Obras em Casa? Manutenção e Cuidados

Segunda-feira, Abril 15, 2019

 

 

 

 

 

Como cuidar do jardim na Primavera 

 Quem já segue o blog há algum tempo sabe que tenho muito gosto pela limpeza e manutenção do jardim cá de casa.

Com a chegada da Primavera é preciso retomar os trabalhos e estas são as 4 coisas mais importantes da minha lista de tarefas:  

 

 

Remoção das ervas daninhas 

Costuma-se dizer que, quando o Sol nasce, nasce para todos. E quando a Primavera chega, também chega para todos. Tal como as nossas plantas e flores crescem, as ervas daninhas começam a ganhar terreno nesta altura. Por isso, uma das coisas mais importantes durante esta altura do ano é arrancar as ervas daninhas (pela raiz!). É preciso ter especialmente cuidado com os canteiros de ervas aromáticas, pois é fácil confundir alguma ervas daninhas com salsa ou coentros.  

 

 

 

 

 

 

 

 

Pintura da casa  

Claro que não é obrigatório pintar a casa todos os anos, embora no Alentejo ainda se vejam algumas senhoras a caiar a casa de branco antes do Verão, como manda a tradição.

No entanto, se estão a pensar fazer uma pintura de exteriores, ou se estão a pensar pintar os muros, esta é uma boa altura para o fazer.

A pintura adere melhor se houver menos humidade no ar, mas ao mesmo tempo também não convém seja um dia excessivamente quente. 

 

 

Obras Interiores 

Esta é a melhor altura do ano para eventuais obras no interior de casa. 

Como já partilhei com vocês andamos com pequenas alterações e melhoramentos cá por casa. Um deles é a aplicação de papel de parede na nossa lavandaria. 

Vamos também pintar a casa no interior, pois desde que viemos para cá morar já passaram alguns anos e, com a utilização diária e o facto de ser uma casa nova, precisa constantemente de cuidados. Além disso eu sou muito esquisita e quero sempre ter tudo em condições 😉 😉 😉 

 

 

 

Instalação de toldos 

Não há varanda ou alpendre que se preze que não tenha um toldo. Sei que pode parecer uma coisa tonta, mas gosto mesmo muito de me sentar cá fora, depois das refeições, debaixo de um toldo – daqueles mesmo típicos, às risquinhas.

Como colocar um toldo na janela (especialmente se forem altas) não é assim tão fácil mesmo para os fãs de DIY, perguntem na loja se fazem instalações.

Caso contrário, terão de pedir uma instalação de toldos à parte, e para isso recomendo a Fixando – demora menos de um minuto e recebem até 5 orçamentos sem terem de se preocupar. 

Será este um dos próximos projectos cá para casa, gostava de saber a opinião de quem tem toldos em casa, o que recomendam? 

 

 

 

Limpeza ou manutenção da piscina 

 Outro ponto importante, pelo menos à medida que se aproxima a “época balnear”, é fazer a limpeza e a manutenção da piscina.

Aqui não temos piscina, mas sim o SPA caseiro que já vos mostrei num post anterior, e temos muito cuidado para filtrar a água, desinfectar e evitar qualquer problema.

Claro que isto supõe algum trabalho e um gasto anual, mas nos dias mais quentes de Verão vale tudo a pena! 

 

 

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
12
4 Responses
  • Diana Albano
    Abril 15, 2019

    Olá Luísa, também ando a ver se tento convencer o marido a colocar um toldo lá em casa. Temos um espaço na parte de trás que já merecia qualquer coisa e que de verão dá sempre vontade de ir para lá. Eu queria uma coisa mais fixa para os móveis poderem ficar lá fora sem apanhar chuva ou sol directo e que não se deteriora se com o tempo como o tecido do toldo. Vou acompanhando o seu post para ver se tiro ideias 🙂 Beijinhos

    • Luísa Alexandra
      Abril 15, 2019

      Existe tanto por onde escolher, isso é que dificulta!!!!!
      Beijinhos.

      • Diana Albano
        Abril 15, 2019

        É bem verdade. Se bem que já tenho uma ideia daquilo que pretendo mas isso implica fixar à parede (furar capoto) e estamos um pouco reticentes que isso possa trazer complicações senão for bem feito.

        • Luísa Alexandra
          Abril 15, 2019

          Nesse aspecto é preciso muito cuidado… o capoto não deve ser furado.
          A nossa casa também tem esse tipo de revestimento.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *