Máquina de Lavar Louça • Siemens SN26P892EU

Quinta-feira, Novembro 10, 2016

p1060498

 

p1060497

p1060425

 

p1060426

 

A máquina de lavar louça que tinha cá em casa e que vocês já conheciam dos meus posts relativos a este assunto avariou.

Na verdade desde que mudámos de casa e ela foi transportada da casa antiga para esta nunca mais andou boa.

Talvez tenha sido algum trambolhão que deu na mudança, não me admiro nada pois aconteceu o mesmo com o microondas.

Este tipo de electrodomésticos são muito sensíveis e não gostam de ser mudados de sítio, realmente nesta nossa nova casa a máquina antiga nunca funcionou como devia.

Tinha que colocar a louça passada por água senão ficava suja, aconteceu algumas vezes não deitar a água da lavagem para fora e ficava com erro, e o último problema que deu foram os botões que, literalmente, foram “engolidos” pelo painel da máquina. Já cá tinha chamado o técnico que me deu um orçamento à volta de 200 euros para o arranjo, que nem sequer garantia que ficasse boa, o que realmente não justificava visto ser uma máquina já com bastantes anos e que é usada diariamente, aos fins de semana até a uso mais que uma vez ao dia.

Bem, se há coisa que eu detesto fazer, e não tenho nenhuma vergonha disso, é lavar louça.

Faço tudo em casa com gosto, lavar louça é que detesto!

Se tiver que o fazer é evidente que faço, mas a verdade é que é uma tarefa que não gosto de executar.

Então logo no dia seguinte da máquina antiga avariar fomos ver uma máquina nova.

Eu já tinha andado a pesquisar algumas marcas e modelos desde que a máquina tinha avariado há alguns meses, estava só à espera que avariasse de vez para não ficar com o peso na consciência de estar a comprar uma nova quando a antiga ainda funcionava 🙂

Levava em mente algumas especificações que gostaria de ver, nomeadamente a gaveta para os talheres.

Já tinha visto e lido acerca desta opção e achei muito prático, principalmente porque liberta espaço para colocar mais louça, e normalmente cá por casa nem temos muitos talheres para lavar, é mais louça mesmo de maior dimensão, tipo pratos e muitos, muitos copos!

Vi então duas máquinas muito interessantes, ambas com a gaveta para os talheres.

Este modelo da Siemens, que acabei por adquirir, e também uma da Whirlpool, mesmo muito semelhante a esta.

A diferença notória é o sistema de secagem que esta Siemens tem.

Foi-me explicado que a máquina tem secagem Zeolítica, uma secagem económica com brilho irrepreensível.

O zeólito é um mineral com a capacidade de absorver a humidade, convertendo-a em energia.

Esta versatilidade garante uma secagem da loiça rápida e eficiente energicamente.

Tem ainda a opção VarioSpeedPlus, que permite que se lave e seque três vezes mais rápido em programas específicos.

 

p1060226

 

A verdade é que a máquina tem uma capacidade muito superior à antiga.

Nesta consigo colocar muito mais louça, o espaço onde vulgarmente se coloca o cesto dos talheres leva bastante louça e assim é aproveitado ao máximo.

 

p1060227

 

Outro aspecto que me deixou muito contente é o facto de ser extremamente silenciosa.

Não se nota que está a funcionar e olhem que é mesmo verdade! É muito discreta, eu às vezes até lá vou espreitar para me certificar que realmente ela está a lavar porque não se ouve praticamente nenhum barulho!

O aspecto que mais curiosidade me suscitava era a gaveta dos talheres. Como já referi no início do post eu tinha pesquisado bastante antes de ir ver ao vivo a máquina, como aliás gosto sempre de fazer. Não é que já leve exactamente idealizado o que quero, até porque gosto sempre de ver as coisas ao vivo e falar com quem percebe do assunto pois nem sempre o que parece bonito nas fotos realmente se torna prático. E a gaveta dos talheres é mesmo a diferença mais notória desta máquina para as outras que eu já tive.

Acho que é daquelas coisas que primeiro se estranha, e depois se entranha 🙂

Este ditado popular descreve bem o meu sentimento.

Confesso que ao início era muito estranho ter que colocar os talheres todos direitinhos na gaveta, esta máquina já cá está em casa há semanas, meses até, e eu ainda estranho esse passo. Demora-se mais tempo nesta parte porque os talheres, como mostro nas fotos, devem ficar todos encaixados e presos para não mexerem durante a lavagem e ficarem impecavelmente limpos. Aliás um dos conselhos referidos no livro de instruções é mesmo que tudo o que se coloque na máquina para lavar fique devidamente apoiado de modo a não mexer durante a lavagem. E a máquina tem muitos partes que levantam e baixam e que prendem os utensílios, assim a escrever é complicado descrever, mas se quiserem eu faço um pequeno vídeo a mostrar. Os cestos dão também para ficar mais elevados ou mais baixos, consoante o tipo de louça que se lave.

O tempo que é necessário gastar a arrumar bem os talheres sujos depois é recuperado na altura de tirar a louça limpa.

Eu tenho o truque de colocar talheres da mesma espécie arrumados, garfos numa parte, depois facas, seguido das colheres de sopa, depois as de sobremesa e depois as de café. Depois quando estiverem lavados agarro em todos os garfos e facilmente os arrumo, e assim sucessivamente com os restantes talheres. Por isso o que se “estranha” na altura de colocar os talheres sujos depois destes estarem limpos essa sua organização facilita imenso a arrumação dos mesmos.

 

p1060495

 

p1060496

 

Nas primeiras fotos deste post nota-se que a máquina está a trabalhar na temperatura máxima. Utilizo apenas essa temperatura quando lavo a máquina com o produto limpa máquinas.

Como não tenho cesto de talhares para o colocar, como é referido nas instruções do produto, coloco-o preso no cesto do centro, onde se segura bem na zona dos copos.

Esta máquina tem várias maneiras de se colocar os copos e toda a louça pois dá para se mover praticamente todas as peças e também colocar o cesto dos talheres e do centro mais alto ou mais baixo, consoante a louça que se pretenda lavar. Por exemplo para talheres normais tenho o cesto na posição mais curta, se lavar conchas de sopa, escumadeiras ou algo mais volumoso posso colocar o cesto mais alto.

O programa que utilizo diariamente é o ECO.

Outro pormenor que acho relevante é a garantia. Por norma os electrodomésticos tem dois anos de garantia, eu costumo fazer uma extenção de garantia para mais 5 anos para os eletrodomésticos que uso mais cá por casa, como as máquinas de lavar louça e roupa, placa de indução, forno, microondas, frigorífico… Creio que desta máquina paguei mais 79 euros, não sei se em todas as lojas o valor é o mesmo, esta foi comprada na Media Markt de Leiria.

 

A referência da minha máquina é:

http://www.siemens-home.pt/catalogo/maquinas-de-lavar-loica/maquinas-de-lavar-loica-60-cm/maquinas-de-lavar-loica-60-cm-de-instalacao-livre/SN26P892EU#/tab=section-technicalspecs

 


Fotos: Panasonic Lumix DMC-TZ70EG-K

Print Friendly
4
10 Responses
  • daniela assumpção francisco
    Novembro 10, 2016

    Muito linda sua nova máquina, também é um investimento que pretendo aqui para minha casa, pois como você também detesto lavar louça. Assim que reformar a cozinha já para o ano que vem é compra certa!

  • Carla Isabel Mendes
    Novembro 10, 2016

    Um dia destes tenho de comprar uma engenhoca dessas 🙂 as minhas unhas sofrem .

  • Rita Luísa Varela
    Novembro 10, 2016

    Quando comprei a minha na altura fiz varias pesquisas… e a senhora da loja achou curioso as especificações que queria… na altura achei interessante poder mexer no cesto de cima sempre que tivesse loiça mais alta no de baixo… e poder usar só 1/2 carga… esse pormenor dos talheres é muito mas mesmo muito interessante!
    boa sorte! bjs

    • Luísa Alexandra
      Novembro 11, 2016

      Rita não só a gaveta dos talheres dá para se elevar ou baixar como também a gaveta do centro. Por exemplo para se colocar pirex grandes em pé e o chuveiro de cima continua a rodar sem tocar em nada.

  • eugenia
    Novembro 11, 2016

    Como sempre um post muito interessante.
    Mas houve uma situação que referiu que me chamou à atenção, usa o produto de limpeza da máquina ao mesmo tempo que lava a loiça? Na embalagem diz para utilizar com a máquina vazia, mas dessa forma poupava-se tempo e dinheiro 🙂

    • Luísa Alexandra
      Novembro 11, 2016

      Eugénia, percebeste mal… eu referi que apenas uso a temperatura mais alta (como aparece na foto) para limpar a máquina com o líquido limpa máquinas, mas claro que o faço com a máquina vazia tal como é indicado na embalagem!

  • Sara
    Novembro 12, 2016

    Reparei que a maquina acusa falta de sal e abrilhantador.
    É normal?

    • Luísa Alexandra
      Novembro 12, 2016

      Não coloquei sal nem abrilhantador na máquina porque de momento estou a usar pastilhas “tudo em um” que já tem esses produtos.

  • Sónia Cruz
    Novembro 14, 2016

    Olá Luísa!! Gostava de saber qual o detergente que usas na tua máquina?? Pois na antiga máquina usei o gel, mas agora vou ter uma máquina nova e gostava de uma opinião!! Beijinhos e obrigada

    • Luísa Alexandra
      Novembro 15, 2016

      Olá Sónia, bom dia 🙂
      De momento tenho um detergente da Sun pastilhas Tudo em Um. Aproveitei uma promoção de 50% + 10% em cartão que o Continente fez há algumas semanas [mais de um mês…] e comprei duas embalagens grandes que devem dar até ao final deste ano. Antes desse usava as pastilhas simples do Continente: http://luisaalexandra.com/2016/08/maquina-lavar-louca-%E2%80%A2-detergentes/
      Mas já usei de outras marcas, eu ando sempre a mudar, compro sempre marcas diferentes e umas vezes utilizo pastilhas simples outras vezes as tudo em um.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Por favor não copiar e nem usar as fotos sem a minha autorização. Obrigada.