Vinagre de Limpeza • Para que serve?

Domingo, Julho 29, 2018

 

Uma pergunta frequente que recebo sempre que falo acerca do Vinagre de Limpeza é:

Para que serve? 🙂

Vamos então falar um pouco acerca das utilizações que dou aqui em casa ao Vinagre de Limpeza, sendo que existem muitas e muitas mais aplicações para este produto, que é muito versátil.

O Vinagre de Limpeza serve para:

• Neutralizar odores em tecidos.

Usado na máquina de lavar roupa, como mostro neste vídeo, ajuda a eliminar os maus odores em roupa suja. Eu utilizo em roupa de cozinha [panos, aventais, toalhas de mesa], e também em roupa de desporto que tem um cheiro intenso a suor. Adiciono na gaveta da máquina de lavar roupa na parte dos aditivos [que geralmente se encontra por trás da zona do amaciador]. Utilizo a mesma quantidade que coloco em detergente. Por exemplo se usar 50 ml. de detergente líquido + amaciador, vou juntar 50 ml. de vinagre de limpeza. Se for mais roupa e estiver a máquina cheia [a minha máquina é de 9 quilos], coloco 100 ml. de detergente + amaciador + 100 ml. de vinagre de limpeza. O detergente, visto que uso líquido, coloco dentro da bola e a bola dentro do tambor, o amaciador no seu local respectivo na gaveta e o vinagre de limpeza na zona dos aditivos. Pode ser também usado para neutralizar odores em tecidos, como sofás, almofadas, colchões, carpetes… Faz-se uma mistura de iguais partes de água e de vinagre de limpeza, como mostro no vídeo, coloca-se num pulverizador e pulveriza-se as zonas pretendidas. Esta mistura vai neutralizar os maus odores, mas não vai dar um cheiro perfumado, como por exemplo o Febreze ou o Sanytol [que além de desinfectantes são desodorizantes de tecidos].

 

• Amacia os tecidos.

O Vinagre de Limpeza ajuda a eliminar a eletricidade estática dos tecidos, amaciando-os. Quem usar as bolas de secagem na máquina de secar roupa pode embeber as bolas num pouco de vinagre de limpeza e executar o ciclo de secagem. No final obtém-se a roupa mais macia, nota-se mais em toalhas de banho ou outro género de turcos. Fiz a experiência e não achei que tivesse um efeito notório, pois as toalhas de banho já saem sempre da máquina de secar bem fofas, mas deixo a dica 😉

 

• Limpeza de Microondas.

Num recipiente colocar partes iguais de água e de vinagre de limpeza. Colocar dentro do microondas e programar 5 minutos, ou o tempo suficiente para se formar vapor. Retirar com cuidado o recipiente e limpar o microondas. Resulta muito bem e é muito fácil, podem ver em:

Limpeza do Microondas • Com água e vinagre

 

 

• Limpeza de Frigorífico.

Já vos deixei um vídeo onde explico tudo em pormenor:

 

Limpeza do Frigorífico • VÍDEO

 

 

 

 

 

• Ajuda a remover o calcário em jarros eléctricos.

No jarro elétrico coloca-se um pouco de Vinagre de Limpeza, a quantidade suficiente para cobrir a parte manchada. Deixa-se actuar uns 5 a 10 minutos, deita-se fora o vinagre e passa-se o jarro muito bem por água. Enche-se com água e deixa-se ferver. Para manchas difíceis repete-se a operação.

 

• Remove autocolantes com facilidade.

Coloca-se um pouco de vinagre de limpeza por cima do autocolante, deixa-se actuar uns 5 minutos e depois remove-se com um pano húmido.

 

• Ajuda a remover manchas de calcário e de sabão em louças sanitárias e cabines de duche.

O Vinagre de Limpeza é uma alternativa muito em conta para este efeito. Coloca-se directamente nas manchas, tem sempre que se deixar actuar uns minutos, e depois enxagua-se bem. Pessoalmente acho mais eficaz a limpeza com produtos específicos, que são mais abrasivos, é verdade, mas que tem resultados mais eficazes e rápidos. De qualquer maneira deixo a dica pois é um produto muito usado por quem não gosta de detergentes com químicos [o que não é de todo o meu caso]. Permite um método mais natural e ecológico de limpeza.

 

• Elimina odores das mãos, tábua de cozinha e/ou bancadas.

Quando se cozinham alimentos mais susceptíveis de deixar odores, por exemplo o peixes ou mariscos, o vinagre de limpeza é uma excelente opção para depois se retirar os odores das mãos, da tábua de cozinha e até das bancadas. Convém ter cuidado com o tipo de material em que se coloca, por exemplo se for mármore não é o mais indicado pois pode manchar se for usado puro.

 

• Lavagem de Vidros.

É onde mais uso o Vinagre de Limpeza! Já vos tinha deixado um post detalhado acerca disso AQUI no blog:

 

Lavar Vidros • Com água e vinagre

 

Uso para a lavagem dos vidros, especialmente exteriores. O local onde vivo tem muitas árvores, que deitam bastante pó, e torna-se mais fácil a lavagem dos vidros com água e vinagre pois acho que é o método em que se verificam resultados mais eficazes. A minha casa tem muitos vidros, logo este método é o mais prático. Se for para lavar uma ou duas janelas não faço a lavagem assim, uso apenas um pulverizador e resolve, mas para lavar os vidros todos em casa o meu método é o que mostro nesse post. Faço uma mistura com doses iguais de água e de vinagre, junto ainda umas gotas de álcool e uma gota de detergente da loiça, misturo tudo dentro de um balde e com um pano próprio para vidros molho e lavo os vidros, secando em seguida com um pano seco. Os resultados são mesmo muito bons. Experimentem e contem-se o que acharam 😉

 

 

 

 

Aqui em Fátima encontro o Vinagre de Limpeza à venda no Pingo Doce, de marca própria e da marca Dona Pureza, e no Aldi encontro o Dona Pureza com aroma a limão.

 

Por último uma referência ao cheiro do vinagre 😉

O Vinagre de Limpeza não tem um cheiro tão activo como o vinagre de culinária, mas é vinagre e como tal tem um cheiro característico. Ao ser usado na roupa não se vai notar o cheiro, garanto! Mas quando se usa por exemplo nos vidros ou nas bancadas é perfeitamente normal que se fique durante um curto período de tempo a notar-se o cheiro mais agreste 😉 Mas desaparece, não se preocupem!!!!! 🙂 🙂 🙂

 

Espero que tenham ficados esclarecidos, alguma dúvida que tenham façam o favor de dizer 😉

E já agora não se esqueçam de dar o vosso GOSTO ao vídeo 🙂 🙂 🙂

Obrigada!

 


Boneca para Limpeza do Microondas:

https://goo.gl/G1NQjB

Print Friendly, PDF & Email
15
17 Responses
  • Andreia Cunha
    Julho 29, 2018

    Luísa confesso que tenho o vinagre em casa mas ainda não usei em nada, comprei o uma altura para alguma coisa é nunca o cheguei a usar, mas agora acho q o vou aplicar numas malas de viagem que ganharam um forte cheiro a bolor, acha que irá resultar?? E faço metade água metade vinagre?! De me uma dica…
    Bjnhoo

    • Luísa Alexandra
      Julho 30, 2018

      Experimenta a mistura de partes iguais de água e vinagre e deixa secar bem ao sol.

      • Andreia Cunha
        Julho 30, 2018

        Vou experimentar, obrigada pela dica depois digo lhe o resultado 😉

        • Luísa Alexandra
          Julho 30, 2018

          🙂

          • Andreia Cunha
            Agosto 2, 2018

            Olá Luísa, já fiz o teste e ficou aprovado… 😉
            Já tinha a algum tempo as malas cá fora, mas mesmo assim ainda tinha cheiro esperimentei então está sua dica deixei mais algum tempo a arejar e estão óptimas… Muito obrigada Luísa esta dica como todas que dá foi espetacular…
            Beijinhos

          • Luísa Alexandra
            Agosto 3, 2018

            Obrigada por contares! Beijinho.

  • Ana Cardoso
    Julho 31, 2018

    Olá, queria saber se o vinagre de limpeza pode ser usada na roupa de trabalho.

  • Ana
    Agosto 7, 2018

    Dou uma dica adicional. Adiciono ao vinagre de limpeza cravinho da india, que dá um cheiro bastante agradável. Para além disso e como o cravinho da india afugenta os mosquitos é 2 ou 3 em 1. Na garrafa do pingo doce é facil de colocar na outra já não. Então coloco o vinagre da outra marca, qdo é mais em conta, na garrafa do PD e já está.

  • elisa
    Outubro 23, 2018

    Chocolate e bolachas no frigorífico?! 😀

  • Patricia
    Fevereiro 24, 2019

    Boa tarde Luísa!
    A minha mãe à coisa de 2 anos que me deu a conhecer este produto. Na altura, a razão foi arranjar um produto de limpeza que não fizesse espuma para eu poder usar na minha “rainbow” aquando da limpeza de pavimentos. Hoje em dia uso para limpar vidros e móveis lacados. Uma vez que tem por hábito usar limpa vidros nos seus moveis “não lacados”, já experimentou usar o vinagre de limpeza? Estava tentada a experimentar, contudo se já tivesse feedback de alguém, seria óptimo! Obrigada. E Parabéns pelo seu blog.

    • Luísa Alexandra
      Fevereiro 25, 2019

      Obrigada Patrícia!
      Não uso o vinagre de limpeza para limpar os móveis, para isso uso limpa vidros ou uns concentrados de limpeza que se diluem em água e que fazem o mesmo efeito, de momento ando a usar um da Young Living.
      O vinagre de limpeza uso para a limpeza dos vidros mas somente os exteriores, para o interior não gosto do cheiro.

  • Amílcar Vicente
    Setembro 16, 2019

    Este Vinagre, e somente este “VINAGRE DONA PUREZA”, TEM PROPRIEDADES MEDICINAIS. Aplicado cura cortes nos pés, as ditas gretas dolorosas, bem como micoses, mesmo qualquer tipo de micoses que os medicamentos convencionais não conseguem curar, além destas propriedades, tem propriedades curativas em artroses, em joelhos, mãos, pés, etc, etc, bem como para o comum tratamento da doença denominada popularmente por “gota”, bem como no alivio de dores lombares e coluna. No tratamento da dor de cabeça utilizar um pouco massajando suavemente sobre as fontes [testa], havendo o cuidado de não derramar sobre a visão, pois é acido e poderá causar irritação e desconforto. Descobri estas propriedades curativas por mero acaso, venho utilizando para o tratamento de artroses dos joelhos, que para tal, se deve envolver o joelho com uma ligadura, e derramar embebido este miraculoso vinagre sobre a referida ligadura, e repousar. O alívio é imediato em qualquer situação. Deixo esta preciosa dica, que poderá ajudar quem como eu sofro de doença e ajudar o próximo, penso ser uma obrigação e uma dádiva de Deus. Bem hajam, Amílcar Vicente 16/09/2019

  • José António Pamplona
    Outubro 5, 2019

    Olá Luisa. Tenho tentado confirmar na internet, para uma questão de duvidas o seguinte: Como estamos falando de vinagre, gostaria de me informar se o vinagre Dona Pureza, 100% natural (vinagre de limpeza) se é aconselhável para consumo? Tenho tentado esta informação, via internet, mas não vejo respostas para esta questão. Acho uma pergunta pertinente que precisa ser esclarecida, uma vez que localmente ninguém me sabe dar resposta a esta questão, incluindo nos posto de venda deste produto. Respeitosamente.
    José António Pamplona

    • Luísa Alexandra
      Outubro 7, 2019

      O vinagre de limpeza serve UNICAMENTE para limpeza, como o próprio nome indica!
      Tens à venda imensas variedades de vinagres para consumo, os de limpeza referem na embalagem mesmo que são de limpeza, servem apenas para isso…

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *