Detergentes para Roupa [Detergentes Líquidos, Amaciadores e Produtos para Nódoas]

Quinta-feira, Julho 28, 2016

P1050265

 

Tantas são as vezes que recebo questões acerca dos detergentes que uso para a roupa que resolvi fazer este post.

Bem, eu não sou fiel a nenhuma marca de detergente, seja de que tipo for.

Gosto sempre de experimentar novos produtos para ter opinião acerca dos mesmos, e sou aquele tipo de pessoa que tem em casa várias marcas e variedades de detergentes.

Isto porque praticamente só compro detergentes em promoção 🙂

Os supermercados e hipermercados todas as semanas tem muito boas promoções de produtos, tudo o que seja produtos cuja validade seja longa eu aproveito e compro em maior quantidade, além disso tenho assim a oportunidade de experimentar também novos produtos ou novas versões de produtos que já conheço.

Também gosto de variar para não enjoar os cheiros. Eu dou mesmo muita importância ao cheiro dos detergentes, praticamente em pé de igualdade com a sua eficácia. Explicando melhor: um detergente pode ser muito, mas mesmo muito eficaz, mas tem que cheirar bem! Se eu não gostar do aroma está o caldo entornado!

Começo pelos detergentes de lavagem de roupa:

Uso cápsulas, detergente em pó e detergente líquido. Na foto aparece apenas os detergentes líquidos pois, de momento, é o que tenho em casa. Tirei estas fotos no passado fim de semana e é realmente o que de momento eu tenho em casa, mas não significa que amanhã não compre um detergente em cápsulas ou em pó se o encontrar a bom preço!

A Skip é uma marca que me acompanha há muitos anos, gosto bastante da sua eficácia, principalmente. A Persil também é bem a meu gosto, neste detergente gosto muito do aroma. também gosto muito da Ariel, dias antes tinha terminado uma embalagem e deitei-a fora, mas também é uma marca que uso bastante porque gosto muito do cheirinho que tem. Depois para as roupas de cor uso Woolite. Aproveito sempre as promoções para o comprar, pois é um detergente que eu considero caro. No entanto é bastante eficaz, por isso o tenho.

Uma vez mais refiro que apenas estou a mostrar o que de momento tenho em casa, eu uso sempre várias marcas diferentes e até gosto de intercalar. Por exemplo hoje deixo uma máquina de roupa a lavar com o Skip, mas amanhã já vou usar o Persil. Não uso apenas um detergente, alterno sempre.

 

P1050268

 

Na parte dos amaciadores a escolha é imensa!

Novamente a questão das promoções. Tenho vários diferentes pois aproveitei promoções no Pingo Doce e no Continente e então tenho amaciadores à bruta!

As novas versões do amaciador Ultra, marca do Pingo Doce, conquistaram-me. Eu gosto muito da versão flores silvestres e lavanda [o amarelo e o lilás], mas estas duas versões de jasmim e óleos essenciais de néroli e de bergamota e flor de magnólia que sairam recentemente deixaram-me seduzida. Gosto mesmo muito e tenho aproveitado o seu bom preço [creio que os comprei a 1,49€ cada embalagem].

O Quanto versão ouro e orquídea branca foi a primeira vez que comprei, aproveitei também uma promoção que o Pingo Doce teve há algumas semanas, e trouxe para experimentar. É excelente! Cheira mesmo muito bem! na altura havia também uma embalagem bordeaux [não sei o aroma, não me recordo], não a comprei e depois arrependi-me, pois também cheirava muito bem. Vou esperar que esteja novamente em promoção para o comprar. Mas esta versão é muito boa, deixa um cheirinho mesmo bom na roupa. Por exemplo nos lençóis, quando nos deitamos e vem aquele cheirinho bom a amaciador, eu adoro!

 

P1050267

 

Na foto abaixo aparece em primeiro lugar o Vernel, não conhecia esta marca, comprei a semana passada no Continente pois estava com 50% de desconto, custou-me 3 euros e pouco. Cheira mesmo, mas mesmo muito bem. Um aroma bem intenso, como eu gosto. Foi o que usei na roupa que coloquei a lavar no sábado e, ao engomar, sentia-se mesmo o cheiro do amaciador. Está aprovado! Havia outra versão também em promoção [não sei o nome] que quero também experimentar. Vou esperar novas promoções 🙂

O Confort é uma das marcas que mais uso em amaciadores. Se durante muitos anos a versão amarela [acho que se chama SunFlower] foi a minha preferida e a que tinha sempre em casa [recordo-me bem que as fraldas da minha filha cheiravam sempre a esse amaciador, pois eu adorava!], depois de ser lançado estas duas versões de jasmim e mirtilo e de lírios e morangos a minha paixão mudou e fiquei fã, passei a comprar mais estas versões. Muito sinceramente é o amaciador que tenho quase sempre, com as promoções de 50% que o Continente ou o Pingo Doce fazem desta marca eu aproveito sempre que encontro estas versões e compro em quantidades grandes, que me dão para meses [na foto mostro uma embalagem de cada nas confesso que na despensa estão mais três de cada, ou seja tenho quatro embalagens de cada só desta marca 🙂 ].

Recentemente sairam mais três versões da Confort, e até já usei duas delas que agora não me lembro o nome, e gostei. Tem o problema de apenas haver, para já, em embalagens pequenas. Eu não gosto de comprar embalagens pequenas de detergente. Gasto imenso detergente pois nesta casa lava-se imensa roupa e não compensa comprar embalagens de poucas doses, tem que ser tudo embalagens grandes para render. Além disso em questão de preço compensa muito mais comprar embalagens grandes.

 

P1050266

 

Passando aos produtos para nódoas, que apenas uso quando necessário.

A lexívia delicada gosto da que aparece na foto, do Pingo Doce, mas o Continente também tem uma muito boa de marca própria [é uma embalagem verde, parecida com a que mostro de pré lavagem, é da mesma gama].

Uso a lexívia delicada principalmente na roupa de cozinha e na roupa com nódoas leves.

A lexívia tradicional mesmo de branquear gosto muito desta NeoBlanc, uso mais nas toalhas de banho brancas ou na roupa, apenas branca. Só a uso mesmo quando coloco a lavar roupa totalmente branca, para manter os brancos mais vivos. O mesmo se passa com o spray mousse. uso tão só e apenas em roupa branca. É muito eficaz e, se for usada em roupa de cor, vai estragar. Há uns tempos tinha uma nódoa de gordura numa toalha de cozinha colorida, usei este spray e ficou a marca, por isso usem apenas nos brancos.

A spray de pré lavagem é o que uso frequentemente. Pode usar-se na roupa colorida sem problema, é o que uso mais na roupa dos meus filhos que é onde há mais nódoas. resulta em nódoas leves, por exemplo para nódoas de óleo de bicicleta ou matraquilhos não tem efeito.

 

P1050270

 

Creio que referi tudo o que me costumam questionar.

Uma vez mais deixo explícito que aproveito sempre as promoções para comprar detergentes, por isso tenho vários diferentes e em grande quantidade cá por casa.

Deixem-me sugestões de marcas ou variedades de detergente que usem pois já sabem que eu adoro experimentar coisas novas!

 


Fotos: Panasonic Lumix DMC-TZ70EG-K

Print Friendly, PDF & Email
7
17 Responses
  • Ana Casinha
    Julho 28, 2016

    Que post excelente! Já tenho conhecido produtos consigo, nomeadamente o KH7! 🙂 E aprendido muitas dicas também! 🙂

    Beijinhos

    • Susana Silva
      Fevereiro 22, 2018

      Bom Dia

      Eu uso o detergente líquido Formil e é muito bom

  • Vânnia Costa
    Julho 28, 2016

    Olá! Gostei muito deste post, dos produtos que mencionou, muitos deles também são os meus preferidos. Eu também aproveito as promoções para ir experimentando, contudo tenho os meus eleitos, para as nódoas gosto mais da Neoblanc Gentil, quanto ao amaciador tenho usado o Ultra Pro Lavanda do Pingo Doce e adoro combiná-lo junto com o detergente em pó da marca Continente aroma lavanda, que para mim tem uma boa relação qualidade/ preço e fica um cheirinho mesmo bom. Uma dica: para as nódoas de óleo ou gordura, eu costumo colocar um bocadinho de líquido da loiça e esfregar entre mãos ou com a escova antes de lavar normalmente na máquina, saem todas! Uma sugestão: fazer o mesmo género de post, mas relativamente aos produtos usados na limpeza da casa. Obrigada e beijinhos!

    • Luísa Alexandra
      Julho 28, 2016

      Obrigada pela dica e pelas sugestões de post. Também costumo ter esse truque nas nódoas de gordura, principalmente nas toalhas de mesa, de colocar detergente da louça ou um tira gorduras de limpeza de bancadas, resulta bem e até hoje nunca estragou a cor. Beijinhos.

    • . Maria Antónia ramos
      Novembro 8, 2017

      Olá gostei dos conselhos mas para deixar a roupa de cama e de banho bem branquinha? É já agora o que faço para limpar a borracha da máquina já lavei até com uma esponja e lixívia não sai o bolor e é nova! Agradeço a atenção bjs

  • Paula
    Julho 28, 2016

    Identifiquei-me imenso com este post! Só não tenho tantos em casa em simultâneo. Normalmente tenho um detergente, amaciador, etc. a uso e outro na despensa. Tenho sempre receio de que a embalagem se acabe e, por não ter outra, tenha de a ir comprar ao dobro do preço fora das promoções 😉

    Também não sou fiel a marcas nem a um cheiro em particular (mas cheiro sempre antes de trazer um novo, porque se não gostar…corro o risco de não usar mais). No entanto, confesso que já é para aí a terceira ou quarta embalagem seguida de Quanto Ouro e Orquídea Branca que trago. Que cheirinho bom!!

    Sou péssima a tirar nódoas da roupa – sobretudo das toalhas de mesa e panos – , por isso agradeço as dicas.

    Beijinhos

    • Luísa Alexandra
      Julho 28, 2016

      Paula, existem nódoas muito chatas de tirar, principalmente quando se deixa passar algum tempo. Quando tenho roupa com nódoas, assim que reparo na nódoa, coloco logo o tira nódoas em spray e depois em água até à altura de lavar. Por exemplo uma toalha de mesa que se tenha sujado ao jantar mas que eu só vá lavar no dia seguinte, deixo de molho em água e tira nódoas até ser lavada. Mas claro que existem nódoas que são mais persistentes. Por exemplo tenho uma tshirt da minha filha que ficou no saco da piscina durante uns dois dias e estava molhada, ganhou caruncho e não consigo de maneira nenhuma tirar aqueles pontinhos negros! Como é uma peça colorida não lhe posso colocar lexívia pura, já usei de tudo e parece-me que vai ficar inutilizada porque realmente não consigo que saia o caruncho que entranhou nos tecidos…

      • Paula
        Julho 28, 2016

        Bom truque o de deixar em água com anti-nódoas, bem como a sugestão da Vânia de usar o detergente lava-loiças. Hei de lembrar-me de fazer isso da próxima vez. Obrigada!

  • Sandra
    Julho 28, 2016

    Ola Luisa, adoro o seu blog e as suas dicas. Dentro deste assunto queria saber se usa anti calcário na máquina da roupa? Se sim qual a melhor marca relativamente a qualidade /preço? Obrigada

    • Luísa Alexandra
      Julho 28, 2016

      Olá Sandra. Não uso nenhum produto anti calcário pois as água aqui da minha zona não dão águas duras, não se justifica. Nunca tive o problema do calcário nas máquinas.

      • Raquel
        Outubro 2, 2017

        Olá Alexandra
        Vi que comprovem 2015 através do site, detergente em pó para máquina de lavar roupa! Diz ser compatível o cheiro com o da lavandaria! Estou a pensarcomprar esse! Acha que compensa? No momento uso skip!
        Beijinho obrigada pelas dicas

        • Luísa Alexandra
          Outubro 3, 2017

          Já não uso esse detergente há algum tempo, mas gostei imenso do cheiro dele sim. É tipo aquele das lavandarias self service.

  • Sofia
    Julho 28, 2016

    Boa tarde Luísa..
    Já experimentou colocar vinagre sobre as manchas na camisola da filha? Li num forum que o vinagre ajuda nesse tipo de fungos… Mas não testei!!! É uma dica que vi e que talvez possa ajudar… Acho que a autora da dica falava em colocar vinagre, deixar de molho com água e se não saísse dessa forma, tentar uma pasta de bicarbonato de sódio e vinagre, esfregar e lavar normalmente… Se já tentou de tudo, sem resultados, pode sempre tentar esta, se ainda não o tiver feito 😉
    Gosto muito deste tipo de posts sobre dicas de limpeza, organização…Obrigada pela partilha 😉

    • Luísa Alexandra
      Julho 28, 2016

      Obrigada Sofia! Experimentei com sumo de limão, sem efeitos. Mas vou tentar essa dica do vinagre!

  • Maria
    Julho 28, 2016

    Olá Luisa Alexandra !

    Adoro as suas publicações, quero apenas aproveitar para referir que cá em casa apenas uso para a roupa a marca Ultra Pro do Pingo Doce .

    Os amaciadores são muito perfumados, suaves e deixam essa suavidade e aroma perfumado na roupa. Os detergentes são altamente eficazes na remoção de nódoas e a roupa não fica encardida.
    Não fico as espera das promoções pois o preço é super acessível vs a qualidade e por isso Adoro.
    Cump.
    Maria

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *