Organizar/Arrumar Decorações de Natal • Dicas em VÍDEO

Quarta-feira, Janeiro 10, 2018

Chegou a altura de arrumar as decorações de Natal.

Voltam para dentro das caixas onde esperam durante quase um ano até voltarem a estar expostas em nossas casas.

O brilho das luzes, os anjinhos, o presépio, a árvore de Natal, os Pai Natal, tudo é cuidadosamente organizado de modo a permanecer impecável até ao próximo Natal.

E se pensarmos bem o tempo passa tão depressa que muito em breve já estaremos novamente a decorar a casa para o Natal! 🙂

Este ano resolvi mostrar um pouco do meu modo de organizar as decorações de Natal. Explico tudo muito bem no vídeo:

 

 

 

 

 

Vou tirando aos poucos as decorações, numa semana tiro as de uma divisão, depois o restante. Normalmente onde coloco mais decorações é no hall de entrada e na sala, este ano tirei primeiro as do hall e só depois as da sala, mas ainda mantive, por exemplo, uma grinalda de luzes estrela e alguns apontamentos natalícios simples. A maior parte das decorações arrumo em caixas de plástico. Quem preferir um modo mais económico pode sempre aproveitar caixas de papelão dos electrodomésticos que são excelentes para arrumar as decorações de Natal pois são bem resistentes.

Os enfeites mais pequenos, como bolas, sinos, anjos, grinaldas natalícias, correntes ou fitas, podem ser guardadas em pequenas caixas, como caixas de ovos, caixas de chocolates [as do ferrero rocher são o máximo para isso!], caixas de perfumes [tipo coffret]. Se pretenderem algo mais elaborado existem à venda caixas organizadoras para medicamentos ou para costura que servem na perfeição para as decorações de Natal mais delicadas 🙂

Relativamente ao método de arrumação, eu gosto de colocar tudo numa mesa para visualizar o que pretendo arrumar. Na parte de baixo das caixas coloco as peças mais pesadas e resistentes, deixando para último as mais pequenas e leves. Visto que organizo as minhas caixas dentro de um armário uso sempre caixas transparentes com tampa, de modo a que as possa sobrepôr. Pode ainda colocar-se etiquetas descritivas com o conteúdo de cada caixa para mais facilmente se encontrar depois o que se pretende. As peças do presépio, além de as ter colocado numa caixa, foram embrulhadas em papel e em papel de bolhas para ficarem mesmo bem protegidas visto serem de barro.

As decorações grandes que tenho, e que são mesmo grandes, algumas maiores que eu, são guardadas num anexo cá de casa. Gosto por isso de as embrulhar em plástico. Já usei película aderente em anos anteriores, mas o mais económico e fácil de usar são sacos do lixo daqueles bem grandes. Usei de 100 litros mas existem ainda maiores e mais resistentes, os que usei o ano passado eram de 150 litros e o plástico era bem mais forte. De qualquer maneira estes resolvem bem. Para prender bem o plástico utilizo fita cola larga e aguenta na perfeição até ao Natal seguinte.

E vocês, como organizam as vossas decorações de Natal?

Contem-me tudo!!!!

Print Friendly, PDF & Email
8
6 Responses
  • Justine Figueiredo
    Janeiro 10, 2018

    Eu faço igual tudo em caixas transparentes , só os Pais Natal e que arrumo a parte dentro de grandes sacos porque não entram nas caixas e tem que ficar de pé .
    Beijinhos e continuação de um Bom Ano com saúde para si e família tudo de bom
    Justine Figueiredo

  • alcina
    Janeiro 10, 2018

    OH minha nossa senhora da agrela 🙂 tanta coisa 🙂 eu se tivesse que arrumar tanta coisa morria ahahah
    As minhas coisinhas 🙂 eu guardo tudo dentro de caixas de esferovite brancas porque tenho facilidade de arranjar no meu serviço, dentro guardo tudo embrulhado em película aderente e foi com a Luisa que aprendi há muito tempo, primeiro guardava tudo dentro das caixinhas originais, ou outras que arranjava, mas ocupa muito, agora é tudo em película, rápido e eficiente, meto as peças embrulhadas dentro de sacos plásticos e depois dentro das caixas grandes de esferovite e vai para a garagem 🙂
    Bom ano 🙂

  • Vina
    Janeiro 11, 2018

    Eu adoro o Natal e ter a casa com decoração alusiva à época. Quando vivia aí no Continente, também costumava desmanchar tudo a seguir ao Dia de Reis, mas desde que me mudei para a Madeira, há já 17 anos, depressa aderi à tradição daqui de apenas tirar a decoração de Natal a seguir ao Dia de Santo Amaro (15 de Janeiro), naquilo a que costumam chamar de “Dia de Varrer os Armários”. Assim, sempre dá para gozar a época natalícia e as suas decorações por mais uns diazinhos!! Quando é para arrumar tudo, também costumo fazê-lo em caixas dessas de arrumação que ficam empilhadas na arrecadação até ao Natal seguinte. Beijinhos.

    • Luísa Alexandra
      Janeiro 11, 2018

      Não conhecia essa tradição, estamos sempre a aprender! Obrigada por partilhares 🙂 Beijinhos.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *