Ovos de Chocolate • Páscoa

Sexta-feira, Março 23, 2018

 

 

Temos a Páscoa a chegar!

Recebi como presente de aniversário da minha amiga Sílvia, do grupo de Tupperware ABÓBRINHAS umas fantásticas formas de silicone ovais, para ovos de chocolate, ou para qualquer outra coisa que se queira fazer nelas, não necessariamente chocolate [e eu já tenho várias ideias em como as usar!!!].

Mas como estamos em época Pascal, e a minha filha ficou toda entusiasmada com a possibilidade de fazer ovos de chocolate 🙂 foi a minha primeira experiência com estas formas!

E que bela experiência!!! 🙂

Os ovos são super fáceis de fazer, e é uma actividade muito engraçada para as crianças/adolescentes [já não posso referir-me aos meus filhos como crianças porque eles lêem os meus posts e sentem-se ofendidos 😉 ].

 

O livro que acompanha as formas refere que o tamanho destas formas foi concebido para caber na congeladora de 2,25 l., e assim com facilidade se colocarem no congelador ou no frigorífico. Ora eu afinal não tenho essa congeladora [estava convencida que a que tinha era desse tamanho, mas afinal é maior] e por isso usei as tampas das minhas congeladoras grandes como suporte para as formas. Pode também usar-se uma tábua de cozinha ou qualquer outro apoio resistente.

É importante que que coloquem as formas com um apoio por baixo para depois não entornar ou estragar o conteúdo dos orifícios.

 

 

 

 

Derrete-se o chocolate.

Para duas formas, 16 orifícios ovais, usei 200 gr. de chocolate branco.,as como irão ver mais à frente foi pouco, deveria ter usado o dobro…

Coloca-se no bule da Tupperware próprio para microondas e leva-se a 350 w. durante 1 minuto.

Depois mexe-se com uma espátula, e se necessário vai novamente ao microondas até derreter na totalidade:

 

 

No meu caso demorou dois minutos, ou seja programei um minuto, retirei e mexi e coloquei mais um minuto até ficar assim:

 

 

Com um pincel de silicone espalha-se o chocolate nos orifícios:

 

 

 

Leva-se ao frigorífico durante 30 minutos, nós deixámos a noite inteira e só desenformamos no dia seguinte.

Deixo algumas considerações, a ter em conta da próxima vez que fizer os ovos 🙂

• Usei 200 gr. de chocolate branco para duas formas, e os ovos ficarem muito finos, como se pode ver nas fotos muitos deles partiram. Creio que o ideal será usar duas tabletes, ou seja 400 gr. de chocolate, para que os ovos fiquem mais consistentes e se desenformem com mais facilidade.

 

• Os ovos são muito fáceis de desenformar, a minha dificuldade foi devido a um erro meu de ter usado pouco chocolate. Os que tinham mais chocolate ficaram perfeitos.

 

• São muito fáceis de fazer, e mesmo servidos assim em metades ficam super giros, aliás acho que até mais giros do que fazendo um ovo completo 😉

 

• Aqui em casa tudo se aproveita, por isso os pedaços partidos dos ovos foram usados na decoração do meu bolo de aniversário, e olhem que ficou mesmo o máximo!!!!

 

 

 

 

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
8
8 Responses
  • Aida Lopes
    Março 23, 2018

    Olá, já fiz este tipo de trabalho, resulta muito bem se pincelar duas ou três camadas, mas levando ao frio entre cada uma, ficam mais espessos, se der logo de seguida duas ou mais camadas o chocolate vai acabar por escorrer.
    Boa páscoa
    Aida Lopes

  • Sílvia Neves
    Março 23, 2018

    Ficaram muito giros! Se usares chocolate de leite ficam mais resistentes.

  • Luísa costa
    Março 23, 2018

    E a receita há do bolo de aniversário, já agora se não era pedir muito…. Tem muito bom aspeto!!! Obrigada e Feliz Páscoa 😋

  • Anabela
    Março 24, 2018

    É engraçada a ideia de fazer os próprios ovos em casa.
    Parabéns por todas as suas receitas que são sempre deliciosas.
    Votos de Santa Pascoa, com muita saúde e harmonia.
    Um beijinho.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *