Bifinhos de Frango com Tempero de Vinha d’Alho Grelhados em Chapa de Fogão

Domingo, Março 18, 2018

 

Reparei que ainda não aqui tinha partilhado no meu blog um modo como gosto bastante de preparar os bifinhos de frango.

Há alguns anos atrás sempre que queria fazer alguma refeição do estilo “grelhados” recorria a este tipo de tempero e este modo de confecção, depois comprámos um grelhador a gás e posteriormente mudámos de casa e aqui temos churrasqueira a carvão, pelo que os grelhados mudaram um pouco e começaram a ser feitos na churrasqueira.

Mas uma boa solução para os dias em que não se pretende estar na rua a grelhar, ou para quem não tem churrasqueira ou grelhador a gás, é usar as chapas de fogão onde se conseguem preparar excelentes refeições.

Prova disso é q eu hoje partilho convosco.

Aconselho a usar carne de aves. Por ser mais tenra torna-se mais fácil de grelhar e não é necessário estar muito tempo a cozinhar, o que poderia fazer com que se tornasse seca. Eu usei frango mas também já fiz a experiência com perú e o resultado é idêntico. Os peitos de frango foram cortados em bifes de espessura média, nem muito finos nem muito grossos.

O tempero deve ser feito com algum tempo de antecedência, meia hora é o suficiente. O necessário para a carne ganhar o gosto dos temperos, e a carne de aves apanha o sabor dos restantes ingredientes com facilidade. Aliás se for temperada com muito tempo de antecedência pode até ficar com tempero a mais e tornar-se enjoativa. 30 minutos chegam na perfeição.

Os temperos usados podem variar: para esta receita usei vinha de alho [daqueles frascos de compra], orégãos, pimentão doce, alho granulado, flor de sal [ter em atenção pois a vinha de alho é bastante salgada…] e um pouco de vinho branco apenas para ligar todos os ingredientes.

Basta depois então grelhar os bifinhos numa frigideira estilo chapa, e garanto que ficam mesmo uma delícia! 🙂

 

Ingredientes:

| Bifes de frango de espessura média

| Vinha de Alho

| Orégãos

| Pimentão Doce

| Alho Granulado

| Flor de Sal

| Vinho Branco

 

| Azeite

 

Preparação:

Temperam-se os bifinhos de frango com um pouco de vinha de alho, orégãos, pimentão doce, alho granulado, flor de sal e um pouco apenas de vinho branco, de modo a ligar bem tudo:

 

 

 

Numa frigideira de grelhar coloca-se um fio de azeite, espalha-se com um pincel ou com um pouco de papel de cozinha e junta-se os bifinhos.

Cozinham-se de ambos os lados até ficarem a gosto:

 

 

 

Servi com ovos estrelados:

 

 

E com arroz de manteiga, cuja receita podem ver AQUI:

 

Arroz de Manteiga

 

 

 

Uma refeição bem simples de preparar e que fica mesmo muito boa, os meus filhos adoram!

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
2
6 Responses

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *