Porta para Gatos

Quinta-feira, Junho 1, 2017

 

 

Achei interessante mostrar aqui no meu blog esta pequena alteração que se fez numa das portas aqui de casa.

Já há algum tempo que eu pensava colocar uma abertura na porta da lavandaria que permitisse aos nossos gatos entrar ou sair de dentro de casa propriamente dito para a “sua” zona.

Nesta casa temos um espaço entre a lavandaria e a garagem, todo envidraçado, com grandes janelas, e fechado. Está praticamente sempre fechado pois eu não quero que os nossos gatos saiam para a rua, são gatos de casa, não são para andar na rua.

É nessa zona que tem as suas coisas: o arranhador, as caixas de areia, os brinquedos, tem até um sofá só deles que podem arranhar à vontade e onde gostam de dormir a sesta.

Mas tem o problema de nos dias de mais calor ficar uma divisão muito quente, e nos dias de frio fica uma zona mais fria.

Então aproveitei recentemente que tivemos algumas alterações aqui por casa e segui com a minha ideia de colocar a porta pequena para eles.

Andei a pesquisar na net e cá em Portugal pouca ou praticamente nenhuma informação existe acerca deste tema. Nos Estados Unidos da América é muito comum este tipo de porta para os animais, mas por aqui vê-se pouco, ainda para mais em porta de vidro. Não consegui mesmo encontrar nenhuma opção específica para porta de vidro.

Foi então que fui à Quinta Animal, cá em Fátima. É uma loja de produtos para animais onde costumo comprar a areia aglomerante para os meus gatos. Expliquei o que queria e encontrei logo num dos catálogo que eles tem o que eu precisava.

 

 

Escolhi uma abertura maior, pois os gatos podem crescer mais, e também por vezes tenho o gato da minha Mãe cá em casa, e esse é um gato muito grande em comparação com os meus que são de tamanho médio. Mais vale ser grande e dar para tudo!

Na Quinta Animal fizeram a encomenda ao fornecedor, e em poucos dias tinha comigo a porta pequena para os gatos.

No mesmo dia que a encomendei imprimi as especificações da porta e fui à Ourividro, uma empresa aqui de Fátima que coloca vidros.

Os vidros desta casa são todos vidros duplos e temperados, não podem ser cortados. Tive que mandar fazer um vidro novo que tivesse a abertura para se colocar a porta pequena.

Não ficou barato, os vidros duplos e temperados são caros, mas o trabalho ficou exactamente como eu pretendia! Gostava apenas que o caixilho da porta pequena fosse em cinza, mas vá, não se pode ter tudo exactamente como se quer!

 

 

Esta porta de gatos que escolhi é a mais completa: tem abertura para dentro, para fora ou para ambas as posições, basta colocar o botão na abertura que se queira.

Existe ainda modelos que se abrem sozinhos com o aproximar da coleira do animal, mas para o efeito que eu pretendo não era necessário pois este abertura não dá para o exterior, apenas para outra zona mas dentro de casa.

 

 

 

 

 

 

No início os meus gatos acharam tudo muito estranho 🙂

Cheiravam, andavam com o focinho lá dentro mas não passavam mesmo por ela.

Agora já se habituaram mais 🙂

 

 

 

 

 

A porta para os gatos custou à volta dos 20 euros.

O vidro duplo e temperado, com colocação e tudo o mais ficou nos 400.

Estes gatos começam a ficar caros 🙂 🙂 🙂

Print Friendly, PDF & Email
9
12 Responses
  • Paula Brito
    Junho 1, 2017

    Há cerca de 15 anos e já em 2 casas diferentes que tenho instaladas “gateiras”.
    Na casa atual está numa porta metálica que dá acesso da garagem (à qual se acede interiormente via cozinha) ao quintal (completamente vedado e de onde nenhum dos 4 nunca saiu), mas na casa anterior tive exactamente a despesa de mandar fazer os vidros de uma porta de acesso da cozinha à varanda. Como as liteiras deles sempre tiveram porta basculante não foi difícil habituarem-se. Assim estão à sua vontade e não tão restritos a um só espaço. É um óptimo investimento.

    • Luísa Alexandra
      Junho 1, 2017

      Paula a dificuldade que tive foi a de instalar a porta no vidro, pois é usual colocar-se em portas de alumínio ou madeira.
      Mas eu acho que dá muito jeito a quem tem animais assim em casa.

      • Paula Almeida
        Outubro 20, 2017

        Olá Paula!
        Que bom ter encontrado este seu artigo! Andava doida à procura de um sistema destes;)
        E quando está vento, não abre a portinhola? Quero instalar na cozinha ao pé da só a de refeições….
        Obrigada,
        Paula Almeida

        • Paula Almeida
          Outubro 20, 2017

          Olá Luisa! Dirigi o cumprimento à pessoa errada;)
          Desculpem (a ambas)

        • Luísa Alexandra
          Outubro 21, 2017

          Paula a porta para os gatos é toda isolada à volta e precisa de um pouco de força para se mover, com o vento não se move sozinha de certeza.

  • sao33
    Junho 1, 2017

    Foi um bom investimento, assim eles andam mais á vontade.

  • Sara Ramoa
    Junho 1, 2017

    Luísa que boa opção! Essas portas dão jeito. Eles ao início estranham mas depois aprendem. Um incentivo com biscoitos faz milagres. Ehehe.
    Olha sai caro mas dá jeito e tudo pelos nossos bichanos não é verdade? Beijinho

  • Helena
    Junho 2, 2017

    Parabéns pela iniciativa Alexandra . Muito boa ideia melhor qualidade de vida para os Gatinhos. E ficamos a ser da solução . Obrigada pela publicação 😉

  • Stef Guedes
    Junho 2, 2017

    A minha cunhada tbm tem esse sistema em casa, mas numa porta de madeira, mas n o comprou ca em Portugal, n conseguiu encontrar, trouxe de França, la ve-se mto disso.
    Ao inicio os gatos dla tbm n passavam por la, mas cmo ela n lhes abria a porta da rua, eles tiveram q se desenrascar e claro q foram obrigados a entrar e sair pela portinha dles, ja estavam tao habituados q ate ja a partiram.

  • andreia
    Julho 25, 2017

    Boa noite, tenho duas gatinhas lindas com 3 anos e tambem as mantenho em casa. Mas como gostava que elas fossem mais vezes a rua (costumo usar uma trela!) Decidi vedar uma pergola e usar uma gateira para irem da minha casa diretamente para la mas nao encontro nenhuma que ofereça isolamento por isso estou a ponderar mesmo uma janela em miniatura! Alguem tem experiencia com gateiras que dao para a rua?

    • Luísa Alexandra
      Julho 26, 2017

      Andreia eu coloquei dentro de casa, mas estas portas dão para a rua.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *