Limpeza da Máquina de Lavar Louça • Produtos que uso e algumas dicas

Quinta-feira, Setembro 27, 2018

 

Ontem falei-vos um pouco acerca da limpeza da máquina de lavar roupa, e hoje o tema é também de limpeza, mas da máquina de lavar louça!

A necessidade de limpeza é idêntica, ambas são máquinas que tem muito uso cá por casa.

Não escondo de ninguém que detesto lavar louça à mão, só o faço mesmo em caso de extrema necessidade ou, evidentemente, com aquelas peças que não podem ser lavadas na máquina devido ao seu tamanho. Mas tudo o que eu consiga colocar a lavar na máquina de lavar louça é o que faço.

Também uma vez por mês faço a sua limpeza profunda usando um produto específico.

Aproveitando as promoções dos supermercados conseguem-se comprar com 50% de desconto, e eu tenho sempre em stock cá por casa.

O limpa máquinas de marca própria do Continente ou do Pingo Doce tem um preço bem em conta.

No Continente existe ainda a possibilidade de o comprar acumulando com os cupões de desconto de 10% ou 15% que todos os meses são colocados à disposição. Sempre se consegue um melhor preço. O valor normal creio que é de 1,49€, é dos produtos mais baratos que já encontrei à venda para este efeito. No Pingo Doce o preço é igual.

 

 

 

Em outras marcas, por exemplo a Finish, consegue-se várias vezes encontrar promoções de 50%.

Desta marca já usei o líquido e também umas cápsulas:

 

 

 

 

 

Todos estes produtos tem o propósito de limpar o interior da máquina, bem como a canalização, ajudando a eliminar maus odores e restos de gordura acumulada.

Já vos tinha mostrado em vídeo como fazia a limpeza da máquina, apesar do vídeo ser antigo [ainda foi gravado na nossa casa antiga e com a máquina antiga], o método que utilizo agora é semelhante:

Limpeza • Máquina de Lavar Louça • VÍDEO

 

Máquina de Lavar Louça • Detergente Limpa Máquinas

 

 

Pastilhas Limpa Máquinas de Lavar Louça Finish

 

• Deve sempre ler-se as instruções de utilização antes de utilizar o produto. No caso do líquido costuma colocar-se a embalagem, virada ao contrário, dentro da máquina. Apenas se retira o selo de protecção da tampa. As pastilhas utilizam-se dentro do compartimento da máquina.

• Escolho sempre um programa de temperatura alta para fazer este tipo de limpeza.

• Uma vez mais refiro que faço esta limpeza uma vez por mês.

• Para limpar as laterais interiores da porta da máquina uso um pano que pode ser embebido em vinagre de limpeza, ou levar algumas gotas de detergente manual de louça ou algum detergente anti gorduras. É normal que na porta fique alguns resíduos de gordura, por isso convém regularmente limpar para evitar maus odores e acumulação de sujidade. Deste modo consegue tirar-se o melhor partido da máquina de lavar louça.

• Não gosto de deixar louça suja dentro da máquina de um dia para o outro. Todos os dias coloco a máquina lavar e antes de colocar a louça na máquina passo-a sempre por água, já mostrei neste vídeo como o faço:

 


• Se, por algum motivo, deixar louça suja dentro da máquina durante várias horas, utilizo um programa de enxaguação rápida, creio que demora 15 minutos e limpa superficialmente a maior sujidade da louça, evitando que fique a ganhar maus odores.

• Cada marca de máquina tem programas específicos, é uma questão de escolher o que melhor se adapta às necessidades de casa. Por aqui o programa que mais utilizo é o ECO. Apesar de ser o mais demorado é o que poupa mais água e mais energia. Visto que deixo a máquina a lavar durante a noite, o tempo que demora a lavar não é um problema nesse caso pois só no dia seguinte vou arrumar a louça. Se precisar que a máquina lave mais rápido escolho um programa diferente que demore menos tempo.

 

Conto com as vossas dicas acerca deste assunto, contem-me como mantém a vossa máquina de lavar louça limpa e os truques que diariamente usam na tarefa de lavar louça!

 

Print Friendly, PDF & Email
3
5 Responses
  • Clara
    Setembro 27, 2018

    Bom dia!

    Desculpe a minha pergunta que não sei se é absurda, mas a sua maquina antiga, tinha o cesto dos talheres e so tirava o selo da garrafa, virava-a para baixo e bastava. e nesta como faz, visto que agora ja não tem cesto de talhares mas sim gaveta? muito obrigada e desculpe.
    beijinhos

    • Luísa Alexandra
      Setembro 27, 2018

      Clara, uma excelente observação 🙂
      Coloco o limpa máquinas no cesto do centro [onde coloco os copos], fica “encaixado” entre aqueles pinos de suporte dos copos 🙂

  • Ana Gonçalves
    Setembro 27, 2018

    Por cá usamos umas saquetas em pó da Sun para limpeza profunda e as cápsulas da Finish com a máquina cheia. Já usamos esse detergente da marca Continente mas não ficámos satisfeitos.

  • Rui Marques
    Outubro 15, 2018

    Acerca de pastilhas para a máquina da louça, já utilizei Finish, Fairy e atualmente estou a usar Sun.
    O Finish não gostei muito dele porque depois de lavar deixava de forma muito penetrante um aroma a químico.
    O Fairy achei bom e agora com o SUN, é o que estou a gostar mais.

    Qual a sua opinião sobre as pastilhas que já utilizou?

    • Luísa Alexandra
      Outubro 15, 2018

      Já usei de várias marcas e tenho gostado de todas. Não consigo eleger uma preferida pois eu sou daquelas pessoas que tem que ir mudando frequentemente os produtos para não enjoar os cheiros.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *