turco. Facilita o engomar e deixa a roupa [ainda] mais perfumada.

• O meu ferro de engomar é de caldeira. De momento utilizo o Vaporella que já vos mostrei AQUI. Ter um ferro bom, ao nosso gosto e com potência é meio caminho andado para que engomar seja mais fácil e aprazível. Pessoalmente gosto de usar bastante vapor ao engomar, e este ferro é excelente nesse aspecto.

P1030003

P1030008

• Depois de engomar deixo a roupa durante algum tempo a “descansar”. Só a arrumo nos armários passado pelo menos uma hora. Ou deixo-a na bancada da lavandaria ou então em cima da cama. A roupa que está nos cabides também, só a coloco dentro dos armários passado algum tempo para que a humidade evapore toda.

• No final de engomar deixo a tábua de engomar secar durante umas horas, geralmente a noite inteira, antes de a arrumar no móvel. Assim tenho a certeza que seca completamente e não ganha cheiro.

 

 

Na altura da construção da casa fiz questão de reservar uma parte apenas para o tratamento da roupa. Um local para colocar a máquina de lavar, a máquina de secar [a minha antiga está na garagem pois é de exaustão], onde conseguisse ter espaço para ter a roupa suja num lado e a roupa lavada no outro, tudo separadamente. A lavandaria é pequena mas bastante prática. Do lado direito tenho armários onde coloco a roupa já lavada pronta a engomar, tenho outro espaço para colocar os cestos da roupa que não estão a ser usados e uma parte reservada à tábua de passar a ferro onde coloco também o balde de lavar o chão e a esfregona. Do lado oposto tenho tulhas para a roupa suja, são apenas duas mas são bastante grandes [é a parte do móvel de baixo inteira]. Lá coloco a roupa separada branca e escura, nos cestos coloridos coloco a roupa de cor separada. Do outro lado tenho depois um pequeno lavatório em formato de tanque, dá imenso jeito para dar uma pré lavagem, por exemplo, à roupa de BTT do meu marido quando anda no meio da lama, ou aos panos de limpeza ou de cozinha com nódoas que precisem de estar de molho. Até ao tecto os móveis foram aproveitados para colocar o que for preciso [e acreditem que estão sempre cheios!]. Por incrível que pareça esta zona da casa é uma das que mais usamos, pois todos lá vão colocar a sua roupa suja, ou preparar os sacos de desporto ou colocar as mochilas depois do estudo. É uma zona pequena mas das mais úteis da casa.

P1030010

P1030009

Print Friendly
9
20 Responses
  • Mary
    Fevereiro 16, 2016

    Adoro o espaço,….tão bom, ter tudo organizado e à mão,…
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

  • Carla
    Fevereiro 16, 2016

    Gosto tanto sempre das tuas dicas. Tenho posto em prática algumas delas e sempre com sucesso, devo dizer.
    Beijinhos

  • Tânia
    Fevereiro 16, 2016

    Adorei o post. Bastante útil. Levo algumas dicas comigo. É super organizada parabéns Luísa. Esse cantinho da sua casa é um máximo.
    Beijinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da vida

  • Conceição
    Fevereiro 17, 2016

    O espaço está muito funcional adorei.
    Bjs

  • Cristina lopes
    Fevereiro 17, 2016

    Adorei Luísa, temos maneiras de fazer as coisas idênticas. Acho fantástico as tuas dicas sempre muito úteis. Continua PC. Beijinhos

  • Maria
    Fevereiro 17, 2016

    SUPER MULHER.
    Na realidade, é só para quem pode.
    Trabalho todas as semanas 48 horas, 23 dessas horas são há noite, e como 2 crianças em idade escolar, e com actividades extra curriculares, lições de piano, guitarra, natação e dança. Pouco tempo sobra para ser organizada.
    É só para quem não tem que faze.

    • Luísa Alexandra
      Fevereiro 18, 2016

      Querida Maria, eu trabalho de segunda a sexta das 9 da manhã às 19H00, tenho dois filhos, um marido, dois gatos e duas tartarugas. Faço todos os santos dias jantar para a minha família, de manhã sou a primeira a levantar-me para preparar as coisas para os meus filhos, pequeno almoço e lanches para a escola, estender a roupa e dar um jeito à casa. Ao contrário dos teus filhos, os meus não tem nem piano, nem guitarra, nem dança, tem natação porque faz parte do horário escolar. Mas tem tempo para brincar em casa graças a Deus! Tenho o maior dos orgulhos na minha casa e em a manter limpa e organizada. Dá imenso trabalho, faz com que eu seja sempre a última a deitar-me e a primeira a levantar-me mas continuo aqui viva e contente 🙂 Não é para quem pode, é para quem quer 😉

  • Ana Lopes
    Fevereiro 17, 2016

    Adorei este post pois dá imensas ideias a arrumacao de roupa que é sempre um caos….bjinhos

  • ana lopes
    Fevereiro 17, 2016

    Gostei muito do seu espaco…tudo organizado!!!

  • Sandra
    Fevereiro 19, 2016

    Luísa adoro as suas dicas e estou a começar a usa-las! O amaciador comprei do pingo doce e estou a adorar. Agora vou testar pulverizar a roupa com água e amaciador antes de engomar. Confeço que para mim é um sacrificio engomar vamos ver se me sinto mais motivada!!!!!
    Beijinho

    • Luísa Alexandra
      Fevereiro 21, 2016

      Diz-me depois o que achaste. E não te martirizes, nem todos gostamos do mesmo! Eu por exemplo detesto lavar louça!

  • Ana
    Fevereiro 21, 2016

    Adorei!!! Obrigada!! Luisa agradeço imenso que continue com estes posts são uma inspiração! Basta nós termos amor pelo nosso lar que conseguimos tudo, se dá trabalho?! Claro que sim e muito mas se nós nos organizarmos as tarefas ficam facilitadas, quando eu digo que adoro organizar e limpar a casa ás vezes as pessoas olham-me de lado e pensam que estou a dizer por dizer mas é verdade para mim é um verdadeiro prazer e acima de tudo é sinal de familia e amor. beijinho, Ana

    • Luísa Alexandra
      Fevereiro 21, 2016

      Obrigada pela simpatia!
      O mundo roda porque todos somos diferentes, e ainda bem!

  • Stef Guedes
    Fevereiro 25, 2016

    Gosto mto qdo publicas posts deste genero…
    Eu por acaso tbm n me importo de passar a ferro,gosto de tratar da roupa,de ter tudo direitinho e entao se tivesse um espaço cmo tu tens,ainda mais iria gostar.

    Bjinhos

  • Alexandra Correia
    Fevereiro 26, 2016

    Olá e muitos parabéns pelo blog e as suas dicas!!! Queria perguntar quais as medidas de água e amaciador que põe no pulverizador??
    Obrigada.

    • Luísa Alexandra
      Fevereiro 27, 2016

      Obrigada pela simpatia 😉
      Coloco mais ou menos um litro de água com uma tampa de amaciador, geralmente confort.

  • Raquel
    Março 7, 2016

    Luisa,

    Essa do pulverizador matou-me. Que ideia de mestra! Oh pah adorei! Claro que vou ‘roubar’ essas ideias! Parabéns pelo exemplo. Ser mãe, mulher, dona de casa e ainda trabalhar fora de casa de sol a sol não é realmente para todas…
    Mts parabéns!
    Um grande, grande beijinho

    • Luísa Alexandra
      Março 7, 2016

      Não é fácil, por vezes os posts transmitem que tudo é um mar de rosas, mas quem passa pelo que eu passo sabe bem que nem sempre assim é 🙂 Beijinhos!

  • Paula Silva
    Outubro 30, 2016

    Olá Luísa. Comprei agora um ferro de caldeira e vi que gosta muito destes tipos de ferros e queria perguntar-lhe se utiliza alguma coisa para o calcário. Gosto da maneira como é organizada. Beijinhos

    • Luísa Alexandra
      Outubro 30, 2016

      Paula obrigada por me seguires aqui no blog! Não utilizo nada para o calcário pois na zona onde vivo, Fátima, a água é de dureza média, não tenho necessidade de ter esse cuidado. Em certas zonas de água dura é aconselhável sim. Mesmo nas máquinas de lavar nunca usei nada para o calcário.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Por favor não copiar e nem usar as fotos sem a minha autorização. Obrigada.