Verniz Gel

Viagem Romântica ao Porto [Locais a Visitar e lista de Restaurantes]

Segunda-feira, Junho 10, 2019

 

 

Recentemente viajámos até ao Porto.

O Norte de Portugal é para nós uma zona de grande estima, sempre que necessitamos de um tempo de casal, para namorar e descansar, é para onde costumamos rumar 🙂

Foi uma viagem romântica, só para mim e para o meu marido, os meninos ficaram com os Avós.

Escolhemos o Palácio do Freixo para ficar, um hotel lindo, mesmo muito romântico, com paisagens fantásticas, um espaço enorme para grandes caminhadas de mão dada, uma vista para o rio Douro incrível e muito sossego.

Como já é costume, eu gosto sempre de traçar um roteiro para tentar aproveitar ao máximo a zona que vamos visitar.

Faço uma lista de locais de interesse para nós, restaurantes ao nosso gosto e peço sempre ajuda ao hotel onde vamos ficar instalados. Normalmente enviam sempre boas sugestões da zona, o que é óptimo pois facilita depois a escolha.

Neste caso não foi excepção, e achei por bem partilhar aqui com vocês todas essas informações. Claro que cada pessoa tem o seu gosto pessoal, há quem prefira visitar locais culturais, outros optam por espaços ao ar livre, outros ainda por actividades mais lúdicas, também depende muito de com quem se viaja. No nosso caso, que fomos apenas os dois, escolhemos só mesmo o que nos interessava, mas sem horários ou compromissos com nada. Visitámos o que quisemos, sem obrigação de nada, não nos sujeitamos a filas ou multidões [o que posso dizer que em certas zonas do Porto, como o Magestic ou a livraria Lello, é difícil, daí que não tenhamos visitados estes espaços no interior], e descansamos imenso, apesar de todos os quilómetros a pé que fizemos, mas isso serve também de descanso, principalmente da mente! 😉

Apreciar o que nos rodeia, conversar muito, visitar igrejas que tanto gostamos, comer bem e beber ainda melhor 😉 😉 😉

Andamos de teleférico, passamos pontes, percorremos ruas estreitas, caminhamos à beira rio, tanta coisa agradável!!!!

 

O vídeo começa com imagens da Costa Nova, perto de Aveiro, pois calhou em caminho. Nós saímos de Fátima, até chegarmos ao Porto perto da hora de almoço tivemos perfeitamente tempo de ir conhecer mais alguma coisa, e escolhemos a Costa Nova. Uma zona muito típica com as casas de fachadas às riscas! Giríssimo!

Gravei poucos locais, pois como perceberam no vídeo fiquei sem bateria logo no segundo dia 🙂

Sinceramente nem era para fazer vídeo, mas gosto de ficar assim com um registo para memória futura 😉

Mostrei poucos locais no Porto, mas visitámos muitos mais que não aparecem e que são mesmo muito bonitos, por isso mesmo deixo uma enorme informação abaixo, para que possam escolher o que mais vos agrada, e também se tiverem outras sugestões de locais na zona a visitar, bem como de restaurantes, por favor digam-me tudo nos comentários! Tencionamos ir mais vezes ao Porto e todas as informações são bem vindas 😉

 

A informação que vos deixo abaixo foi-me facultada pelo Pestana Palácio do Freixo, a quem muito agradeço a ajuda na programação da nossa visita!

É evidente que não conseguimos visitar tudo, aliás nem era essa a nossa intenção pois existem locais que não são propriamente do nosso interesse e outros ainda que já conhecíamos.

A esta lista acrescento ainda os passeios no rio Douro. Nós já fizemos em anos anteriores e são realmente muito agradáveis. A subida do Douro até à Régua é gíríssimo, regressa-se depois de comboio novamente ao Porto, mas é uma viagem que ocupa um dia inteiro.

A visita às caves de Vinho do Porto também é muito interessante, mas demorado. Já tínhamos feito também anteriormente tanto no Porto como na Régua.

Uma dica que vos deixo para aproveitar ao máximo a beleza do Porto é andar a pé. Nós fizemos praticamente tudo no centro a pé, posso dizer que só num dia andamos 12 quilómetros!!! Mas faz-se muito bem pois são locais lindos, os jardins são magníficos e muito bem cuidados, o Porto está mesmo de parabéns!

 

Locais a Visitar [por ordem alfabética]

• Alfândega

• Avenida dos Aliados

• Café Majestic

• Casa da Música

• Casa do Infante

• Caves de Vinho do Porto

• Clérigos

• Estação de Comboios de São Bento

• Foz/Ribeira

• Fundação Serralves

• Igreja de São Francisco

• Igreja do Carmo

• Livraria Lello

• Miguel Bombarda

• Mosteiro Serra do Pilar

• Museu Soares dos Reis

• Palácio da Bolsa

• Palácio de Cristal

• Pontes

• Parque da Cidade

• Rua de Santa Catarina

• Sé Catedral

 

• Alfândega – Dominando a margem esquerda do rio Douro, no caminho para a Foz, o edifício da antiga alfândega é um espaço de referência da cidade. Construído na segunda metade do século XIX, por projecto do arquitecto francês Jean Colson, este imponente edifício é prova da intensa actividade comercial da cidade, sobretudo ligada ao comércio do Vinho do Porto. Requalificada pelo arquitecto Eduardo Souto Moura, a antiga Alfândega acolhe agora o Museu dos Transportes.

 

• Avenida dos Aliados – Enquadrada por belos edifícios, quase todos em granito, a Avenida estende-se desde o edifício dos Paços do Concelho até quase à imponente Estação de Caminho de ferro de São Bento. Na Praça da Liberdade encontra-se a estátua de D. Pedro IV. A recente renovação urbanística foi dirigida pelo arquitecto Siza Vieira.

 

Café Magestic – Inaugurado em 1921, é um dos mais belos exemplos de Arte Nova no porto e um dos mais bonitos cafés de Portugal. Uma exuberante fachada, paredes, tectos de estuque decorados e espelhos são alguns dos requintes de outras eras que aqui ainda podem usufruir. Encerra ao Domingo.

 

Casa da Música – Desde a sua construção, esta impressionante sala de espectáculos moderna tornou-se num icon da cidade. O invulgar edifício foi desenhado pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas para o projecto Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, no entanto a construção terminou apenas em 2005. É um símbolo emblemático do Porto moderno e cosmopolito.

 

Casa do Infante – Dizem que o Infante D. Henrique nasceu nesta casa em 1394, e existe uma placa de pedra datada de 1894 a testemunhar o seu nascimento 500 antes. Actualmente o edifício armazena os arquivos da cidade, incluindo o certificado de baptismo do Infante D. Henrique.

 

Caves de Vinho do Porto – Atravessando a Ponte D. Luís I existem várias caves de vinho do Porto onde é possível descobrir a arte de produção de vinho e aproveitar para fazer uma (ou mais) degustações! Os horários gerais de abertura são: 10 às 12H00 e 14H00 às 17H30. Aconselhamos a Grahams ou Calém. São ambas excepcionais tanto pelas suas interessantes visitas como pelo espaço em si.

 

Clérigos – Este é um dos principais monumentos da cidade e talvez o seu mais conhecido ex-libris. Construído em estilo barroco no século XVIII, a Torre da Igreja dos Clérigos é visível num raio de vários quilómetros. O seu arquitecto foi o italiano Nicolau Nasoni, responsável por outras obras na cidade.

 

Foz/Ribeira – Um dos trunfos desta cidade é a sua zona da Ribeira até à Foz do Douro. Para a poder apreciar devidamente viaje no centenário “eléctrico” que sai da Praça do Infante e vai até ao jardim do passeio Alegre, às portas da elegante Foz. Daí em diante, pode sempre continuar a pé, pelo bonito passeio marítimo.

 

Igreja de S. Francisco – A construção desta magnífica igreja começou em 1245 e foi concluída apenas em 1425. É o único exemplo de arte gótica na cidade do Porto. Devido às decorações excessivas o clero ficou tão chocado que não realizaram mais serviços de missa regulares. O impressionante interior contem cerca de 600 kilos de ouro e catacumbas invulgares. (Aberto diariamente das 9 às 18H)

 

Igreja do Carmo – Construída em 1756 é considerado um exemplo de arquitectura barroca. Os azulejos da fachada foram completados por Silvestre Silvestri em 1912. A casa que separa a Igreja do Carmo da Igreja das Carmelitas foi habitada até 1980 e foi construída devido à lei que exigia que igrejas não podiam partilhar paredes – e também para assegurar a castidade das freiras e dos monges. (Encerrada Sábado e Domingo à tarde).

 

Livraria Lello – Inaugurada em 1906 preserva todo o charme de então. Forrada a madeira, com uma extraordinária escadaria bifurcada e um belíssimo vitral bem ao gosto da época, esta Livraria faz-nos viajar no tempo.

 

Miguel Bombarda – Rua repleta de galerias de arte contemporânea. Maioria encerra aos Domingos e às Segundas

 

Mosteiro Serra do Pilar – Construído em 1538 este mosteiro é agora quartel militar e tem uma vista panorâmica sobre a cidade. O Mosteiro é aberto ao público apenas para a missa de Domingo, às 11H.

 

Museu Soares dos Reis – Museu elegante dedicado às artes. Fundado em 1833, foi o primeiro museu a salvaguardar as artes históricas dos conventos que fechavam as suas portas. (Encerra às Segundas)

 

Palácio da Bolsa – O antigo edifício da Bolsa, é classificado Património Mundial pela UNESCO. Este edifício neo-clássico contém belas salas que poderão ser visitadas diariamente. (9H00 às 18H30)

 

Palácio de Cristal – Edifício semicircular de cúpula verde, o chamado Palácio de Cristal, foi inspirado no Crystal Palace de Londres e foi inaugurado em 1865 para receber a grande Exposição Internacional do Porto. Magníficos jardins de concepção romântica envolvem o pavilhão e são um local ideal para descansar enquanto desfrute de uma paisagem única do Rio Douro.

 

Parque da Cidade – O parque da cidade tem cerca de 306 hectares de espaços verdes desenhados pelo arquitecto Sidónio Pardal.

 

Pontes – Porto é privilegiado com 6 bonitas pontes, que poderão ser apreciadas com um cruzeiro com duração de 50 minutos. Uma das principais pontes é a D. Luís desenhada pelo discípulo de Eiffel, e construída entre 1881 e 1886 – resultado de um concurso aberto pelo governo para a construção de uma ponte de ferro.

 

Rua de Santa Catarina – Quem pretenda fazer compras não pode deixar de ir à Rua de Santa Catarina. É a artéria mais comercial da cidade. Mas há quem vá à Rua de Santa Catarina, hoje vedada ao trânsito, apenas para passear ou para tomar um café.

 

Estação de Comboios de São Bento – Inaugurada em 1915, é considerada uma das mais belas estações ferroviárias do mundo. Concebida pelo arquitecto Marques da Silva, impressiona pela imponente fachada granítica, em claro contraste com a leveza da decoração do átrio principal coberto por cerca de 20.000 azulejos tradicionais portugueses.

 

Sé Catedral – Construído de granito cinzento no século 12, foi sujeita a várias intervenções ao longo dos séculos XVII e XVIII. O Italiano Nicolau Nasoni foi responsável pela fachada lateral. Do traçado original, mantêm-se as torres da fachada, a admirável rosácea e o corpo central de três naves.

 

Fundação Serralves – O Museu de Arte Contemporânea, do arquitecto Siza Vieira apresenta trabalhos de artistas nacionais e internacionais. A Casa de Serralves foi construída nos anos 30 e é um dos melhores exemplos de arte deco na Europa. Os jardins de Serralves têm uma área de mais de 18 hectares, com magníficos jardins, quintas e até bosque.

 


Restaurantes:

 

Assinatura:

– Palatium (https://www.pestana.com/uk/hotel/freixo-palace/dining)

 Paparico (http://www.opaparico.com/index.php/en )

– Antiqvvm (http://antiqvvm.pt )

 Cafeína http://www.cafeina.pt )

 

Restaurantes nas Caves de Vinho do Porto:

– Vinum (http://www.vinumatgrahams.com/)

– Barão Fladgate (http://www.baraofladgate.com/)

– The George (http://thegeorge.pt/)

 

Carne:

– RIB Beef & Wine (https://www.pestana.com/uk/hotel/pestana-porto/dining )

– Traça (http://www.restaurantetraca.com)

 

Tradicional:

– Terreiro ( https://www.tripadvisor.com/Restaurant_Review-g189180-d8430336-Reviews-Terreiro-Porto_Porto_District_Northern_Portugal.html)

– Adega de São Nicolau (https://www.zomato.com/pt/porto/adega-s%C3%A3o-nicolau-ribeira/photos)

– Taberna dos Mercadores (https://www.tripadvisor.com/Restaurant_Review-g189180-d7056678-Reviews-Taberna_dos_Mercadores-Porto_Porto_District_Northern_Portugal.html)

– Escondidinho – https://www.escondidinho.pt/

– Casarão do Castelo – http://www.casaraodocastelo.com/casarao-do-castelo/

 

Peixe/Marisco:

– 5 Oceanos (http://matosinhos.5oceanos.pt/en)

– Marisqueira Esplanada “ A Antiga” ( https://www.esplanadamarisqueira.com/ )

 Wish (sushi) – https://www.zomato.com/pt/porto/wish-restaurante-sushi-foz/photos)

 

Francesinha & snacks/tapas:

– Cervejaria Brasão (https://www.zomato.com/pt/porto/brasão-cervejaria-aliados-baixa/photos)

– Casa Pasto da Palmeira (https://www.zomato.com/pt/porto/casa-de-pasto-da-palmeira-foz/photos)

– The Wine Box (http://thewineboxporto.com/)

 

Italiano:

– Puro 4050 (https://www.zomato.com/pt/porto/puro-4050-ribeira/photos )

– Portarossa (http://www.cafeina.pt/pt/Portarossa )

– La Ricotta (https://laricotta.pt/)

 

Vegetariano:

 Essência (http://www.essenciarestaurantevegetariano.com).

– Fava Tonka (https://www.favatonka.pt/)

– Da Terra (https://www.daterra.pt/)

 

Print Friendly, PDF & Email
10
6 Responses
  • nina
    Junho 10, 2019

    Obrigada Luísa!
    Foste uma ajuda preciosa! Já não vou ao porto a muitos anos e a minha filha pediu para lá ir nestas férias! Já fiquei com a lista feita!

    Bjs

  • Laura Dias
    Junho 11, 2019

    Olá Luísa
    Uma cidade maravilhosa, eu cresci na zona ribeirinha do Porto, é linda, tens de vir no São João é fabuloso.
    Muitas Felicidades
    😘

    • Luísa Alexandra
      Junho 11, 2019

      Beijinhos, vocês são sempre tão simpáticos que é um prazer regressar!

  • Maria João Vasconcelos
    Junho 11, 2019

    Olá querida Luísa,
    Obrigada pela divulgação da minha cidade maravilhosa Porto.
    Tem sempre tanto que visitar, que descobrir e és uma excelente cicerone!

    Quem na próxima não nos podemos encontrar para um Porto?!
    BJs & Bem hajas

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *