Abacateiros • Como Plantar Caroço de Abacate?

Domingo, Setembro 9, 2018

 

Há dois anos atrás comecei um processo de plantar caroço de abacate.

Germinou num frasco com água, depois criou raízes mais sólidas e cresceu um tronco e folhas e chegou a altura de os passar para a terra.

Todo este processo foi documentado em:

 

 

 

Como Plantar Caroço de Abacate? • Actualização IV

 

O ano passado, na Primavera de 2017, coloquei no terreno de nossa casa vários abacateiros.

Escolhi locais diferentes, pois não sabia que tipo de condições seriam as melhores para esta árvore, se mais ou menos sol, se suportam ventos ou baixas temperaturas, enfim, foi assim um calhar e tentei manter os pequenos rebentos o mais protegidos possível.

Quatro deles foram colocados mesmo ao lado do muro de nossa casa. Escolhi esta zona pois ficam mais abrigados dos ventos, que a maior parte das vezes sopram aqui por Fátima, e que destroem grande parte das culturas. Também é uma zona onde se rega facilmente e onde passo todos os dias, assim vou sempre vendo como se estão a adaptar.

Nos primeiros meses pouco ou nada cresceram, um deles acabou por secar por completo, mas os outros três entretanto começaram a fazer-se notar mais, cresceram e tem cada vez mais folhas a nascer.

Noutra parte do terreno, num espaço mais aberto, plantei mais alguns, mas apenas um sobreviveu, e está assim muito diminuído no crescimento em comparação com aqueles que estão mais abrigados:

 

 

 

Claro que o seu desenvolvimento depende de vários factores. Fátima não tem os melhores solos para culturas, o nosso terreno cá de casa é só pedra por baixo e não é fácil plantar nele. Sinceramente não sei se este tipo de árvore conseguirá vingar por aqui, que me recorde nunca vi nenhum abacateiro a dar fruto cá por Fátima, iremos ver se estes vão cumprir com a sua função 🙂

 

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
7
12 Responses
  • Catarina
    Setembro 10, 2018

    Olá Luísa.
    Tenho seguido o sei blog a pouco tempo e estou a gostar das receitas e dicas que tem publicado.
    Achei que lhe deveria dizer que o abacateiro não está no local indicado. Ele irá rebentar com o muro que está ao lado. A minha mãe tem um e já teve que o cortar. Deve estar resguardado nos dias de neve.
    Beijinhos e boa continuação 😄

  • Luísa Azevedo e Silva
    Setembro 10, 2018

    Bom dia 🙂
    As plantas estão com muito bom aspecto, mas tem em atenção o seguinte: vão ficar árvores bastante frondosas e altas. Precisam de mesmo muito espaço em redor.Talvez junto às paredes da casa seja uma má ideia, por causa das fundações…

  • Raquel Alabaça
    Setembro 11, 2018

    Pois, também ía referir o espaço que eles precisam e já vi que já te alertaram para isso!
    A minha mãe tem um e o terreno dela é muito argiloso e com pedras, mas o abacateiro dá-se muito bem. Com tantos que plantaste algum há-de vingar 😉

    • Luísa Alexandra
      Setembro 12, 2018

      Espero que sim! Vamos ver como corre pois em Fátima o clima é muito ventoso, daí que o tenha colocado perto do muro para abrigar dos ventos muito fortes que se fazem sentir. Olha a tua Mãe rega-o com frequência ou deixa que se desenvolva sem rega? O meu problema ao mudá-lo de lugar é que, se o colocar no meio do terreno, nunca mais me lembro de o ir regar, pois não o vejo e passa-me completamente de ideia lá ir regá-lo. Como o tenho mesmo perto da garagem vejo-o sempre que entro ou saio de carro e assim sempre vou cuidando com mais atenção.

  • fatima coutinho
    Setembro 12, 2018

    boa noite luisa. eu também adoro abacate e utilizo nas saladas e como sobremesa.consegui plantar com bastante sucesso mas para isso não coloco as sementes nas agua ,simplesmente enterro as num vaso e passado umas semanas ,nascem como cogumelos.consegui também plantar pes de mangas e anonas.para as mangas temos que abriro caroco com muito cuidado para não cortar a semente no interior e podemos enterrar esse caroco na terra na mesma hora.para as anonas deixei as sementes secar por uns dias e mais tarde enterrei as num vaso ,nasceram tantas que mais parecia uma praga.mais tarde vou planta las no terreno junto com as restantes arvores e deliciar me com essas deliciosas frutas

    • Luísa Alexandra
      Setembro 12, 2018

      Obrigada pela dica Fátima! Conta depois se começam a dar fruto!

  • Anabela
    Setembro 14, 2018

    Olá Luisa,
    Pode ser que tenhas sorte, a minha prima tem uma árvore de abacate há alguns anos farta-se de dar frutos e não é muito longe de Fátima, é mais acima na zona da Figueira da Foz.
    beijinhos

  • mundo da girafa
    Setembro 14, 2018

    Aconselho vivamente a mudar de lugar. Fica uma grande arvore e bastante bonita, ainda demora bastante tempo para ter fruto. A anona também dá uma grande arvore e frutos maravilhosos, quando esta em flor, larga um bom perfume, pode experimentar em Portugal.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *