Limpeza da Máquina de Lavar Roupa

Segunda-feira, Outubro 3, 2016

p1060128

 

p1060111

 

Achei muito interessante este detergente que encontrei à venda no Lidl, um detergente para a limpeza da máquina de lavar roupa.

Frequentemente utilizo um detergente de limpeza da máquina de lavar louça, aliás já vos mostrei AQUI  como faço a limpeza da minha máquina de lavar louça cá de casa.

Mas para a máquina de lavar roupa realmente nunca tinha visto à venda um produto específico para a sua limpeza.

Eu costumo limpar com um pano molhado em água quente com detergente cheiroso e desinfectante, como o Sonasol ou Ajax, mas faço apenas a limpeza da parte exterior, das borrachas e do tambor.

Este detergente, como podem ler nas instruções da embalagem, além de ser utilizado na limpeza das borrachas e da gaveta, depois usa-se no ciclo de lavagem, limpando mais em profundidade:

 

p1060112

 

Segui as instruções, começando por colocar os 50 ml. de produto em água quente para lavar a gaveta.

Como podem ver na foto abaixo a minha gaveta já precisava mesmo de uma boa limpeza 🙂

Eu não coloco o detergente na gaveta, coloco na bola doseadora, mas uso o compartimento para o amaciador que, como podem ver, passado algum tempo fica com resíduos:

 

p1060090

 

Desmontei todas as peças e coloquei-as durante meia hora de molho na água quente com os 5o ml. de detergente.

 

p1060092

 

p1060093

 

Enquanto isso fui limpando a máquina.

Usei um pano húmido no qual coloquei um pouco do detergente e limpei muito bem as borrachas da máquina, principalmente naquelas ranhuras onde acumula por vezes o cotão da roupa.

 

p1060094

 

p1060095

 

p1060096

 

Passei depois o pano por água quente, torci bem e coloquei mais um pouco de detergente para limpar a parte interior da abertura da máquina e a toda a parte exterior da máquina.

 

p1060099

 

p1060098

 

 

Limpei o orifício onde a gaveta encaixa também muito bem e todas as frestas da máquina.

 

p1060097

 

Depois coloquei a gaveta e respectivos acessórios no seu lugar, deitei o restante detergente e programei a máquina para uma lavagem na temperatura máxima.

 

p1060107

 

p1060108

 

Na embalagem do detergente aconselham uma lavagem em temperatura pelo menos de 60º.

A minha máquina por definição faz a lavagem intensiva a 60º, mas dá para se programar manualmente para 90º, que foi o que fiz para “derreter” bem toda a sujidade 🙂

 

p1060109

 

p1060110

 

No final gostei bastante do resultado, a máquina ficou com muito bom aspecto e parece muito bem limpa.

Esta minha máquina também é relativamente nova, creio que tem à volta de dois anos, dentro disso, por isso está em muito bom estado.

E também é uma máquina que é usada quase todos os dias, pelo menos dia sim dia não eu coloco uma máquina de roupa a lavar.

Nunca tive razão de queixa relativamente a maus cheiros provenientes da máquina ou outro tipo de problema, assim sendo acredito que não será um exemplo onde se possa comprovar realmente o efeito deste detergente, pois não posso dizer que ache que precise constantemente de limpeza. No caso da roupa nunca está tão suja quando vai lavar que deixa a máquina em mau estado 🙂 Por exemplo com a louça o caso é diferente pois leva restos de gordura e uma sujidade muito mais intensa e visível, logo torna necessário que a máquina de lavar louça seja limpa mais frequentemente.

Para a máquina de lavar roupa, na minha opinião e para a nossa roupa cá de casa, não acho que seja necessário este tipo de limpeza profunda com tanta regularidade.

Mais ou menos uma vez por mês tiro o filtro da máquina para ver se lá tem alguma moeda [às vezes calha!] ou alguma coisa que tenha lá ficado.

A limpeza da carcaça exterior faço todas as semanas, mas é tipo limpar o pó que se vai acumulando, com um pano húmido fica bom.

Agora assim esta limpeza mais profunda parece-me que de três em três meses, mais ou menos, será o suficiente. No meu caso, claro.

Se por exemplo for um caso em que se lave roupa muito suja, como por exemplo roupa de um mecânico, construção civil, jardineiro, um tipo de profissão em que a roupa constantemente esteja muito suja, nesse caso sim a necessidade de se fazer uma limpeza deste género à máquina é maior.

 

p1060127

 

Como referi no início do post foi a primeira vez que vi este tipo de detergente para limpeza de máquina de lavar roupa.

Se souberem de outras marcas digam-me por favor pois gosto sempre de usar produtos novos 🙂

 


Fotos: Panasonic Lumix DMC-TZ70EG-K

Print Friendly, PDF & Email
30 Responses
  • Fátima
    Outubro 3, 2016

    Boa tarde Luisa Alexandra, conheço o detergente da XAU até está em promoção no pingo doce esta semana mas ainda não comprei.
    havendo mais que uma marca é mais interessante a escolha. por aquele que ofereça melhor qualidade/preço.

  • Carla Machado
    Outubro 3, 2016

    Comprei esta semana da Xau…. pareceu me eficiente…a minha máquina ja e velhota e andava com um cheiro estranho que desapareceu, esse deve ser mais barato vou experimentar.

  • Sofia
    Outubro 3, 2016

    Olá. Eu uso o Detergente Dr. Beckmann (compro no Continente – não no Bom dia mas nos Continentes maiores…) e gosto muito.
    Mas fiquei curiosa com esse do Lidl. Vou experimentar! Ainda por cima tenho de lá ir esta semana comprar sacos para o lixo da cozinha (cheiro a lavanda, resistentes e com cheiro mesmo, são óptimos!)
    S. Fernandes

    • Luísa Alexandra
      Outubro 3, 2016

      Sofia, o que usas é este: https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=3585519(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)
      Quando for ao Continente de Leiria vejo se encontro. Gostas do resultado? É bastante mais caro do que o que eu usei, creio que duas embalagens custaram 1,99 e este custa mais de 5 euros, mas desde que seja eficaz é o importante.

      • Sofia
        Outubro 3, 2016

        Sim, é esse. Dantes o frasco vinha numa caixa de cartão mas julgo que agora vem só mesmo no frasco. De facto é mais caro que o do Lidl mas eu também não conhecia nenhum outro e quando comecei a usar o único sitio onde conseguia comprar era no Leclerc. Mas agora vou experimentar o do Lidl…Mas estou como tu…a minha máquina tem 2 anos e ainda está “quase nova” apesar de lavar todos os dias (somos 6…4 crianças….). Por isso para mim tem sido suficiente uma lavagem de vez em quando,
        Entretanto recentemente encontrei outra marca mas não me lembro agora qual é. Ainda tenho lá em casa para experimentar. Amanhã digo-te qual é.

        Mas quando me foram entregar a máquina disseram-me que a melhor maneira de limpar a máquina por dentro era com duas (mas só uso uma) pastilha de detergente da máquina da louça e com um programa a 60º ou mais.
        Faço isso de vez em quando também.

        Confesso…tenho a panca das limpezas…

        • Luísa Alexandra
          Outubro 3, 2016

          Como referi no post não conhecia mais nenhum, mas também vou ser muito sincera, nunca andei à procura pois a máquina é relativamente nova e não acho que precise assim de limpeza como, por exemplo, a de louça que tem sempre mais resíduos. Mas nestas últimas semanas andei a lavar a roupa de todas as camas de verão, as colchas finas, as almofadas e coisas assim para a mudança de estação e a máquina andou a trabalhar mesmo bastante, pelo que foi mesmo bom quando encontrei no Lidl este detergente 🙂

  • Angela
    Outubro 3, 2016

    Olá. Há um produto semelhante da marca xau. Eu já experimentei e fiquei satisfeita.

  • Márcia Leonor
    Outubro 3, 2016

    O unico que vi é esse mesmo no lidl mas pelo que vi nos comentários existem mais.
    Mas tambem ja me recomendaram uma lavagem a 90°c com calgon. Ambas ajudam imenso na lavagem das tubagens das maquinas.
    Continuacão de um bom dia! 🙂

  • Fernanda
    Outubro 3, 2016

    Olá Luísa eu normalmente faço uma lavagem mensal no programa intensivo a 90° só com vinagre, mas a minha máquina por vezes deita algum cheiro, vou experimentar esse produto. A sua máquina é de quantos kgs? Gostava que fizesse um post sobre como faz a lavagem de cobertores e edredons. Obrigada

    • Luísa Alexandra
      Outubro 3, 2016

      E não fica o cheiro do vinagre depois na cuba????
      Esta minha máquina é de 9 quilos, dependendo do tipo de edredon que lavo é que escolho o programa, por exemplo tenho uns mais delicados que lavo a 30º com rotação de 800, mas tenho outros que lavo a 60º com rotação de 1200.

  • Ana Casinha
    Outubro 3, 2016

    Queria tanto um post assim! 🙂 Adorei. Tenho ali 2 embalagens para usar 🙂

  • Fernanda
    Outubro 3, 2016

    Também uso o Xau. Como a minha máquina já é velhota, os cheiros elimina mas a borracha continua mto escura.

    • Luísa Alexandra
      Outubro 4, 2016

      Fernanda, como referi no post a minha máquina é relativamente nova, ou seja ainda não tem aquela necessidade de limpeza ou alguma particularidade em que se note depois uma evidente melhoria. Gostei do resultado final pois ficou brilhante e cheirosa, mas em questão da borracha a minha é nova, continua boa!

  • Tânia Tiago
    Outubro 3, 2016

    Não conhecia esse tipo de produto Luísa. É bom saber. Obrigada por partilhares.
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

  • Cidália Menezes.
    Outubro 4, 2016

    Gostaria de experimentar este novo produto,mas aqui nos Açores,não temos o Supermercado onde encontrou este produto,por acaso a minha máquina de lavar roupa,anda ultimamente a não deixar a roupa perfumada com amaciador que coloco lá do bom,e a roupa,nunca sai perfumada,poderá ser de uma limpeza que esteja precisamente a nessecitar de ser feita.Muito obrigada e beijinhos.

    • Luísa Alexandra
      Outubro 4, 2016

      Certamente existem de outras marcas, quando experimentar outros eu coloco também cá no blog 🙂

  • Stef Guedes
    Outubro 4, 2016

    Ola Luisa
    N conhecia esse produto. Eu costumos usar vinagre de limpeza q ha no pingo doce, super barato, meto cerca de uma chavena de vinagre na gaveta e borrifo no tambor tbm, dps programo com temperatura elevada et voila, fica cmo nova. O vinagre mata todo o tipo de bacterias, mxm na maquina da loiça tbm faço assim.
    Ah e n, n fica c cheiro a vinagre.
    Bjinhos

  • Filipa Alves
    Outubro 7, 2016

    Boa dica… Segui logo no mesmo dia para uma loja lidl a ver se comprava o produto mas infelizmente não consegui encontrar, na loja explicaram que se trata de um produto sazonal pelo que esteve um tempo disponível e agora só quando fizerem nova campanha…
    Em tempos, através da linha de apoio ao cliente conseguia saber se existia em stock noutras lojas e eles enviavam para a loja onde faço compras habitualmente mas pelos vistos tal já não é possível!!!
    Resta aguardar que volte a aparecer…

    • Luísa Alexandra
      Outubro 7, 2016

      Se entretanto voltar a encontrar à venda eu aviso. também vou experimentar outras marcas mais acessíveis de encontrar e deixo a minha opinião.

  • Anabela Lopes Ribeiro
    Outubro 25, 2016

    Olá Boa Tarde,
    Eu também já utilizei o detergente da marca XAU o qual aconselha o mesmo procedimento que a Luísa fez. Notei que a máquina ficou limpa e perfumada. Agora comprei um anti-calcário novo da Calgon que também serve (usando sem roupa – como este da XAU) para fazer a limpeza da máquina – ainda não o utilizei para esse fim…

  • Solange
    Dezembro 2, 2016

    Boa noite Luisa,
    Agradecia a sua ajuda, tenho que comprar uma maquina nova, hoje estive a ver uma igual a sua, é de lavar e secar certo, esta satisfeita com a maquina, tem um bom desempenho.
    Desde ja obrigada,
    Beijinhos

    • Luísa Alexandra
      Dezembro 3, 2016

      Olá Solange!
      A minha máquina é de lavar apenas e gosto bastante dela. Tem uma programação muito fácil e prática
      e lava muito bem.

  • Marisa
    Maio 17, 2018

    A minha máquina de lavar roupa é marca candy tem um programa de limpeza que é a 90 , eles recomendam mesmo a 90.
    mesmo que diga só 60 de limpeza na embalagem eu tenho mesmo que fazer o programa a 90.

    • Luísa Alexandra
      Maio 17, 2018

      Cada máquina tem programas diferentes, tens que fazer o que é mais adequado à tua máquina.

      • José Fonseca
        Maio 1, 2020

        Olá luisa! Depois de eu limpar a minha maquina, tendo inclusive ate colocado lavagens sem roupa a 90 graus com o neoblanc, a mesma continua a colocar-me pequenas manchas na roupa, parecem uns pedacinhos de gordura castanhos.
        Nao sei como resolver… ja lhe aconteceu?

        • Luísa Alexandra
          Maio 4, 2020

          José nunca me aconteceu…. isso poderá ser algo que está no tambor…

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *