


Até agora praticamente todas as pessoas que visitam a nossa casa nova me perguntam se não temos exaustor 🙂
Isto porque o exaustor que escolhemos não parece mesmo nada um exaustor.
Foi colocado por cima da placa de indução, evidentemente, na ilha no centro da cozinha, mas está incorporado numa saliência do tecto, que acompanha o tamanho da ilha e da mesa de cozinha, que é agarrada à ilha, e parece mais um sistema de iluminação do que propriamente um exaustor.
Foi o que mais gostei nele.
Quando a cozinha foi projectada eu referi que não queria um exaustor que tapasse a vista da cozinha, pois a ilha está mesmo no centro da cozinha, em frente a uma enorme janela, e um exaustor de chaminé tradicional iria ficar a tapar tudo, além de que quem cozinha diariamente sabe o irritante que é ter um exaustor ali perto da cabeça que uma pessoa nem se consegue chegar á frente que bate logo com a cabeça no exaustor. É irritante e fica esteticamente feio, na minha opinião.
Foi-me então aconselhado este tipo de modelo, que apesar de ser bastante moderno, se enquadrou muito bem na estética da cozinha.
Tem um excelente poder de exaustão, puxa bem todos os cheiros, mesmo o cheiro de fritos mais intenso desaparece assim que ligo o exaustor.
É da Frasa, podem ver o modelo e toda a informação AQUI.
Ainda não posso referir se interfere com o recuperador de calor, só quando passar o Outono e Inverno e começarmos a acender a lareira regularmente é que dará para perceber se consigo ter o exaustor ligado com a lareira acessa ou se poderá puxar o fumo, como por vezes acontece.
Tem quatro focos de luz, como podem ver na foto abaixo:


Estando colocado no tecto, funciona através de um comando remoto que tem as funções de ligar e desligar, aumentar ou diminuir o funcionamento da exaustão, acender as luzes e um timer que permite que se desligue automaticamente passado 10 minutos. Esta função torna-se bastante prática pois quando termino de cozinhar basta clicar no botão do timer e já não tenho que me preocupar em desligar o exaustor, passados 10 minutos ele desliga-se.

A sua limpeza também é fácil.
Tenho que me colocar em cima de um banco para lá chegar acima, é a parte chata, mas nestas coisas “não há bela sem senão!”
Também nem tudo pode um mar de rosas 🙂
Basta puxar o vidro para baixo, o que me fazia alguma confusão logo ao início pois parecia mesmo que aquilo iria cair tudo, mas agora já estou habituada!
Tem os filtros que são laváveis, mesmo á máquina, retiram-se, lavam-se e colocam-se de novo.
Limpo-o com um desengordurante, depois passo com um desinfectante, de momento uso ESTE, e por fim com um pano seco para ficar sem manchas.
Basta fechar e está pronto a usar.
Este exaustor tem ainda um indicador de limpeza de filtros, creio que quando chega a 100 horas de funcionamento acende uma luz vermelha, sinal que é preciso limpar os filtros. Eu costumo limpar todas as semanas, ou de duas em duas semanas este tipo de limpeza mais profunda.


•
Discover more from Luísa Alexandra
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Cristianne Alves
Setembro 17, 2015Adorei! Não conhecia! Numa Proxima cozinha vou pensar no assunto!
Le Bonheur de la Cuisine
Setembro 17, 2015Lindo o teu exaustor, ja deu pra ver que tudo foi pensado ao pormenor!
Ana G. Neves
Setembro 17, 2015Não conhecia. Adorei o modelo! 🙂
Beijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Elsa
Setembro 17, 2015É muito bonito esse exaustor, e já agora faz muito barulho quando trabalha?
Luísa Alexandra
Setembro 17, 2015Obrigada Elsa. Esqueci-me de referir no post acerca do ruído, praticamente não se nota o seu funcionamento em velocidades baixas, se for nas velocidades máximas já se nota ruído, mas é o barulho normal de um exaustor. Faz muito menos ruído que o anterior que tinha.
Filipa
Setembro 17, 2015Olá Luísa,
Adorei!
E sendo do tamanho da ilha também consegues usar para o vapor da bimby, por exemplo?
Filipa
Luísa Alexandra
Setembro 17, 2015Filipa o exaustor é do tamanho da placa de indução, a minha é das grandes, de 90 cms.
Como o exaustor puxa os vapores pelos orifícios laterais serve também para a Bimby, Actifry ou outro eletrodoméstico que tenha perto da placa de indução sim.
Até mesmo quando acendemos a churrasqueira, que é na rua, se eu deixar a janela que está em frente ao lava louças aberta e entrar algum fumo ou simplesmente o cheiro dos grelhados e ligar o exaustor em poucos minutos desaparece tudo.
a vida no paraíso
Setembro 17, 2015Gostei muito desta solução de exaustor é super discreto e elegante, e pelo que percebi muito eficiente!!
Será que também pode ser aplicado num móvel de cozinha tradicional (sem ser ilha)?..
Mais uma vez Parabéns pelo bom gosto, são estes pormenores que fazem toda a diferença.
Beijinhos do Paraíso "-"
Luísa Alexandra
Setembro 17, 2015Para já estou a gostar imenso, mas também mudámos há quatro meses, ainda é pouco tempo para conseguir ter uma opinião concreta, nestas coisas é preciso usar durante mais tempo e em todas as alturas do ano. Por exemplo agora no Outono e no Inverno irei usar muito mais o exaustor do que no verão em que as refeições são mais leves e muito à base de grelhados…
Creio que poderá ser aplicado em móvel sim, eu optei por ter o tecto um pouco rebaixado em toda a área da ilha, para fazer um efeito diferente na cozinha, o "caixote" onde o exaustor encaixou é de pladur mas se eu preferisse poderia ser colocado directamente no tecto, aquela saliência foi feita propositadamente. Sendo inserido num móvel o efeito creio que será o mesmo…
Natercia Ramalho
Setembro 17, 2015Luísa!
Adorei como tudo o que compras reina o teu bom gosto…um beijinho e muita saúde para te gozares de tudo.
Susana Machado
Setembro 17, 2015Muito giro!!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
Patrícia Pinheiro
Setembro 18, 2015muito util esse aviso de luz quando precisa ser lavado!
Anónimo
Setembro 21, 2015Adorei, não conhecia. Se a casa for "open space" talvez quando acender o recuperador faça sair fumo. Pelo menos no meu (diferente desse) acontece, mas só na fase em que está a acender, se ligar o exaustor depois de a lareira bem acesa já não acontece. Em minha casa e esse o truque 🙂
Luísa Alexandra
Setembro 21, 2015Obrigada.
A cozinha e a salada são divididas mas com portas de correr grandes que geralmente estão sempre abertas.
Anónimo
Setembro 22, 2015Sim é como a minha, como estão sempre abertas até me esqueço que tem portas 🙂
Elsa
Novembro 19, 2015E em termos de preço, é upa, upa?
Ana Rita Espinola
Outubro 7, 2017Boa tarde, gostei do seu exaustor mas não consigo ver onde o comprou pode dar me o site? E também queria sua opinião?
Luísa Alexandra
Outubro 7, 2017O exaustor comprei à empresa que me fez os móveis da cozinha.
Cristina
Dezembro 9, 2017Boa noite, estou a pensar colocar um exaustor deste tipo 🙂 Contudo, não queria rebaixar o tecto. Foi lhe aconselhado rebaixar mesmo o tecto ou tiveram que fazer para colocar o motor do exaustor? Obrigada 🙂
Luísa Alexandra
Dezembro 9, 2017Cristina o tecto foi rebaixado por opção pessoal, mas além desta parte mais baixa o tecto principal também é de pladur e tem imenso espaço por cima (dá para uma pessoa andar em pé lá por cima). Para este tipo de exaustor é sempre necessário um tecto falso onde ele encaixe.
Paulo Santos
Dezembro 15, 2017Bom dia!
Acha que compensa comprar o de 1.20m.
Qual na sua opiniao é esteticamente melhor?
O de inox ou todo branco.
Obrigada
Luísa Alexandra
Dezembro 15, 2017Paulo o exaustor é escolhido de acordo com a placa que se tem. Visto que a minha placa é de 90 cms tinha mesmo que optar pelo exaustor maior, que na minha opinião até é o mais bonito devido ao seu formato, mas nesse assunto cada um escolhe o que mais gosta, os gosto não se discutem!
Os meus electrodomésticos são praticamente todos de inox, por isso optei pelo inox, que é o que mais gosto.
Paulo Santos
Dezembro 15, 2017Então escolheu o de 1.20m.
O de 1.20m tem 4 lampadas led enquanto que o de 0.90m tem 3.
Diga me uma coisa, a luz apaga se estiver a funcinar o exaustor? Consome muito?
Obrigada
Luísa Alexandra
Dezembro 15, 2017A luz pode estar acessa com o exaustor em funcionamento ou desligado. Eu raramente a acendo pois tenho bastante luz na cozinha, mas dá para se acender apenas as luzes do exaustor se for necessário. Tem um comando [tipo o de uma televisão] e com ele dá para se ligar o que se pretenda no exaustor e controlar a potência. Não te sei dizer se consome muito, mas creio que não. Cá em casa é tudo eléctrico [não temos sequer ligação de gás dentro de casa] e os consumos são os normais para uma casa com esta área. Além de todos os electrodomésticos que tenho em casa diariamente temos ainda as luzes exteriores ligadas à noite à volta da casa e o sistema de aquecimento é com bomba de calor, que é o que mais consome nos meses de frio, pelo que o consumo do exaustor é mínimo a comparar com os restantes equipamentos cá de casa.
Telma Teixeira
Julho 9, 2018Olá!
Qual é a potência desse exaustor?
Luísa Alexandra
Julho 9, 2018Não sei.
Ana Rita Espinola
Março 20, 2019Ola, onde comprou este exaustor?
Luísa Alexandra
Março 20, 2019Ana Rita foi comprado à empresa que nos fez a cozinha. São cá de Fátima.
Maria
Junho 17, 2019Boa tarde,
Eu e o meu marido acábamos de optar por um exaustor exatamente igual ao seu (no nosso projeto), e viemos à procura de feedback antes de o concretizarmos.
Agora que já passaram 4 anos, voltaria a optar por este modelo?
Luísa Alexandra
Junho 17, 2019Maria até hoje ainda não encontrei mais nenhum modelo de exaustor assim tão básico e que se enquadre tão bem no nosso tipo de cozinha. Seria novamente a minha escolha sem dúvida.
dario
Maio 14, 2020Boa noite tenho um igual que agora não consigo emparelhar o comando com o exaustor você consegue me ajudar
Luísa Alexandra
Maio 15, 2020O melhor é tentares no site da marca: https://www.frasa.eu/pt