Verniz Gel

Pinturas em Casa? Dicas para não enlouquecer :)

Sábado, Junho 1, 2019

 

 

 

Já passaram várias semanas desde que a nossa casa foi pintada no interior.

«Nos entretantos» aconteceram várias coisas que fizeram com eu me afastasse um pouco aqui no blog, andei sem paciência e inspiração para escrever e só agora me sinto realmente motivada a partilhar com vocês algumas dicas para quem está a passar obras e/ou tenciona de futuro dar um upgrade à casa 🙂

Em primeiro lugar preparem-se psicologicamente para viver com a casa num caos durante dias, ou até semanas, dependendo do que se pretenda fazer.

Por aqui tudo foi retirado do lugar, até mesmo dentro de armários e gavetas eu tirei tudo, limpei e arrumei novamente, como já vos mostrei em:

 

Organização e Limpeza • Interior de Móveis

 

No caso de armários fechados são tarefas que se podem fazer nos dias antes das pinturas, pois não interfere. Ou então depois de já ter tudo pronto em casa.

O que pedi aos pintores foi que fizessem as coisas por fases: primeiro os quartos e respectivas casas de banho, e só depois disso o hall, a sala, cozinha, lavandaria e garagem.

Para quem questionou acerca da necessidade de estar já a pintar uma casa relativamente nova, durante este último inverno tivémos um problema num tubo do recuperador de calor, e as paredes da sala ficaram bastante manchadas, como de pode ver na foto abaixo. Com os móveis e quadros colocados no lugar nem se apercebia, mas depois de tudo retirado notava-se bem:

 

Nas fotos do início do post realmente parece que as paredes estão óptimas [as fotos foram tiradas antes de pintar], mas vendo mais em pormenor em certos locais tinha enormes manchas. Aproveitou-se ainda para dar pequenos retoques ao que era necessário.

Como disse acima as primeiras divisões a serem pintadas foram os quartos. O primeiro foi o quarto dos brinquedos, que depois de estar pronto comecei logo a colocar lá tudo o que consegui, desde decorações, pequenos móveis, cadeiras da sala, enfim, tudo o que consegui tirar no sítio coloquei nessa divisão:

 

 

 

Tirei as fotos logo no início quando comecei a levar as coisas, no final estava mesmo atestada!!!!

Já nem se conseguia lá entrar dentro 🙂

Bem, depois dos quartos estarem prontos [não tenho fotos pois andei com um stress tamanho que nem vos conto…], passou-se para as áreas comuns: sala, cozinha, lavandaria e garagem.

Era o que demorava mais tempo e como são divisões onde andamos sempre acaba por ser mais incómodo.

Ah, esqueci-me de referir que quando os quartos foram pintados tinha um colchão colocado na sala. Quando o quarto do meu filho foi pintado ele dormir na sala, depois foi a minha filha e no final eu e o meu marido, cada dia calhou a um!

Tudo foi muito bem isolado, os móveis que eram muito pesados e que não se tiraram da divisão foram todos muito bem tapados e protegidos, bem como o chão:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como se pode perceber é a confusão geral, e habitar numa casa assim, mesmo que seja durante poucos dias, é sempre muito stressante. Ainda para mais se forem pessoas como eu que precisa mesmo de organização e limpeza para conseguir viver!!!!! 🙂

Mas tudo se resolve!

E depois o resultado final é mesmo muito compensador!

Desde vez optei por escolher um tom de tinta ligeiramente mais escuro do que o que tínhamos anteriormente.

Mantive o tom creme, casca de ovo, pérola, chamem-lhe o que quiserem, mas de modo a que se notasse mais significativamente a diferença entre a parede e o tecto branco.

 

 

Na foto abaixo consegue perceber-se essa diferença.

É um tom muito semelhante aos nossos roupeiros e portas:

 

 

Depois da parte das pinturas seguiu-se mais algumas alterações, mas de decoração.

Quadros e espelhos de grandes dimensões que tencionava mudar de sítio na sala, mas que é assim uma carga de trabalhos pois são peças muito pesadas.

Outra alteração foi a colocação de papel de parede na lavandaria, que irei partilhar com vocês amanhã 😉

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
20
9 Responses
  • Stef Guedes
    Junho 1, 2019

    Ai Luisa que a minha casa também esta a precisar e pelo mesmo motivo que a tua, depois aparecem marcas de maos nas paredes, manchas q n se sabe como foram la parar, mas só de olhar para o estado em como estava a tua, ate perco a vontade, mas é como tu dizes, no final é compensador.

    Bjinhos

  • Rute
    Junho 3, 2019

    a junta a isso tudo posso acrescentar que foi o meu marido a pintar antes da páscoa. 3 divisões apenas… era o caos com 2 crianças pequenas. Mas tudo se resolveu e agora compensa.

  • Anabela Bispo
    Junho 3, 2019

    Passei pelo mesmo pesadelo o ano passado, não é fácil, mas no final é muito bom ficarmos com tudo limpo e arrumado:)

  • Elisabeth de Sá
    Junho 16, 2019

    Bom dia Luísa. Também vou ter pinturas em casa (apartamento). Como fizeste com os teus gatinhos ? Tenho três, e, gostava que ficassem o menos ansiosos possíveis. Serão pessoas estranhas a entrar e sair. Existe sempre o risco dos pintores abrirem janelas ou então com a sua curiosidade felina, quando abrirem a porta, saírem para a zona do elevador. Estamos a adiar as pinturas desde o ano passado, por causa deles, até porque não gostaríamos de os prender numa divisão.

    Grata pela tua atenção. Um beijo.

    • Luísa Alexandra
      Junho 17, 2019

      Olá Elisabeth 🙂
      No nosso caso não houve esse problema. A nossa casa tem duas zonas distintas e que podem ser separadas sem problema. Na primeira fase em que se pintou a zona dos quartos os trabalhadores entravam e saiam pela porta da frente, e eu mantinha fechada a porta da sala pelo que não tinham acesso a essa zona da casa e era aí que os gatos estavam. Na segunda fase em que passaram para a cozinha, lavandaria e garagem o acesso era feito pela porta das traseiras, e os gatos estavam na zona dos quartos, sem acesso aos pintores. Quando não existe esta possibilidade de divisão o que acho aconselhável é estarem fechados numa divisão, o que vai acontecer apenas durante umas horas, depois quando os trabalhadores sairem já os podes deixar andar pela casa. Os gatos não são de confiança, todo o cuidado é pouco…..

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *