Jardim

Sexta-feira, Julho 22, 2016

IMG_7164

 

Várias são as pessoas que me pedem para ir mostrando a evolução das minhas plantas e flores do jardim 🙂

Não é propriamente uma altura muito boa para as plantas, aqui por Fátima tem feito imenso calor, e o calor em demasia acaba por fazer danos irreversíveis nas plantas.

Tenho poucas flores em vasos, aos poucos fui passando as plantas que tinha na minha casa antiga em vasos para o terreno aqui da casa nova, pois temos bastante espaço para plantar o que se queira.

Mas tenho algumas que mantive nos vasos, até porque são plantas que se dão tanto no interior como no exterior. Na foto acima mostro algumas das plantas que tenho na zona da churrasqueira, sendo uma zona coberta e em que agora está sombra, dão-se muito bem ali. O feto já esteve dentro de casa, mas fazia imenso lixo e então resolvi colocá-lo ali e tem estado bem, o manjerico que está no parapeito da janela tenho-o desde a altura dos Santos Populares, acho que é o que mais aguentou até agora pois todos os manjericos que trago para casa morrem passado poucos dias, este tem estado a aguentar-se, espero que assim continue!

Aquela planta atrás não sei o nome mas é muito comum. É a planta mais antiga que tenho, há anos e anos que me acompanha, já morou em quatro casas diferentes conforme as nossas mudanças e sempre se foi aguentando. Já esteve quase a morrer carregada de piolho, ficou com as folhas todas negras, mas depois dei-lhe um corte radical e começaram a nascer novas folhas, cada vez está mais gira. Creio que é uma planta de interior, mas pessoalmente não gosto de a ver dentro de casa por isso está na rua abrigada.

A planta da frente também não sei o nome, aliás no vaso estão duas ou três variedades diferentes de plantas. Foi a minha Avó Mariana que me deu o vaso com as plantas por alturas da Páscoa, esteve ali durante umas semanas a estranhar a casa e quase a morrer, mas agora arribou e está muito gira. É uma planta que cresce bastante, a minha Avó tem mais em casa dela e todas muito grandes e bonitas. Dá uma flor rosa pequenina super querida que os meus gatos gostam muito de roer, por isso tem poucas 🙂

 

IMG_7166

 

IMG_7167

 

IMG_7168

 

Nas três fotos acima aparecem flores que tenho em vasos pendurados numa azinheira.

No nosso terreno temos várias azinheiras, feias todos os dias coitadinhas mas são um símbolo de Fátima: Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos em cima de uma azinheira.

Bem, não me parece que cá por casa vá haver alguma Aparição, mas pelo sim pelo não as azinheiras estão cá à espera!

São árvores que fazem imenso lixo, as folhas picam, depois tem alturas do ano em que deitam um pó amarelo que mancha tudo… enfim… eu espero sinceramente que valha a pena ter o raio das azinheiras porque pelo trabalho que dão a limpar a porcaria que fazem breve só mesmo um milagre as safa 🙂

Então para as tornar mais agradáveis à vista eu coloquei vasos com flores nos seus ramos. Assim sempre ficam mais giras. As flores dão-se bem assim debaixo das azinheiras porque ficam à sombra e protegidas. Tenho dois vasos com gerberas que estão sempre a nascer flores (uma amarela que agora não tem flor e uma laranja que de momento está super gira), depois tenho uma planta com flores lilás que também costuma estar em flor e é muito gira e uma amarela que está assim a ficar queimada de tanto calor mas lá se vai aguentando.

 

IMG_7170

 

IMG_7172

 

IMG_7173

 

Agora nestas fotos aparece a parte do terreno onde plantei os tomateiros mini (primeira foto) e outras plantas à mistura.

Está tudo a crescer bastante, tenho sempre o cuidado de regar de manhã e à noite nos dias mais quentes.

Já nasceram tomates pequeninos, são super saborosos mas mesmo muito pequeninos!

Na foto abaixo aparece a planta que, de momento, está pior.

É tipo um malmequer que estava mesmo lindo mas que, com este calor abrasador, está a secar cada vez mais, apesar de ter a rega automática gota a gota duas vezes por dia. Como está numa zona em que apanha bastante vento acaba por secar mais, o que é uma pena…

As alfazemas cada dia crescem mais, breve tenho que lhes dar um corte porque já estão a alastrar muito, e atraem imensas abelhas, não se pode andar perto delas nos dias mais quentes porque estão carregadas com abelhas.

 

IMG_7165

 


Fotos: Telemóvel

Print Friendly, PDF & Email
6

Ainda não tem comentários.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *