Vinagre de Limpeza • Para que serve?

Domingo, Julho 29, 2018

 

Uma pergunta frequente que recebo sempre que falo acerca do Vinagre de Limpeza é:

Para que serve? 🙂

Vamos então falar um pouco acerca das utilizações que dou aqui em casa ao Vinagre de Limpeza, sendo que existem muitas e muitas mais aplicações para este produto, que é muito versátil.

O Vinagre de Limpeza serve para:

• Neutralizar odores em tecidos.

Usado na máquina de lavar roupa, como mostro neste vídeo, ajuda a eliminar os maus odores em roupa suja. Eu utilizo em roupa de cozinha [panos, aventais, toalhas de mesa], e também em roupa de desporto que tem um cheiro intenso a suor. Adiciono na gaveta da máquina de lavar roupa na parte dos aditivos [que geralmente se encontra por trás da zona do amaciador]. Utilizo a mesma quantidade que coloco em detergente. Por exemplo se usar 50 ml. de detergente líquido + amaciador, vou juntar 50 ml. de vinagre de limpeza. Se for mais roupa e estiver a máquina cheia [a minha máquina é de 9 quilos], coloco 100 ml. de detergente + amaciador + 100 ml. de vinagre de limpeza. O detergente, visto que uso líquido, coloco dentro da bola e a bola dentro do tambor, o amaciador no seu local respectivo na gaveta e o vinagre de limpeza na zona dos aditivos. Pode ser também usado para neutralizar odores em tecidos, como sofás, almofadas, colchões, carpetes… Faz-se uma mistura de iguais partes de água e de vinagre de limpeza, como mostro no vídeo, coloca-se num pulverizador e pulveriza-se as zonas pretendidas. Esta mistura vai neutralizar os maus odores, mas não vai dar um cheiro perfumado, como por exemplo o Febreze ou o Sanytol [que além de desinfectantes são desodorizantes de tecidos].

 

• Amacia os tecidos.

O Vinagre de Limpeza ajuda a eliminar a eletricidade estática dos tecidos, amaciando-os. Quem usar as bolas de secagem na máquina de secar roupa pode embeber as bolas num pouco de vinagre de limpeza e executar o ciclo de secagem. No final obtém-se a roupa mais macia, nota-se mais em toalhas de banho ou outro género de turcos. Fiz a experiência e não achei que tivesse um efeito notório, pois as toalhas de banho já saem sempre da máquina de secar bem fofas, mas deixo a dica 😉

 

• Limpeza de Microondas.

Num recipiente colocar partes iguais de água e de vinagre de limpeza. Colocar dentro do microondas e programar 5 minutos, ou o tempo suficiente para se formar vapor. Retirar com cuidado o recipiente e limpar o microondas. Resulta muito bem e é muito fácil, podem ver em:

Limpeza do Microondas • Com água e vinagre

 

 

• Limpeza de Frigorífico.

Já vos deixei um vídeo onde explico tudo em pormenor:

 

Limpeza do Frigorífico • VÍDEO

 

 

 

 

 

• Ajuda a remover o calcário em jarros eléctricos.

No jarro elétrico coloca-se um pouco de Vinagre de Limpeza, a quantidade suficiente para cobrir a parte manchada. Deixa-se actuar uns 5 a 10 minutos, deita-se fora o vinagre e passa-se o jarro muito bem por água. Enche-se com água e deixa-se ferver. Para manchas difíceis repete-se a operação.

 

• Remove autocolantes com facilidade.

Coloca-se um pouco de vinagre de limpeza por cima do autocolante, deixa-se actuar uns 5 minutos e depois remove-se com um pano húmido.

 

• Ajuda a remover manchas de calcário e de sabão em louças sanitárias e cabines de duche.

O Vinagre de Limpeza é uma alternativa muito em conta para este efeito. Coloca-se directamente nas manchas, tem sempre que se deixar actuar uns minutos, e depois enxagua-se bem. Pessoalmente acho mais eficaz a limpeza com produtos específicos, que são mais abrasivos, é verdade, mas que tem resultados mais eficazes e rápidos. De qualquer maneira deixo a dica pois é um produto muito usado por quem não gosta de detergentes com químicos [o que não é de todo o meu caso]. Permite um método mais natural e ecológico de limpeza.

 

• Elimina odores das mãos, tábua de cozinha e/ou bancadas.

Quando se cozinham alimentos mais susceptíveis de deixar odores, por exemplo o peixes ou mariscos, o vinagre de limpeza é uma excelente opção para depois se retirar os odores das mãos, da tábua de cozinha e até das bancadas. Convém ter cuidado com o tipo de material em que se coloca, por exemplo se for mármore não é o mais indicado pois pode manchar se for usado puro.

 

• Lavagem de Vidros.

É onde mais uso o Vinagre de Limpeza! Já vos tinha deixado um post detalhado acerca disso AQUI no blog:

 

Lavar Vidros • Com água e vinagre

 

Uso para a lavagem dos vidros, especialmente exteriores. O local onde vivo tem muitas árvores, que deitam bastante pó, e torna-se mais fácil a lavagem dos vidros com água e vinagre pois acho que é o método em que se verificam resultados mais eficazes. A minha casa tem muitos vidros, logo este método é o mais prático. Se for para lavar uma ou duas janelas não faço a lavagem assim, uso apenas um pulverizador e resolve, mas para lavar os vidros todos em casa o meu método é o que mostro nesse post. Faço uma mistura com doses iguais de água e de vinagre, junto ainda umas gotas de álcool e uma gota de detergente da loiça, misturo tudo dentro de um balde e com um pano próprio para vidros molho e lavo os vidros, secando em seguida com um pano seco. Os resultados são mesmo muito bons. Experimentem e contem-se o que acharam 😉

 

 

 

 

Aqui em Fátima encontro o Vinagre de Limpeza à venda no Pingo Doce, de marca própria e da marca Dona Pureza, e no Aldi encontro o Dona Pureza com aroma a limão.

 

Por último uma referência ao cheiro do vinagre 😉

O Vinagre de Limpeza não tem um cheiro tão activo como o vinagre de culinária, mas é vinagre e como tal tem um cheiro característico. Ao ser usado na roupa não se vai notar o cheiro, garanto! Mas quando se usa por exemplo nos vidros ou nas bancadas é perfeitamente normal que se fique durante um curto período de tempo a notar-se o cheiro mais agreste 😉 Mas desaparece, não se preocupem!!!!! 🙂 🙂 🙂

 

Espero que tenham ficados esclarecidos, alguma dúvida que tenham façam o favor de dizer 😉

E já agora não se esqueçam de dar o vosso GOSTO ao vídeo 🙂 🙂 🙂

Obrigada!

 


Boneca para Limpeza do Microondas:

https://goo.gl/G1NQjB

Print Friendly, PDF & Email
9
11 Responses
  • Andreia Cunha
    Julho 29, 2018

    Luísa confesso que tenho o vinagre em casa mas ainda não usei em nada, comprei o uma altura para alguma coisa é nunca o cheguei a usar, mas agora acho q o vou aplicar numas malas de viagem que ganharam um forte cheiro a bolor, acha que irá resultar?? E faço metade água metade vinagre?! De me uma dica…
    Bjnhoo

    • Luísa Alexandra
      Julho 30, 2018

      Experimenta a mistura de partes iguais de água e vinagre e deixa secar bem ao sol.

      • Andreia Cunha
        Julho 30, 2018

        Vou experimentar, obrigada pela dica depois digo lhe o resultado 😉

        • Luísa Alexandra
          Julho 30, 2018

          🙂

          • Andreia Cunha
            Agosto 2, 2018

            Olá Luísa, já fiz o teste e ficou aprovado… 😉
            Já tinha a algum tempo as malas cá fora, mas mesmo assim ainda tinha cheiro esperimentei então está sua dica deixei mais algum tempo a arejar e estão óptimas… Muito obrigada Luísa esta dica como todas que dá foi espetacular…
            Beijinhos

          • Luísa Alexandra
            Agosto 3, 2018

            Obrigada por contares! Beijinho.

  • Ana Cardoso
    Julho 31, 2018

    Olá, queria saber se o vinagre de limpeza pode ser usada na roupa de trabalho.

  • Ana
    Agosto 7, 2018

    Dou uma dica adicional. Adiciono ao vinagre de limpeza cravinho da india, que dá um cheiro bastante agradável. Para além disso e como o cravinho da india afugenta os mosquitos é 2 ou 3 em 1. Na garrafa do pingo doce é facil de colocar na outra já não. Então coloco o vinagre da outra marca, qdo é mais em conta, na garrafa do PD e já está.

  • elisa
    Outubro 23, 2018

    Chocolate e bolachas no frigorífico?! 😀

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *