Geralmente não cozinho receitas que não goste.
Salvo algumas excepções.
Marmelada é uma delas.
Nunca gostei de marmelada, apesar de a ter todos os anos caseira, feita pela minha Avó.
Não gosto da textura dos marmelos.
A marmelada, mesmo quando muito apurada e de cortar à fatia, tem sempre uma textura rugosa, e isso não me agrada.
No entanto todos os anos costumo fazer pois os meus Pais gostam bastante e, como nos oferecem sempre marmelos, transformam-se em marmelada.
Antes de colocar a receita deixo algumas considerações em relação ao doce:
Os marmelos maduros são os melhores para o doce, pois evitará aquele acre característico desta fruta;
Como fiz uma quantidade grande, que será para congelar, aumentei a quantidade de açúcar, se fizerem uma quantidade pequena para consumo imediato poderão utilizar a proporção do peso da fruta + metade do peso em açúcar ou um pouco menos ainda;
O açúcar e o limão têm o efeito conservante, ajudam a que a marmelada se conserve durante meses em perfeitas condições, desde que bem armazenada.
Pessoalmente prefiro sempre congelar, considero um processo mais fiável, mas conheço quem armazene na despensa em recipientes fechados e a marmelada aguente muito tempo assim. Neste caso é tradição colocar por cima da marmelada, depois de completamente fria, um pedaço de papel manteiga pincelado com aguardente ou vinho do Porto. É este ainda o processo que a minha Avó utiliza nos seus doces.
Pessoalmente prefiro sempre congelar, considero um processo mais fiável, mas conheço quem armazene na despensa em recipientes fechados e a marmelada aguente muito tempo assim. Neste caso é tradição colocar por cima da marmelada, depois de completamente fria, um pedaço de papel manteiga pincelado com aguardente ou vinho do Porto. É este ainda o processo que a minha Avó utiliza nos seus doces.
Eu sou um pouco esquisita com ingredientes preparados que se guardam muito tempo na despensa, faz-me sempre confusão ver ali o doce tanto tempo ao “ar livre”, por isso congelo.
São opções.
São opções.
Ingredientes:
| 600 gr. de Marmelos
| 1 Limão
| 1 colher [de sopa] de Vinho do Porto
| 400 gr. Açúcar
Preparação:
Descascam-se os marmelos, retira-se o caroço central e cortam-se em pedaços.
Rega-se com sumo de limão.
Assim que entram em contacto com o ar oxidam e ficam escuros, é normal.
Coloquei apenas 600 gr. de marmelos de cada vez no copo da Bimby, para não correr o risco de sair para fora.
Adicionei uma casca de limão, uma colher de sopa de vinho do Porto e o açúcar.
Programa-se 30 min., vel. colher inversa, temp. 100º.
No final verifica-se se os marmelos estão bem cozinhados. Basta espetar um garfo se facilmente se partirem estão no ponto, irá depender também do amadurecimento dos mesmos.
Retira-se a casca de limão, coloca-se a tampa e tapa-se bem com o copinho e um pano e tritura-se 1 min., vel. 5-7-10 até ficar um puré bem cremoso.
Retira-se o copinho, por cima da tampa coloca-se o cesto para evitar salpicos e programa-se 15 min., vel. 1, temp. 100º para apurar a marmelada.
Transfere-se para recipientes de congelação, no caso de quererem congelar, ou para frascos.
•
Segue-me:
Histórias e Aromas
Outubro 10, 2014Também não gosto de marmelada, mas uns belos marmelos cozidos com açucar não dispenso.
Tb temos por hábito fazer marmelada neste tempo, hoje vai sair doce de tomate.
Essa marmelada ficou com uma cor linda!
Beijinho
Bom Fim de Semana
Cláudia L.
Marisa Valadas
Outubro 10, 2014Não gosto de marmelada, mas o marido adora, e a tua tem aquele aspecto que dá mesmo vontade de barrar numa fatia de pão!
Anónimo
Outubro 10, 2014Muito bom aspecto. Eu costumo fazer marmelada e cozo os marmelos com casca o que, para além de dar muito menos trabalho, gosto mais do sabor e da consistência. No entanto, fiquei curiosa com a tua receita pois nunca tinha visto adicionar a casca do limão e o vinho do Porto. Para a próxima vez vou experimentar colocar também 😉
Bom fim de semana.
Ana Florêncio
Fátima Fonseca
Outubro 10, 2014Tem bom aspeto!
São Ribeiro
Outubro 10, 2014Gosto tanto mas nunca me deu para fazer
Essa ficou uma maravilha
Bom fim de semana
bjs
Cozinha de Mulher
Outubro 10, 2014A carinha tá linda..
E o sabor com certeza deve ter ficado tudo de bom e mais um pouco..
Como sempre receitinhas de encher os olhos né?
Estava com saudades!!
Beijinhos
Liz Martins
Outubro 10, 2014Bom dia
Por uma questão de sabor, não aprecio marmelada e prefiro antes goiabada. No entanto, desta marmelada sou capaz de passar a gostar. Vinho do Porto e limão são novidades que podem fazer toda a diferença.
Em momento oportuno, perguntei-lhe onde podia adquirir os produtos da Dulcis. Entretanto, encontrei aqui no site uma postagem que nos remete para o facebook da marca.
Bom fim de semana, minha querida. Um beijo.
Luísa Alexandra
Outubro 10, 2014Obrigada Liz. Nunca provei goiabada, encontras as goiabas cá em Portugal?
Desculpa se não respondi à questão da Dulcis, tento sempre responder às perguntas que me deixam mas nem sempre me é possível!
Liz Martins
Outubro 10, 2014Não te preocupes, compreendo que nem sempre podes responder a todas as perguntas. Pela tua disponibilidade e simpatia, tens sempre muitas solicitações.
Já vi goiabas à venda, principalmente no Jumbo. Mas. geralmente compro feita, importadas do Brasil (são as melhores, como por exemplo as da Globo). Será uma questão de experimentar, futuramente, não na Bimby, mas na minha Mouliness Cuisine Companion, que está a corresponder às minhas expectativas.
Mais uma vez, bom fim de semana. Um beijo.
Luísa Alexandra
Outubro 10, 2014Sabes que ando mesmo muito curiosa com essa Moulinex… estás a gostar?
Liz Martins
Outubro 10, 2014Na altura que compramos (eu e o meu mais que tudo), estivemos em dúvida entre a Bimby e a Mouliness, que tinha acabado de ser lançada. Consultamos vários fóruns e com excepção da balança que vem à parte (apesar de ser muito atractiva), a Mouliness era superior, principalmente em relação ao barulho (muito menos que a bimby) e à trepidação que faz dela uma máquina muito consistente. Tem os mesmos acessórios que a bimby.
Consulta este site: http://www.cuisinecompanion.moulinex.pt/. Terás uma ideia mais completa.
Quanto às receitas, existem dois livros: o 1º livro, o maior vem escrito em espanhol e português, e, na minha opinião a tradução portuguesa tem muitos erros. O 2º livro, com comida tradicional portuguesa, é o melhor e aquele que consulto quase diariamente. No site, podes ver algumas receitas. Hoje, experimentei uma receita de frango que no livro é com coelho, em que se cozinha por cima, no cesto à vapor, ao mesmo tempo batatas e legumes. O meu marido experimentou recentemente iogurte, que ficou muito bom.
Convencida ? Fica bem, minha querida. Um beijo.
Luísa Alexandra
Outubro 11, 2014Muito obrigada pelas explicações, ando mesmo interessada nela 🙂
Sunflower
Outubro 10, 2014Que cor tão bonita, a dessa marmelada!
Carla Oliveira
Outubro 10, 2014Não sou fã de marmelada, nem nunca sequer comi um marmelo…hehe..por aqui não se encontra muito. No entanto, ficou com uma cor muito bonita.
beijinhos
Cozinha Caseira
Outubro 10, 2014Eu gosto muito de marmelada, mas é raro comer. A tua ficou com muito bom aspeto e com uma textura bem cremosa.
sónia alexandra
Outubro 11, 2014Olá Luisa
A tua Marmelada ficou com uma cor e aspeto lindo,hum… bjs
http://ocantinhodasnia.blogspot.pt/
Avelã
Outubro 12, 2014Também não gosto da textura estranha da marmelada… Apesar de ser muito gira essa coisa de fazer caseira e não sei quê, não me sinto tentada, até porque tenho quem me dê caseira e não quero porque não me agrada mesmo. Há gente que gosta muito com queijo, para mim ainda é pior… A minha avó está sempre a falar-me de quando fazia malgas de marmelada, muitas, e depois punha na janela a arrefecer 🙂 E que uma altura uma vizinha grávida foi-lhe pedir uma malguinha de marmelada que tinha visto à janela e queria tanto hahaha 🙂
Essa parece muito boa, que giro que deve ser fazer na bimby 🙂
Luísa Alexandra
Outubro 12, 2014A marmelada deve ser dos doces mais antigos, sempre que a faço também me recorda a minha Avó pois foi uma receita que sempre a vi fazer e perto da casa dos meus Avós existem vários marmeleiros, ou seja marmelos nunca por lá faltam!
Sónia Rato
Novembro 1, 2016Ola Alexandra este ano fiz novamente marmelada com a receita do livro de base e fica um pouco ácida? Acha que pode ser da qualidade dos marmelos? Obrigada
Luísa Alexandra
Novembro 2, 2016Olá Sónia. Provavelmente usaste marmelos que não estariam ainda bem maduros, será?