Como Congelar Panados de Carne

Sexta-feira, Agosto 12, 2016

Panados de Carne é um petisco que faço imensas vezes cá por casa, principalmente ao fins de semana.

Os meus filhos gostam bastante, o meu marido também e eu sigo o mesmo prazer 🙂

Mas convenhamos que fazer panados de carne não é assim algo tão rápido, pois são várias as etapas que se tem que fazer, e pessoalmente gosto sempre de deixar a carne temperada algum tempo antes, meia hora é o suficiente e acreditem que faz toda a diferença.

Uma carne temperada fica com um sabor bem caseiro, irresistível.

Para os panados eu gosto de usar bifinhos de frango ou de perú, apesar de por vezes utilizar porco ou vitela, acho que a carne de aves se torna melhor, ficam mais tenros e  saborosos, mas nesta parte é mesmo uma questão de gosto.

O tempero que se utiliza também é a gosto pessoal, e eu aí vario conforme me apetece.

Desde usar massa de pimentão, oregãos, tomilho, paprika, pimentão doce, açafrão, caril, pimenta, noz moscada, sumo de limão, louro, ketchup, mostarda… faço conforme me dá na real gana 🙂

Um ingrediente que eu utilizo sempre, mas sempre, é o alho. isso para mim é imprescindível. Depois o restante é consoante o que tenho cá em casa ou o que apetece.

Depois de temperados deixo a tomar gosto durante uns 30 minutos. No talho peço para cortarem a carne já como eu quero, umas vezes em pedaços mais pequenos [por exemplo se for para festas é melhor assim os panados mais pequenos] ou em bifes de tamanho normal. Pessoalmente não gosto dos panados muito grandes.

Tenho um recipiente da Tupperware que já vos mostrei várias vezes cá no blog, chama-se Fech’Envolve [creio que se escreve assim…] e que uso muito para colocar a carne com os temperos. Depois de tudo lá dentro fecha-se, agita-se e deixa-se assim a marinar, é super útil.

 

P1050351

 

Passamos depois para a parte de panar. Escorro a carne, passo por farinha de milho [gosto muito de usar farinha de milho para fritos], depois por ovo batido e por fim por pão ralado.

 

P1050352

 

Chega então a altura de fritar os panados que se desejam comer na altura.

Visto que é uma receita que tem vários passos, fica durante algum tempo temperada e acaba por sujar alguma loiça, eu gosto de rentabilizar as coisas e acabo por fazer uma quantidade maior, que congelo e assim tenho sempre pronto a fritar.

Compro por exemplo um ou dois quilos de carne, confecciono conforme descrevi e, depois de passar pelo pão ralado, coloco em caixas congeladoras da Tupperware. Gosto de usar uma caixa grande que tenho que é uma congeladora quadrada grande e baixinha, assim ficam os panados todos direitinhos e sem nada por cima, mas como na altura em que fiz este post não tinha nenhuma disponível para utilização, estavam todas no congelador com outros produtos, coloquei nesta congeladora alta e para separar os panados coloquei película aderente.

 

P1050353

 

P1050354

 

Agora sempre que quero fazer panados já os tenho prontos a fritar, depois de congelados basta retirar do congelador e fritar assim mesmo congelados, ficam excelentes, acreditem.

E torna-se muito fácil ter sempre a jeito os panados caseiros, ao nosso gosto 🙂

 

Contem-me lá os vossos truques de congelação assim para terem a vida mais facilitada!

 

 


 

Produtos Tupperware: https://www.facebook.com/abobrinhastupperware/?fref=ts

Fotos: Panasonic Lumix DMC-TZ70EG-K

Print Friendly
6
24 Responses
  • Aida Lopes
    Agosto 12, 2016

    Gosto imenso de panados, e para piquenique então é irresistível, não podem faltar. Faço sempre panados de frango ou Perú.

    Aida

  • Teresa
    Agosto 12, 2016

    Eu faço todos esses passos, mas ao congelar separo os panados com pelicula aderente por unidade, é que por vezes é para apenas uma refeição de uma só pessoa e assim não tenho que estar a tirar todos. e também acho mais facil separar um a um.

    • Luísa Alexandra
      Agosto 12, 2016

      Teresa, quando se pretende retirar apenas um é mais fácil como referes sim. Cá para casa nunca cozinho apenas para uma pessoa, quando o faço é sempre mais em quantidade, por isso congelo como mostrei. Mas o método à unidade torna-se mais útil para quem quer usar um de cada vez.

  • Joana Claro
    Agosto 12, 2016

    Que bela ideia Luísa, por acaso nunca congelei… mas visto que dá algum trabalho a fazer acho que vou experimentar. Não costumo usar farinha de milho… fiquei curiosa…
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

  • Sonia Miranda
    Agosto 12, 2016

    Olá eu ando a pensar em comprar caixas para congelar da tupperware resulta mesmo? Não deixa entrar o velo como as outras? Eu por norma Congelo mesmo a carne em sacos mas quero mudar método. O que aconselha?

    • Luísa Alexandra
      Agosto 12, 2016

      Sónia, já fiz vários posts sobre congelação aqui no meu blog e sempre usei as caixas de congelação da Tupperware. Já em casa dos meus Pais se usavam, desde que casei que segui sempre este método e gosto imenso. Tenho caixas e caixinhas de todos os tamanhos para as diferentes necessidades.

  • Daniela
    Agosto 12, 2016

    Adorei a dica Luisa. Rentabilizar a quantidade torna-se realmente mais fácil nos dias corridos.

  • Graça Cardinal
    Agosto 12, 2016

    Fiquei curiosa com a farinha de milho 😕
    Vou experimentar, obrigada pelas excelentes dicas, parabéns!

    • Maria de Jesus Duarte
      Agosto 18, 2016

      Em vez de pão ralado, eu faço com Cornflakes triturados e fica muito crocante.

      • Luísa Alexandra
        Agosto 19, 2016

        Já vi em alguns posts essa sugestão e achei super interessante, tenho que experimentar!

  • simone
    Agosto 12, 2016

    Olá Luiza
    Gostei do post, muito enriquecedor.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

  • Sara
    Agosto 12, 2016

    Podia dar-nos a sua receita? Beijinho

    • Luísa Alexandra
      Agosto 12, 2016

      Sara, está referido no post os temperos que podes usar, é uma questão de gosto. Houve alguma parte que não percebeste?

  • O diário da Inês
    Agosto 12, 2016

    Óptima ideia essa de congelar os panados! Eu também adoro panados e prefiro os de carnes brancas! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

  • Soares Alice
    Agosto 12, 2016

    Boa noite Luisa eu moro en France e ja algum tempo que visito o seu blog que adoro ja fiz muitas receitas suas que gosto imenso gostava de saber se nao se pode panar a carne com a caixa tupperware que ja a vi utilizar aqui en franca nao existe mas queria comprar uma quando for a portugal mais se à Luisa me diser que vale a pena peso desculpa pelos meus eros em portugues m’as ja faz 50 anos que est ou em Franca espéro que me responda Alice

    • Luísa Alexandra
      Agosto 13, 2016

      Alice muito obrigada pela tua simpatia e por me visitares de tão longe! A caixa que uso, Fecha’Envolve, é própria mesmo para panar. Mas como eu sou tenho uma dá-me mais jeito usá-la para colocar a carne para temperar. Mas em breve irá ser publicado um post em que a usei para envolver a farinha.

  • Rita
    Agosto 12, 2016

    Eu também sigo esse método no entanto uso farinha de arroz, como não tem gluten ficam mesmo crocantes. E na congelaçao uso uma taça com tampa e separa-os com papel vegetal entre as camadas.

    • Luísa Alexandra
      Agosto 13, 2016

      A farinha de arroz é bem solta, deve ficar bom! Tenho que experimentar!

  • Fátima Alves
    Agosto 12, 2016

    A ideia é fantástica. Não uso farinha de milho, uso farinha maisena e nos panados de porco não uso limão pois eles não ficam perfeitos e o panado descola da carne

    • Luísa Alexandra
      Agosto 13, 2016

      Fátima com farinha maizena nunca experimentei, que diferença notas?

  • Cecília Vilafranca
    Agosto 12, 2016

    Também congelo panados.Aproveito para partilhar que tenho sempre uma caixa com cascas de limão congeladas.Coloco sempre no óleo quando estou a fritar ,uma casquinha e vou tirando e pondo outra nova ao longo das frituras,elimina muito o cheiro da fritura.Sempre que utilizo um limão só para sumo descasco-o todo e congelo as cascas.

  • carla ramalho
    Agosto 24, 2016

    Adoro panados e é daquelas coisas a que nunca resisto. Confesso que ainda não esperimentei congelar mas gostei da ideia, especialmente se não é necessário descongelar, bem prático 🙂
    Beijinhos …
    Guloso qb

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Por favor não copiar e nem usar as fotos sem a minha autorização. Obrigada.