Penalva de Alva [Oliveira do Hospital]

Quarta-feira, Abril 26, 2017

 

 

 

Penalva de Alva é uma vila portuguesa que pertence ao concelho de Oliveira do Hospital.

Ficava relativamente perto das Caldas de São Paulo, onde estávamos hospedados no Aqua Village, por isso chegámos a fazer o passeio a pé até lá. Em quinze minutos se chega a Penalva de Alva a caminhar normalmente e a apreciar a natureza.

É uma zona muito calma, como aliás todas as que visitámos por perto 🙂

O Rio Alva está sempre presente, com pequenos declives naturais que formam cascatas de água girissimas.

 

 

 

 

 

 

Contou-nos a dona do café central que esta zona é muito procurada no Verão pois fecha-se a comporta que vos mostro abaixo:

 

 

E cria-se ali uma praia fluvial muito agradável.

Na altura em que lá estivemos ainda estava frio para banhos no rio, por isso não vimos a piscina natural, só mesmo a água cristalina que descia calmamente o Rio Alva.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tem uma zona de lazer com parque infantil, grelhadores, mesas e bancos de pedra, um pequeno campo para futebol e uma zona que no tempo de calor é usada como praia fluvial para colocar toalhas ou cadeiras. Nós apenas vimos folhas caídas e tudo fechado e com um aspecto um pouco abandonado mas também é normal não estar a ser aproveitada em época de frio, com os dias quentes será bem diferente.

O que mais gostei foi o aspecto cristalino da água, via-se completamente o fundo do rio, tão lindo!

Print Friendly, PDF & Email
1
2 Responses
  • Patricia
    Novembro 22, 2017

    Tomo a liberdade de lhe fazer uma correcção. Penalva de Alva não é Vila. É uma aldeia do Concelho de Oliveira do Hospital e esta, em concreto é sede da União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira.
    é muito engraçado olharmos para as fotos e reconhecermos tãooo bem todos os locais que aqui mostra, incluindo um bocadinho da casa da minha sogra.
    Nas Caldas de S. Paulo esteve no melhor empreendimento turistico do Distrito de Coimbra…Conheço bem e recomendo a toda a gente.
    Se tivesse caminhado para o lado oposto chegaria a Santo António do Alva, a minha aldeia (pertencente a esta freguesia)…É sem duvida uma das mais belas zonas deste País, ainda que agora o verde tenha desaparecido…

    • Luísa Alexandra
      Novembro 22, 2017

      Obrigada pela correcção 🙂 Tenho quase a certeza que vi um brasão de Vila, mas posso estar enganada. Beijinhos.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *