Vinagre de Limpeza

Sexta-feira, Março 3, 2017

 

O vinagre de limpeza está a ser cada vez mais usado cá em Portugal.

Nos Estados Unidos da América é um produto que praticamente se encontra em todas as casas e que a maior parte das pessoas utiliza nas limpezas diárias de suas casas e eu confesso que andava curiosa com o efeito deste tipo de vinagre.

Bem, comprei no Pingo Doce uma embalagem para experimentar, tenho usado diluído em água para a limpeza das bancadas. Coloco num borrifador uma medida de vinagre e uma medida de água e uso para pulverizar as bancadas e a mesa depois das refeições.

Não posso dizer que seja o meu método de limpeza preferido… a verdade é que eu gosto imenso de detergentes e dos vários aromas que tem, e o vinagre cheira apenas… a vinagre…

Mas é uma opção para quem gosta de manter a limpeza o mais natural possível.

Eu não tenho problemas com o cheiro mais activo ou os ingredientes químicos que compõe os detergentes, acho que por vezes as pessoas entram numa roda de fanatismos contra coisas que realmente a mim não incomodam, mas é claro que cada um sabe de si…

Aqui no meu blog eu mostro os produtos que eu uso, não quero com isso impingir nada a ninguém!

Fica a dica 🙂 se pretendem um produto o mais simples possível para a limpeza de casa, este é o indicado.

E baratinho 🙂

Print Friendly, PDF & Email
42
34 Responses
  • maria
    Março 3, 2017

    O Jumbo tem uma versão deste detergente , mas com aroma de limão… apenas uma sugestão 🙂

  • Eugenia
    Março 3, 2017

    Uso para várias coisas, diluído com detergente, para bancadas e outros, mas também para as toalhas de felpo do wc misturo com o detergente e um pouco de bicabornato de sódio, e elas saem supre fofas e muito mais branquinhas, também utilizo para os bicos de fogão, deixo em agua quente com uma boa quantidade de vinagre branco e depois quase nem é necessário esfregar, sai tudo. Para limpar os vidros é muito bom mesmo.

  • Vera
    Março 3, 2017

    Uso para limpeza da tijoleira e gosto porque fica bastante brilhante! Não gosto muito é do cheiro. Gosto mais de detergentes perfumados mas noto que, por vezes, a tijoleira fica baça. Será que coloco muito detergente? Beijinhos

    • Luísa Alexandra
      Março 3, 2017

      Vera na primeira casa que tivémos quando casei o chão era de tijoleira, terrível de limpar! Nunca mais quis tijoleira em nenhuma casa 🙂 Acho que é mesmo da tijoleira que mancha imenso.

  • Sara Ramos
    Março 3, 2017

    Olá Luísa. Pois também concordo que o vinagre cheira a vinagre pronto…e os detergentes têm aquele cheirinho de limpeza bom. Eu gosto muito de cheiros. Eheh
    Eu gosto desse vinagre pra limpar os vidros quando eles têm algumas manchas mais persistentes. Tipo de mosquitos. E também gosto muito de meter na água de limpar o chão junto com o detergente. O meu chão é mosaicos e fica muito brilhante assim. E fico sempre com a ideia q ele fica mais desinfectadinho ainda para o meu Fred que não usa sapatos ehehe. Beijinhos. Comprei um com cheiro a limão mas no meu o cheiro a vinagre vence.

  • Stef Guedes
    Março 3, 2017

    Uso bastante esse vinagre, n me dou sem ele, tenho q o ter smp em casa.
    Uma altura tive um problema c as toalhas de banho, c o inverno, estendia a roupa dentro de casa e cmo demorava imenso a secar,ganharam cheiro, experimentei de tdo e o cheiro n saía, experimentei o vinagre e voila, saiu o cheiro.
    Uso tbm pra lavar a maquina da roupa e da loiça. Os meus tachos sao de inox e por vezes ficam baços e coloco vinagre e volta o brilho.

    • Luísa Alexandra
      Março 3, 2017

      Já li vários comentários a referir que faz milagres nas toalhas de banho, vou experimentar 🙂

  • Dona de Casa
    Março 3, 2017

    Do PD não conhecia, já comprei lá para casa, de uma marca que tb há no PD, mas toda a gente reclama com o cheiro, inevitávelmente deixou de ser opção. Em termos de resultados também não é tão eficaz. Mas é de facto uma opção mais natural, ecológica e barata…desde que existam filhas e marido que reclamem 😉

    • Luísa Alexandra
      Março 3, 2017

      Olha aqui em Fátima, que eu tenha reparado, só há este à venda. Procurei também no Continente mas como o daqui é Continente Bom Dia é muito limitado em produtos e não encontrei. Quando for a Leiria for procurar se encontro outras marcas diferentes.

      • Stef Guedes
        Março 4, 2017

        No continente n ha. Na minha zona tenho um continente enorme e nnca encontrei

  • kasioles
    Março 3, 2017

    Yo lo he descubierto hace poco en un supermercado que tengo cerca de casa y la verdad es que funciona y no huele demasiado a vinagre.
    Cariños.
    kasioles

  • Catarina Sousa
    Março 3, 2017

    Olá Luísa! Eu também comprei esse vinagre do Pingo Doce e uso-o na limpeza do frigorífico, porque é bom a eliminar odores, e nos bicos do fogão, que são sempre um chatice de limpar, mas com o vinagre a sujidade sai mais facilmente. Eu na bancada não costumo usar porque tenho medo que manche o mármore, na embalagem diz que não deve ser usado no mármore e não quero correr esse risco. O cheiro não é o melhor realmente, mas para eliminar odores é o melhor. Para as bancadas eu prefiro detergentes com aromas como por exemplo o neoblanc mousse, desinfeta bem e deixa um cheiro agradável.

  • carla ramalho
    Março 3, 2017

    Por aqui também não temos problemas com os detergentes, não somos nada fundamentalistas. Mas também não gostamos de muitos detergentes e na cozinha temos apenas 3: um para o chão, um para o fogão de vitrocerâmica e outro para a louça. Este último é o que usamos para limpar as bancadas e o lava loiça e fica desengordurado e limpinho 😉
    Quanto ao vinagre, fiquei curiosa até ao momento em que dizes que cheira mesmo a vinagre, pronto já não o posso usar já que detesto mesmo esse cheiro.
    Beijinhos …
    Guloso qb

    • Luísa Alexandra
      Março 3, 2017

      Carla pois sente-se bem o cheiro a vinagre… Já na falaram de um vinagre de limpeza que tem cheiro a limão, mas este que eu tenho é cheiro mesmo a vinagre.

  • Ceci
    Março 4, 2017

    Ola
    Ainda n apanhei aqui no PD. Uso o do Aldi (0.79€) nas bancadas, coloco num frasco com casca de laranja e um pouco de agua. Gosto. Vou experimentar no mosaico.
    Obrigada pelas suas partilhas🌞

  • Maria
    Março 4, 2017

    Bom dia Luísa!

    Experimenta a colocar umas gotinhas da tua essência preferida e o cheiro a vinagre desaparece.

  • Madalena
    Março 4, 2017

    Eu nunca usei desse, mas mesmo do comum, para limpar o frigorífico 🙂

  • Marta
    Outubro 23, 2017

    Bom dia, diga.me uma coisa,quais os ingredientes? É que uso o do Aldi mas nem cheira a vinagre e vi que os ingredientes são vinagre, água e aroma a limão… Começo a achar que é diluído… Obg

    • Luísa Alexandra
      Outubro 23, 2017

      Marta o que compras no Aldi é o Dona Pureza, correcto? Tem um cheiro mais suave e tem limão, o do Pingo Doce é simples, só cheira mesmo a vinagre e é um cheiro mais suave que o vinagre tradicional que se usa para tempero…

      • Maria
        Fevereiro 12, 2018

        Boa tarde Luísa Alexandra! 🙂 Eu tb uso o Dona Pureza e gosto imenso …já o tornei um “must have” das minhas “armas contra a sujidade”
        Obrigada por tantas coisas importantes que já aprendi consigo!

  • Paulina
    Janeiro 9, 2018

    Olá Luísa! As minhas bancadas também são em silestone e como sendo um material delicado, o vinagre não mancha? Infelizmente já tenho uma mancha que não desaparece😑
    Obrigada

  • Matilde Rosario
    Janeiro 16, 2018

    ola boa noite, como posso entrar no seu blog registar-me obrigado

  • Matilde Rosario
    Janeiro 16, 2018

    olá boa noite, como posso fazer parte deste blog, vejo aqui coisas interessantes e gostava de fazer parte deste blog. obrigado

  • Paula
    Abril 28, 2018

    Eu uso o vinagre de limpeza do PD porque é o único local onde o encontro. Funciona muito bem para varias coisas. Limpar bancadas, placa e forno ( no vidro da porta do forno acrescento bicarbonato e sai tudo). Para limpar o pavimento da casa e utensílios usados pelo meu cão e pelo gato (acrescento à agua o vinagre e um pouco de detergente para ficar a cheirar bem – o cheiro a cão desaparece). Limpar os vidros. Quanto à roupa, eu há cerca de um ano optei por fazer o detergente para lavar a roupa na maquina, não por ser fundamentalista, nem nada que se pareça, mas porque tive vontade de experimentar lavar “à moda antiga” com sabão azul e branco e perburato para a roupa branca ou bicarbonato para a de côr. Acrescento a esse detergente liquido que faço vinagre pois para alem de limpar, amacia a roupa e é muito importante para que o sabão não faça espuma e assim para alem da lavagem manual uso na maquina de lavar. É muito fácil de fazer, mesmo muito económico, evita alergias e lava mesmo muito bem.

    • Boanova
      Agosto 24, 2018

      Paula bom dia

      Pode indicar os ingredientes do sabão caseiro Para lavar roupa?

  • Aurora Maria Domingues Ribeiro
    Agosto 29, 2018

    Gostaria de saber se o vinagre de limpeza dá para limpar candeeiros, e para limpar o chão

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *