Organizar uma Mesa de Festa de Aniversário • Dicas

Terça-feira, Abril 12, 2016

P1030787

 

Nem sempre é fácil organizar uma festa em casa.

Pelas mais diversas razões.

Apontaria como dificuldade maior os espaços pequenos, e refiro este entrave em primeiro lugar pois foi o que, para mim, me impediu de organizar mais festas na casa onde morávamos anteriormente.

Pode existir muita força de vontade, muito empenho, mas se não tivermos um espaço em condições as coisas tornam-se complicadas. E eu acho que festas tipo lata de sardinhas em que estão todos apertadinhos sentados nos sofás e quase nem nos conseguimos mexer porque é tanta gente numa sala pequena torna-se incómodo. É apenas a minha opinião, eu conheço pessoas que não tem problema nenhum em colocar a família inteira numa sala de 15 m2! Eu sou assim um bocadinho esquisita, vá um bocadinho não, sou mesmo muito esquisita com as minhas coisas e gosto de tudo nos conformes, por isso para mim uma festa de aniversário tem que ser num local aprazível e espaçoso onde os convidados possam andar livremente e as crianças tenham espaço para brincar.

Depois temos a parte gastronómica: o que oferecer como refeição, fazer uma festa volante ou um jantar sentado?

Aqui eu acho que depende de quem se convida.

Se eu convidar apenas a minha família e a do meu marido, e olhem que já somos muitos, eu preparo um jantar sentado.

Se organizar uma festa para amigos, geralmente todos trazem os filhos logo é uma festa com mais crianças, opto por organizar um jantar volante em que a comida está numa mesa à disposição dos convidados e cada um se serve do que quer. Creio ser o mais prático e agradável para uma festa.

E o que servir?

Para entradas gosto de servir patês, existem imensas versões diferentes, eu sugiro o Patê de Atum e o Patê de Delícias do Mar.

Enchidos cortados em pedaços que levo ao forno até dourar [ver AQUI], uma tábua com queijos vários [por exemplo assim], pão caseiro, frutos secos, azeitonas temperadas, são alguns dos petiscos que costumo colocar na mesa para entreter os convidados.

Outro petisco que por aqui todos gostam são os Panados de Carne, os Croquetes e os Rissois. Faço com antecedência e frito depois no dia da festa para estarem ainda mornos, uma tentação.

Para prato principal a minha sugestão recai muitas vezes no Bacalhau com Natas [receita AQUI]. Faço uma quantidade grande, é uma refeição que rende bastante e que dá para se fazer de véspera.

Arroz de Pato [receita AQUI] também é uma boa opção, pelas mesmas razões.

Grelhados mistos são outra opção para uma festa exterior. Vamos grelhando vários tipos de carne e enchidos e ao mesmo tempo convivendo com os amigos, uma churrascada animada!

Também gosto de fazer uma sopa, quase sempre opto por Canja de Galinha pois é o que as crianças mais gostam. Ou um Creme de Legumes simples..

 

Na parte das sobremesas a diversidade é imensa. Cada um tem a sua sobremesa preferida e é impossível agradar a todos, por isso eu gosto de preparar um leque variado de sobremesas diferentes. Umas com chocolate, outras com natas, outras mais tradicionais, como o Leite Creme ou o Arroz Doce.

O Doce de Mousse de Chocolate com Natas também é uma sobremesa por aqui muito apreciada, bem como as Farófias com Leite Creme ou com Creme Custard.

Gosto também de colocar na mesa Biscoitos Caseiros, quase sempre feitos com o Dispára-Biscoitos.

Sirvo-os com Doces Caseiros de Fruta [várias sugestões AQUI], fazem uma dupla de sucesso.

 

Então mas e quando não se tem tempo de cozinhar?

Como se organiza uma festa quando se trabalha o dia inteiro, se quer ter a casa minimamente limpa e apresentável e o tempo não estica?

Bem, o mais importante é fazer as coisas com gosto.

De nada vale receber os amigos em casa e estar completamente esgotada e cansada de ter andado a fazer a lida da casa, a cozinhar o dia inteiro e a organizar as coisas para no final do dia ter uma cara de quem não dorme há uma semana e está desejosa de descansar! Vamos simplificar!

Primeiro não há obrigações, a festa deve ser um momento de felicidade, de harmonia. Estar com quem mais gostamos, conversar, divertir, desanuviar, conviver. É para isso que se organiza uma festa.

Existem opções para quem não consegue ter tempo para cozinhar, ou não gosta, ou por qualquer razão naquela altura precisa de alguma ajuda. Por norma os convidados para uma festa em nossa casa são pessoas da nossa confiança, por isso porque não pedir a cada um que traga algo para partilhar na festa? Seja um bolo, uma sobremesa, uma sopa ou um prato principal. Combinar entre amigos o que cada um se encarrega irá facilitar, e muito, a organização da festa. Não custa nada se cada pessoa levar algo, e depois de tudo junto temos um banquete! 🙂

Outra solução é adquirir os produtos já feitos. Hoje em dia existe uma enorme oferta de produtos de qualidade no mercado, imenso por onde escolher. Mais vale servir aos convidados algo de compra que temos a certeza que é bom do que fazer questão de sermos nós a cozinhar e, devido à falta de tempo, ao stress e à pressão de ter as coisas feitas a tempo, tudo correr mal e ficarmos sem nada para servir. Eu não cozinho sob pressão, não gosto, as coisas não me correm bem. Se por alguma razão alheia à minha vontade eu não conseguir preparar o que pretendo recorro a produtos já feitos, sem problema.

Foi o que aconteceu no aniversário do meu marido.

Por razões que agora para aqui não interessam, não me foi possível cozinhar o que queria, preparar o que tinha em mente nem servir aos convidados o que inicialmente estava previsto.

Mas não é por isso que se cancela uma festa!

Simplifiquei ao máximo as coisas, recorri à ajuda de terceiros com a comida para o jantar e a festa aconteceu, a comemoração foi feita e tudo decorreu da melhor maneira possível, sem stress, sem complicações.

Preparei uma mesa principal onde coloquei várias coisas:

O Bolo de Aniversário, biscoitos caseiros da Vinolea, doces de fruta, croissants mini, amendoins, fruta, bombons e algumas entradas.

 

P1030763

 

P1030773

 

Licor de Tangerina Sabor Bio, à venda AQUI.

 

P1030774

 

P1030778

 

Croissants Mini, receita AQUI.

Acompanhei com doces da Quinta de Jugais.

 

P1030779

 

P1030781

 

P1030782

 

P1030784

 

P1030770

 

P1030788

 


Fotos: Panasonic Lumix DMC-TZ70EG-K

Print Friendly, PDF & Email
3
Sem etiquetas 6 Comentários 3
6 Responses
  • Marta Cunha
    Abril 12, 2016

    Excelentes dicas! É isso mesmo.
    Bjs

  • Ana
    Abril 12, 2016

    Boas sugestões!

    Ana,
    http://asnossasreceitinhas.blogspot.pt/

  • Tânia
    Abril 12, 2016

    Excelente ajuda.
    Obrigada
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt

  • carla ramalho
    Abril 14, 2016

    Realmente tenho reparado que quando chega a hora de organizar uma festa, mesmo familiar, as pessoas têm muita dificuldade em saber como decorar e o que servir. Eu geralmente opto sempre pelo mais simples possível na decoração, de forma a realçar a comida em si e reparei que somos algo parecidas em relação às nossas escolhas. Quando começaste a falar do menú, é algo que costumo fazer sempre por cá, excepto nas sobremesas que por aqui costumam ser outras 😉 Adoro fazer festas e quando me pedem para organizar e fazer o menú, ficou logo empolgada. Parabéns pelas excelentes dicas 🙂

  • Zita
    Abril 17, 2016

    Cara Luísa, acho que as suas dicas são preciosas! Tenho um “disco pedido”: que tal uma série de posts sobre a limpeza da casa (truques, produtos, estratégias…) para quem se está a iniciar nisto das lides domésticas? Se há coisa que me irrita é a gordura que se acumula na cozinha e às vezes confesso que fico um pouco perdida. Obrigada e muito sucesso!

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *