Organização • Despensa

Quarta-feira, Maio 3, 2017

 

Tenho vindo a mostrar aqui no blog algumas sugestões de organização de casa.

A maneira como eu orientei as minhas coisas, como arrumei os meus armários, a organização que me convém ter por aqui.

Espero que vos dê alguma inspiração para as vossas organização 🙂 eu quando quero mudar alguma coisa cá por casa gosto sempre de andar a pesquisar assim ideias que me ajudem a melhorar a organização, e é exactamente esse o meu propósito nestes posts.

Como referi no vídeo optei por colocar a despensa numa das entradas de casa, na parte da lavandaria. É uma divisão que realmente me é muito útil, onde faço imensas coisas, todos por lá passam, é nesta parte da casa que todos entram e saem, pois tem acesso directo à garagem.

Ao chegar das compras deixo os sacos então logo à entrada e arrumo directamente na despensa tudo o que lá pertence. Pessoalmente, e atenção que isto é mesmo um questão pessoal e de como nos organizamos, tiro a maior parte dos produtos das embalagens originais e coloco em recipientes herméticos. Acho que fica tudo muito mais arrumado e a ocupar muito menos espaço. Além disso como tenho as etiquetas na maior parte dos recipientes qualquer um cá por casa sabe o que contém cada um.

Visto que eu já tinha em mente este tipo de organização escolhi as portas do armário destinado à despensa com portas de vidro. Gosto de ver assim tudo arrumado e de saber o que contém. Os restantes armários tem portas todas de madeira pois são para arrumação geral.

Esqueci-me de mostrar a parte superior do móvel, mas é onde guardo caixas com produtos descartáveis para festas [copos, talheres, pratos…], os guardanapos de papel e os rolos de papel de cozinha.

Na parte central do móvel disponho os produtos conforme a necessidade de uso: na prateleira de cima coloco os recipientes com os produtos que uso com menor frequência, como pão ralado, farinha para fritos, massinha de canja, velas de aniversário, decoração de bolos, fermentos… por trás destes recipientes tenho ainda espaço para mais produtos. É onde coloco os produtos excedentes que não necessito ou que não uso frequentemente. Os móveis são bem profundos e dão para imensa arrumação, tem depois é o problema de não se conseguir ver o que fica atrás.

Nas prateleiras centrais, mais acessíveis, coloco tudo o que preciso com mais frequência: várias qualidades de massa e de arroz, farinha, açúcar, cereais e muito mais.

Na última prateleira deste móvel central, por ser a mais resistente, é onde coloco as embalagens de leite, sumos, bebidas várias, enlatados e produtos mais pesados.

 

Os recipientes que tenho na minha despensa são da Tupperware, mas existem imensas opções para a organização da despensa. Eu tenho vindo ao longo dos anos a adquirir este tipo de recipientes e por isso tenho vários. Gosto do facto de terem fecho hermético e de serem transparentes [a maior parte…].

As etiquetas que colei são ESTAS:

Etiquetas Autocolantes Reutilizáveis Ardósia

 

Gostava muito que me deixassem as vossas dicas de organização também 🙂

Como tem a vossa despensa organizada?

 

Print Friendly, PDF & Email
24
16 Responses
  • Stef Guedes
    Maio 3, 2017

    Finalmente o video q te pedi e q disseste q ja andavas a fazer.
    Gostei mto, ca em casa vamos fazer uma cozinha nova e sou cmo tu, de ideias fixas. A mnha duvida era a organizaçao da despensa,eu n tnho despensa e nem vou conseguir ter,o q kero fazer é um armario na cozinha, só pra “despensa” e tal cmo tu tnho pesquisado bastante acerca disso.
    Tbm ja tenho algumas caixinhas da tupperware.
    Mas tenho uma duvida Luisa, por exemplo, estas a cozinhar e precisas de massa, vais da cozinha aí buscar a massa? Fica-te perto ou na cozinha tens outro armario c essas coisas?

    Outra questao, onde arrumas torradeira, tostadeira, actifry, esses eletrodosmesticos mais pekenos?

    Mto obrigada pelas tuas dicas, ajudaram-me bastante
    Continua c estes videos
    Bjinhos

    • Luísa Alexandra
      Maio 3, 2017

      🙂
      Custou mas foi 🙂
      Se reparares o vídeo não foi gravado de uma só vez, logo no início do ano tinha feito uma boa limpeza ao armário e tirei tudo para fora e mudei a altura das prateleiras, foi quando gravei uma parte do vídeo [que aparece mais no final]. Só agora recentemente é que coloquei as etiquetas e dei nova disposição aos recipientes, e achei que estava já mesmo a meu gosto para a mostrar 🙂

  • Mary
    Maio 3, 2017

    Que post interessant,…adorei o vídeo,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

  • ana paula lopes
    Maio 3, 2017

    Olá luísa

    Também tenho a mania das arrumações, sempre que posso arrumo qualquer coisa e no fim fico muito satisfeita.
    Tenho uma despensa mas é muito pequena (com muita pena minha), mas mesmo assim consigo tê-la arrumada á minha maneira ou seja como as “coisas” que ficam no fundo têm tendência para ficarem um pouco esquecidas e de difícil acesso optei por arranjar caixas/cestos que tiro para conseguir chegar facilmente lá atrás .
    Gosto muito dos seus vídeos e sempre que posso venho aqui espreitar.

    beijinhos

  • Raquel Alabaça
    Maio 3, 2017

    Eu também adorava que os meus armários fossem até ao tecto, mais uma falha do construtor desta casa, vê-se logo que são homens que projectam isto!! No mês passado andei a limpá-los por cima e é uma tarefa que detesto.
    A minha despensa fica na cozinha e é um aproveitamento da parte de baixo das escadas, até que a parte mais funda não chego em pé. Mas consigo ter tudo lá. Desde malas de viagem, cebolas, batatas, medicamentos, garrafeira, ração dos cães e da gata, e a mercearia que está em caixas dispensadoras eu uso maioritariamente a gama Bifresco porque conserva bem sem deixar ganhar humidade. Também identifico com etiquetas, mas já impressas com a descrição porque gosto de as ir trocando regularmente. É um espaço que se desorganiza facilmente porque tem muita coisa e todos utilizamos por isso exige muita dedicação 😃

    • Luísa Alexandra
      Maio 3, 2017

      Para os meus móveis ficarem até ao tecto tive que ouvir muita piadinha sem graça nenhuma 🙂 Mas eu quando tenho uma ideia na cabeça sou bem difícil de demover, e olha que foi a melhor coisa que fiz. Pela opinião da maior parte das pessoas que trabalhou nesta casa os móveis eram com o “tradicional” espaço por cima, que para nada mais serve do que para acumular pó. Quem trata de uma casa e tem que a manter limpa sabe bem o problema que isso é 🙂

      • isa
        Maio 3, 2017

        É verdade, aproveita-se o espaço que não serve para mais nada, senão acumular pó e colocam-se as coisas que utilizamos menos ! (e que temos mesmo de ter !)

      • cecilia
        Maio 3, 2017

        Muito obrigada mais uma vez, gosto muito dos seus videos, e tambem da sua simplicidade de por a sua casa á desposiçao de tanta gente desejo-lhe tudo de bom beijinhos

  • Suzy
    Maio 3, 2017

    Luísa , gostei aliás gosto quase sempre de tudo o que publica mas o que eu gostei mesmo mesmo 😀 foi da intervenção do gatito ( não sei qual foi ) …adorei …também tenho aqui em casa um que adora fechar portas 😀 😀

    • Luísa Alexandra
      Maio 3, 2017

      É a Fifi Miosótis 🙂 É tão organizada esta minha gatinha que nem as portas dos armários gosta de ver abertas!!!!! 🙂 🙂 🙂

  • Aqui Vive-se
    Maio 3, 2017

    Adorei o teu vídeo! Eu também quando tenho um tempinho livro, prefiro fazer arrumações, é terapêutico. Adoro organização. A minha despensa é pequena, tenho recipientes para colocar as farinhas, cereais, etc . E depois tenho caixas plásticas com tampas separadas por itens, “coisas” para bolos, bolachas e poa ai adiante. Não é de todo a forma como eu gostava de ter a despensa, mas para já terá que ser assim. beijinhos

    http://aquivive-se.blogspot.pt/

  • carla sousa
    Maio 3, 2017

    Não há nada melhor que ter tudo organizado. bjs

  • Sara Oliveira
    Maio 30, 2017

    Bom dia Luísa,

    Primeiro muitos parabéns por este projeto/blog é super útil e muito prático. Consegue simplificar a gestão doméstica =D Também acabamos de remodelar a nossa cozinha e como fez na sua fizemos móveis até ao teto para aproveitar espaço. Agora o problema é como chegar aos armários mais altos? Andamos a ver escadotes de 2 degraus, mas os que eu encontro não são muito bonitos para se ter numa cozinha arranjada e bonita. Usa algum ou tem alguma ideia?

    Muito obrigada
    Bjs

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *