Formigas • Como evitar [controlo de pragas com pesticida]

Sexta-feira, Julho 7, 2017

 

Uma desvantagem de morar numa zona rural é as pragas de insectos que por vezes invadem os terrenos.

Os animais não tem culpa, aliás nós humanos é que somos os invasores!

Eles já moravam aqui, nós é que nos lembramos de construir uma casa no seu espaço 🙂

Vocês não imaginam o tamanho das formigas que nos chegam cá a casa. São enormes! Ainda tenho que ponderar ter algumas como animal de estimação, pois realmente é um tamanho fora do normal 🙂

Tenho a sorte de não entrarem dentro de casa, vejo-as apenas no jardim, principalmente na parte do terreno em bruto, que não tem nem calçada nem relva sintética. Mas por vezes também aparecem debaixo da relva, mais perto de casa.

Já fiz várias experiências com produtos naturais, como limão, cravinho, pimenta, ervas aromáticas… nada afasta as formigas.

Nos dias de mais calor insistem sempre em aparecer, e cada vez em maior quantidade e mais gordinhas, andam a alimentar-se bem por aqui! 🙂

O ano passado falava acerca deste assunto com o meu primo Tiago, que está em Moçambique, e ele disse-me que por lá as formigas são gigantescas e que fazem os ninhos por cima da terra. Existem montes de terra que são os ninhos das formigas. E o que ele faz é levar cá de Portugal uns iscos que compra no Continente e que são mesmo muito eficazes no controle de pragas de formigas.

O isco é assim:

 

 

Cada embalagem traz duas caixas, custam à volta de 6 euros e eu apenas as encontro à venda no Continente. Se alguém souber outras lojas onde se venda por favor partilhe.

O modo de funcionamento é muito simples: a caixa tem 4 patilhas que que partem quando se quer usar os iscos, as formigas entram na caixa, comem o pesticida que se encontra lá dentro e voltam para o seu ninho, dizimando depois as restantes formigas.

Tenho sempre este produto cá por casa pois realmente já o uso desde o ano passado, com muitos bons resultados. Quando vejo que andam mais formigas no pátio coloco o isco e em poucos dias desaparecem.

 

 

 

Outro produto que também por vezes uso é um pesticida em pó. Este uso apenas em certas zonas, pois não me agrada muito a ideia de ter pesticidas em zonas por onde andamos e os meus filhos brincam…

 

Print Friendly, PDF & Email
3
9 Responses
  • Joana Pereira
    Julho 7, 2017

    Olá Luisa,
    Eu uso o Biokill https://www.farmaciasportuguesas.pt/catalogo/index.php/catalog/product/view/id/644721/s/bio-kill/category/333/.

    Tenho sempre muito receio de usar pesticidas no quintal e em casa e esse produto é eficaz e não tem problema algum.

    Beijinhos

  • Stef Guedes
    Julho 7, 2017

    Eu cheguei a ter nos quartos e wcs, entravam pela varanda, comprei o raid pra formigas e nnca mais tive, se ha coisa q detesto, é moscas e formigas.
    Já agra, pra moscas dentro de casa, tens algum truque?

    • Luísa Alexandra
      Julho 8, 2017

      Para as moscas tenho umas máquinas próprias, vou fazer post sobre isso!

  • Carla Pereira
    Julho 7, 2017

    Olá boa noite, eu utilizo vinagre ou então fervo 1litro de água com uma cabeça de alho deixo arrefecer e pulverize a área que quero. Até na plantas e árvores.

  • Marta
    Julho 8, 2017

    Alo Luísa!! As caixinhas também se vendem no bricomarhé, calculo que também deva haver pelo aki ou leroy merlin. Beijinho

  • Carla Pereira
    Julho 8, 2017

    Olá boa noite. Eu uso o vinagre ou então fervo um litro de água com uma cabeça de alho deixo arrefecer e pulverize a área que quero. Também funciona em plantas e árvores

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *