Empadão de Puré de Batata e Carne Picada [Panela OLLA GM]

Segunda-feira, Fevereiro 26, 2018

 

Tento sempre tirar o melhor partido das máquinas que tenho cá por casa.

A minha panela Olla GM ainda é uma novidade para mim, tenho-a desde finais do ano passado e vou aos poucos conhecendo-a melhor, cozinhando mais com ela e percebendo quais são as refeições em que me pode ajudar.

Os fins de semana são passados maioritariamente cá por casa, é quando tenho mais disponibilidade para organizar tudo, desde a limpeza da casa aos pormenores da cozinha, é quando dou a volta ao frigorífico, congelador e despensa para ver os produtos que precisam ser usados e o que falta para depois organizar as compras.

Enquanto organizava o congelador achei por bem usar um bom pedaço de carne de vitela picada que tinha congelada. Certamente tinha mais de um quilo e meio, por isso iria conseguir preparar mais que uma refeição com ela, mas estando congelada tinha que ser cozinhada toda de uma vez.

Visto que estava com tempo optei por cozinhar a carne picada [ainda congelada] na função slow cooker [cozedura lenta] da minha panela Olla GM.

Explico abaixo como o fiz 🙂

Com esta carne preparei o empadão de puré de batata e ainda outra refeição que mostrarei num próximo post.

Para quem gostar de cozinhar em quantidades e depois ter a comida pronta a comer no frigorífico esta torna-se uma excelente sugestão.

Também poderá ser congelada, mas tendo o cuidado de o fazer apenas se usarem carne picada fresca [no meu caso usei congelada e por isso já não deve voltar a ser congelada, mesmo estando cozinhada.].

O modo de preparação que refiro é adaptável a qualquer tipo de panela do género. Todas elas funcionam de modo muito semelhante, se tiverem este tipo de panela automática é uma questão de ajustarem ao vosso modelo.

 

Ingredientes:

| Carne picada, usei à volta de 1,5 kg.

| 1 Cebola

| 2 dentes de Alho

| Azeite

| Tomate em pedaços, usei uma lata das pequenas

| Massa de Pimentão, 1 colher de sopa

| 1 caldo Knorr de Alho, Louro e Pimentão

| Açafrão das Índias, coloquei 1 colher de sobremesa

| Pimentão Doce em Pó, coloquei 1 colher de sobremesa

| Orégãos, coloquei 1 colher de sobremesa

| Vinho Branco [usei 50 ml.]

 

 

| Batatas para puré

| Flor de Sal

| Margarina

| Leite [se necessário]

 

| Bacon

 

 

Preparação:

Na cuba da panela coloca-se a carne picada, como referi acima usei ainda congelada:

 

 

Tempera-se a gosto, usei uma cebola picada, dois dentes de alho picados, tomate em lata, um caldo knorr, açafrão das Índias, pimentão doce em pó, massa de pimentão, orégãos, um pouco de azeite e um pouco de vinho branco.

Mistura-se tudo.

 

 

 

 

Tapa-se a panela e escolhe-se a função slow cooker [cozedura lenta], durante 200 minutos.

 

 

 

Enquanto a carne cozinhava lentamente, durante mais de 3 horas, fiz as minhas limpezas em casa, juntado assim o útil ao agradável. É uma boa maneira de rentabilizar o tempo e ir cozinhando o jantar sem pressas enquanto se trata de outros afazeres domésticos.

Passado esse tempo o resultado era este:

 

 

Achei que estava com muito molho para o pretendido, por isso programei a máquina durante 20 minutos numa temperatura mais alta [140º], e não coloquei a tampa, para que o molho evaporasse e a carne ficasse mais apurada.

Pode ver-se no pirex ao lado da panela que ficou depois bastante mais apurada, mais a meu gosto 🙂

Retirei depois a carne da cuba e, sem a lavar, juntei um litro de água e à volta de 1 quilo de batatas descascadas e cortadas em cubos.

Temperei com flor de sal e programei 20 minutos na função panela de pressão, tendo o cuidado de deixar o pipo aberto para o vapor sair:

 

 

 

 

No final desse tempo deixei repousar durante mais uns 30 minutos [ainda era cedo…] mas as batatas estavam perfeitamente cozinhadas:

 

Na altura de preparar então tudo retirei as batatas, escorri-as e reduzi a puré com um utensílio que já vos mostrei AQUI.

 

Puré de Batata Tradicional

 

Na cuba juntei uma colher de sopa de margarina e fui esmagando as batatas:

 

 

 

Temperei com pimenta e mais um pouco de flor de sal e ainda um pouco de leite até obter a consistência desejada.

Depois coloquei o puré de batata por cima da carne picada [usei metade da quantidade que cozinhei inicialmente, a restante quantidade guardei numa caixa da Tupperware no frigorífico para outra refeição]:

 

 

Por cima coloquei um pouco de bacon em tiras e levei ao forno com resistência de cima e de baixo durante uns 15 minutos, ou até ficar dourado a gosto.

 

 

 

 

Ficou mesmo muito bom e com facilidade e sujando pouca loiça consegui preparar esta e ainda outra refeição.

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
13
2 Responses

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *