Limpeza Sofás • Lavagem Capas

Sexta-feira, Março 31, 2017

Semanalmente faço a limpeza aos sofás cá de casa aspirando-os e passando com o Vaporetto para uma limpeza a vapor.

Em certas ocasiões é necessário uma limpeza mais aprofundada, mas na generalidade é assim que os limpo.

Desde que estamos nesta casa sinto mais necessidade de os limpar em profundidade devido aos nossos gatos. E também porque a sala de estar se tornou bastante mais movimentada do que quando morávamos na nossa casa anterior.

Esta casa é mais “vivida”, aproveitamos bastante mais e é normal que se suje também muito mais.

A semana passada resolvi retirar as capas dos sofás para lavar.

Sei que nem todos os sofás tem esta facilidade, mas as capas da parte inferior do sofá, onde nos sentamos, saem com facilidade. No outro sofá consigo tirar tanto as capas do assento como do encosto.

As capas cabem perfeitamente na minha máquina de lavar roupa por isso foram lavadas cá em casa. Escolhi um programa simples, a 30º, de modo a não danificar o tecido.

O “miolo” dos assentos limpei com o Vaporetto, mas deixei que penetrasse mais vapor para que ficasse bem desinfectado no interior. Depois deixei-as a secar o dia inteiro no exterior.

 

 

As capas depois de lavadas coloquei-as a secar à sombra, para não manchar.

Este meu estendal, do qual falarei mais em pormenor num outro post, foi feito por medida para um espaço que tenho na zona da churrasqueira. Como é coberto consigo ter a roupa a secar mesmo nos dias de chuva.

 

 

Depois de secas voltei a colocar as capas nos assentos e montei o sofá.

Esqueci-me de referir acima que lavei as capas dos assentos e também das almofadas pequenas, aproveitei e lavei tudo ao mesmo tempo.

O meu Bartolomeu Júnior teve logo que experimentar se o sofá estava em condições 🙂

 

 

 

 

Como costumam limpar os vossos sofás?

Gostam de tirar as capas para lavar ou não acham necessário?

 

Print Friendly, PDF & Email
29 Responses
  • Lília Ciríaco,
    Março 31, 2017

    Também tiro as capas e lavo igualmente na máquina, mas a frio porque são castanho escuro e tenho medo que fiquem russas e que escolham. Seria uma tragédia não conseguir voltar a encapar as almofadas
    Não consigo é desinfectante o interior da esponja porque não tenho máquina de vapor, mas já ando a namorar um Polti unico. Tenho visto os teus vídeos e estou mesmo tentada a oferecer-me um! Tenho a certeza que será dinheiro bem empregue 😉

    • Luísa Alexandra
      Março 31, 2017

      Lília eu sou fã absoluta da limpeza a vapor, por isso tenho vários electrodomésticos que me permitem fazer esse tipo de limpeza. Eu acho super úteis, mas evidentemente para quem aprecia e dá valor.

      • Anavieiras@gmail.com
        Setembro 17, 2017

        Olá luisa queria que me tirasse uma duvida os meus sofás sao brancos de tecido que acho que não dao para lavar na maquina tenho medo que encolhem depois o resyo do sofá não dá para por na máquina pena minha eu tenhp uma vaporettino lux da polti ela dá para lavar os sofás se der como faço numca a utilizei se puder ajudar agradecia bjs Ana Vieira

        • Luísa Alexandra
          Setembro 17, 2017

          Olá. Não conheço esse modelo da Polti, mas basta leres o livro de instruções da máquina para saber como o fazer.

  • Lília Ciríaco,
    Março 31, 2017

    *queria dizer “encolham” (estes correctores ortográficos…)

  • Maria Helena Gomes
    Março 31, 2017

    Os meus sofás são de pele da Divani Divani não dão para se tirar capas,limpo com um produto próprio e depois de seco aplico um produto para hidratar a pele! mas os sofás que dão para se tirar as capas são excelentes porque podem lavar-se e acaba por ser mais fácil de fazer! 🙂

    • Luísa Alexandra
      Março 31, 2017

      Em casa dos meus Pais também temos uns sofás que não dá para tirar as capas, por isso mesmo referi isso no post. Claro que cada um tem que adaptar a limpeza ao tipo de sofás que tem em casa.

      • Susana
        Setembro 26, 2018

        Olá, os meus sofás são em tecido e as capas não saem. Infelizmente um gato vadio entrou na sala e marcou território deixando um cheiro insuportável a xixi. Já limpei várias vezes mas o cheiro persiste. Que aconselha?

        • Luísa Alexandra
          Setembro 27, 2018

          Susana, eu já vi à venda [creio que foi numa loja de produtos para animais aqui de Fátima…] um spray e um detergente de lavagem que referia mesmo que era para “acidentes” de cães ou gatos, para eliminar os maus odores. Não te sei dizer marcas, posso confirmar isso da próxima vez que lá for mas creio que se pesquisares na net consegues encontrar algum produto específico para esse efeito. Isso eu tenho a certeza que existe pois já vi à venda

        • Luísa Alexandra
          Setembro 27, 2018

          Fiz uma pesquisa rápida no Continente online e encontrei um Vanish específico para problemas com animais: https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=6666552(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

          • SUSANA
            Setembro 27, 2018

            Obrigada pela ajuda Luísa,irei ver numa loja de animais. Caso não exista já me deu uma boa dica do vanish😊

          • Luísa Alexandra
            Setembro 27, 2018

            Muito sinceramente o Vanish fiquei agora a saber que existia esse versão quando fiz a pesquisa, eu costumo comprar esse spray mas na versão normal, esse para animais nunca vi fisicamente à venda mas pareceu-me bem interessante 🙂

      • Maria Adelaide Pinto
        Agosto 28, 2021

        Qual o produto que usa para hidratar a pele dos seus sofás. Obrigada

        • Luísa Alexandra
          Agosto 30, 2021

          Não tenho sofás de pele….. Não te consigo ajudar nesse aspecto.

    • Maria Adelaide Pinto
      Agosto 28, 2021

      Qual o produto que usa para hidratar a pele dos seus sofás. Obrigada

  • Raquel Alabaça
    Março 31, 2017

    O que eu queria mesmo era um sofá novo porque este já está gasto de tanta lavagem a vapor 😆
    O meu também é de capas, assentos e encostos, e são lavados umas 3 vezes por ano na máquina. Porque todas as semanas é aspirado e também passo com o vapor. Se acontecer ter alguma nódoa ou sujidade faço no momento a lavagem a vapor mais profunda. Por isso em algumas partes o tecido está mais gasto. Mas com animais em casa e até mesmo nós, a limpeza é sempre mais exigente.

    • Luísa Alexandra
      Março 31, 2017

      É realmente verdade que quanto mais se lava mais de desgasta, mas pelo menos temos a certeza que estão limpos!!!! 🙂 Este sofá foi o único que comprámos novo para esta casa, os outros que temos já nos acompanham há mais de dez anos e estavam na casa antiga, mas o que mais usamos é mesmo este. Tenho a facilidade de, no futuro, conseguir umas capas novas e o sofá fica praticamente novo. Se reparares a parte dos assentos é diferente dos encostos, não só o motivo decorativo mas também o tipo de tecido é diferente, ou seja eu consigo depois conjugar outras capas diferentes nesta “carcaça” do sofá. É uma mais valia.

  • Maria Vicente
    Março 31, 2017

    Muito bom conseguir lavar e cuidar assim dos sofás…meus são uma pele só dá mesmo com paninho húmido.

    • Luísa Alexandra
      Março 31, 2017

      A pele também não “agarra” tanta nódoa como o tecido, logo torna-se mais fácil de limpar.

  • Manuela Nunes
    Abril 1, 2017

    Também lavo as capas na máquina, pelo menos 1 vez por mês. Já ando é a precisar de umas novas ou de preferência trocar os sofás…

  • Liz Martins
    Abril 2, 2017

    Olá Luísa,

    Sempre tão oportunas e interessantes as tuas postagens sobre a casa. Uma questão: Como manténs os teus sofás impecáveis, com gatinhos ? O meu sofá de tecido, que já precisa de um novo, está todo arranhado e com os fios puxados pelos meus felinos, o Tobias e o Gaspar.

    Grata pela tua atenção. Um beijo.

    • Luísa Alexandra
      Abril 2, 2017

      Os meus gatos não afiam as unhas neste sofá, acho que não gostam do tecido 😝 No entanto tenho outro sofá ao lado deste que está com bastantes marcas visíveis das unhas deles…

  • Jorge
    Maio 4, 2017

    Ensinaram-me um bom truque para tirar nódoas dos sofás, é humedecer um pano em vinagre e esfregar bem! Funciona mesmo e não mancha o tecido!

  • Marina
    Novembro 11, 2017

    Boa tarde.
    O meu sofá é em microfibra dá para tirar as capas mas será que posso pôr na máquina e qual seria o detergente que punha. Vanish?

    • Luísa Alexandra
      Novembro 12, 2017

      Marina tens que ter a certeza que dá mesmo para ser lavado na máquina pois se encolhe nunca mais as consegues colocar de novo na esponja…

  • Elis Regina
    Novembro 9, 2018

    Lavei as capas do acento e tbm do encosto, tragedia total, encolheram todas… agora só me restam chorar, consegui recoloca-lás novamente porém ficou bem desproporcional. Será que tem como resolver esse problema, ou seja, fazer voltar ao normal ?

    • Luísa Alexandra
      Novembro 9, 2018

      Tem que se ter sempre em atenção o tecido, nem todos dão para lavar e quando se podem lavar deve ser sempre a baixas temperaturas….

    • Joaquim Silva
      Setembro 25, 2019

      A mim deram uma vez a receita para desfazer a desgraça de roupa que encolheu acidentalmente… Lol… Pô-la de molho com amaciador, e pendurar bem esticada, se possivel com algo para a fazer voltar á forma mais aproximada da inicial, e deixar secar. boa sorte.

Leave a Reply

Discover more from Luísa Alexandra

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading