Este é um vídeo que me foi pedido por vários seguidores do blog 🙂
Demorei algum tempo a publicá-lo pois o meu forno HotPoint, que já vos mostrei mais em pormenor AQUI, tem o sistema de limpeza hidrolítica, ou seja basta colocar água, escolher o programa de limpeza e o vapor que o forno vai produzir ajuda a soltar a sujidade. Basta depois passar com um pano para retirar a sujidade e está feito 🙂
É realmente um sistema muito prático e simples.
Claro que a frequência deste tipo de limpeza depende de muitos factores: a frequência com que se usa o forno, o tipo de alimentos que se cozinha, o cuidado que se tem…
Confesso que já há bastante tempo não limpava o meu forno 🙂
Queria que se notasse bem a sujidade para gravar o vídeo e se notar bem a diferença. Fiz uma limpeza tradicional, com detergente em espuma, pois sei que é o tipo de detergente que mais se usa. Se for com um detergente em spray o processo é o mesmo. Convém sempre ler as instruções da embalagem de cada marca que se usa, pois pode ter tempo de espera ou processos diferentes. É sempre muito importante respeitar o que é recomendado pelo fabricante do produto que se usa. São sempre produtos fortes, com os quais é preciso ter o máximo cuidado.
A marca dos produto também é ao gosto de cada um. Eu não quero, de modo algum, influenciar os seguidores do meu blog em marcas ou impingir o que quer que seja. Se me acompanham aqui no blog sabem que eu uso as mais diversas marcas de produtos, gosto de experimentar de tudo um pouco, sem estar vinculada com qualquer tipo de empresa ou marca. Qualquer produto que eu use para as minhas tarefas aqui de casa, se vocês acham que é muito caro ou muito barato é evidente que vão substituir pelo que mais vos agrada. Ainda bem que há imensa escolha para que cada um de nós possa optar pelo que mais de adequa às nossas necessidades. O importante é mesmo ler bem as instruções do produto, qualquer que seja, e respeitar o que lá é indicado para que se obtenham os melhores resultados possíveis. Neste vídeo usei a espuma limpa fornos da Ultra, a marca própria do Pingo Doce. É o produto que tenho em casa, aliás até o tenho há imenso tempo pois este tipo de limpeza eu não faço frequentemente. Duas a quatro vezes no ano é o suficiente pois eu sou bastante cuidadosa com o forno e gosto de passar um pano húmido depois de cada utilização, enquanto ainda está morno. Ou seja é muito raro o meu forno aqui de casa estar tão sujo como estava quando gravei o vídeo 🙂 E como tem a limpeza hidrolítica facilita bastante pois quando acho que é necessário faço-a.
O tipo de limpeza que mostro neste pequeno vídeo é adequada a praticamente todos os fornos convencionais:
Se tiverem dicas que queiram deixar de como fazem a limpeza do vosso forno ficarei muito contente por as ler nos comentários. A partilha é sempre benéfica!
Ah, deixem-me apenas referir que depois deste tipo de limpeza com detergente mais forte, quando volto a usar o forno, tenho-o aberto durante um tempo antes de o ligar, para sair o cheiro do detergente que eventualmente tenha ficado no forno. E deixo sempre que aqueça bem antes de lá colocar comida para que realmente esteja perfeitamente ventilado.
Sandrina carvalho
Julho 14, 2017Olá! Como sabe tenho um forno igual ao seu. Tinha receio de usar esse tipo de produtos por achar que danificavam o forno. Tenho limpo com cif creme e esfrego com palha d aço porque é muito fininha e não risca. Sendo assim vou experimentar. Obrigada
Luísa Alexandra
Julho 14, 2017Sandrina, eu mostro nos meus vídeos o que faço cá por casa, não quer com isto dizer que seja o correcto de se fazer! Como referi este tipo de limpeza com detergente mais abrasivo é algo que faço esporadicamente, a limpeza que faço frequentemente é a limpeza hidrolítica mas sinto necessidade, quando o forno está mais sujo, de fazer uma limpeza mais profunda como a que mostrei.
Sabores do Ninho
Julho 14, 2017Olá bom dia Luísa. Tenho um forno igual ao teu e estou a adora-lo. Eu tenho feito sempre e apenas a limpeza hidrolítica. Tenha ideia de quando li o manual de que não poderia ser usado este tipo de produtos. Mas era o produto que utilizava no meu anterior forno. Eu o que eu costumo fazer é raspar com um raspador para placas de vitrocerâmica. Comprei anteriormente umas esponjas para placas vitrocerâmicas, que salvo erro, a Luísa tinha escrito num outro post mas não faziam efeito. Mas vou novamente comprar este produto e passa-lo a usar esporadicamente, como indicas. Obrigada pela partilha. beijinhos e bom fim de semana
Luísa Alexandra
Julho 14, 2017Atenção que não é o tipo de limpeza que eu faça com frequência! Só mesmo quando acho necessário!
Sabores do Ninho
Julho 14, 2017Obrigada Luisa! beijinhos
Ana Margarida
Julho 14, 2017Olá Luísa,
O meu forno não tem sistema de auto limpeza, mas tal como você cada vez que o uso passo-lhe o pano com um bocadinho de detergente quando ele ainda está morno para retirar alguma sujidade.
Para limpezas maiores (mais ou menos 3/3 meses), com o forno morno, pulverizo-o todo com Mistolin, deixo actuar durante uns 20 minutos e é só passar com o scotch brite especial vitrocerâmica para não riscar!
Um beijinho e obrigada pelos seus vídeos
Luísa Alexandra
Julho 14, 2017O Mistolin é igualmente bom, também gosto.
Margarida Sousa
Julho 14, 2017Maravilhoso!
O meu forno e igual ao seu e vou experimentar com esse produto pois só tenho utilizado a auto limpeza do próprio fogão e noto que precisa de mais para ficar assim…
Obrigada!
Luísa Alexandra
Julho 14, 2017A limpeza hidrolítica ajuda imenso, e realmente nunca deixa que o forno ganhe muita sujidade, mas eu também acho que de vez em quando é preciso algo mais profundo.
Emília Agostinho
Julho 14, 2017Adorei.
Sara
Julho 14, 2017Boa tarde Luísa,
Eu e a minha adoramos e “colamos” no seu blog =D
Era para lhe falar neste tema limpeza de fornos, parece que nos leu pensamento. Obrigada =D
Sobre outro tema, reparei que utiliza muitos utensílios para limpar, como diz as suas “escovinhas”. Gostaria que fala-se mais sobre cada utensílio, onde comprou e onde utiliza.
Muito obrigada.
Adoramos vê-la
Bjs
Luísa Alexandra
Julho 14, 2017Obrigada pela simpatia 🙂
Tenho mesmo vários tipos de escovas e escovinhas, é um bom tema para um post!
Sandra
Julho 17, 2017Bom dia Luísa, gostava que me desse uma dica em relação à limpeza do vidro do forno se fosse possível. Obrigada e parabéns pelo seu blog é espetacular.
Luísa Alexandra
Julho 17, 2017Sandra o vidro do meu forno por dentro limpei com a espuma de limpeza, mas também costumo usar um desengordurante quando necessário. Por fora limpo com limpa vidros ou com um pano húmido.
Angela Gama
Setembro 3, 2017Olá Luísa,
O produto utilizado “inundou” a ventoinha do forno. Não há o pergio de escorrer e acumular-se na cavidade da ventoinha/motor da ventoinha?
Obrigada pelos vídeos!
Ângela
Luísa Alexandra
Setembro 4, 2017Se vires bem depois foi todo limpo sem problemas.
Ângela Gama
Setembro 4, 2017Olá! Eu vi Luísa, mas o produto que ficou agarrado à ventoinha derreteu e não se consegue limpar porque escorre lá para dentro…
Ana
Junho 23, 2019Eu limpo o forno sempre com o produto forza é muito bom, mas um bocado toxico no cheiro e cheiro forte, antes de usar o produto, coloco uma máscara , depois as luvas, polveriso o produto no forno deixo atuar, depois limpo com pano, depois passo pano humido, e depois um pano seco, é sempre importante usar máscara para nao ficar intoxicada pelo cheiro, no meu caso uso mascara descartavel e é eficaz , e enquanto limpo nao deixo ninguem entrar na cozinha,
Luísa Alexandra
Junho 27, 2019Obrigada!
Marta Sorreluz
Fevereiro 4, 2020Olá Luísa usei esse produto e fiquei fã maravilha, tenho um forno igual ao seu mas em preto adoro, mas tem um problema por vezes quando se abre a porta do forno quente, pinga água por baixo por ter vidro duplo. É normal? Alguma vez lhe aconteceu. Cumprimentos
Luísa Alexandra
Fevereiro 4, 2020Marta durante a cozedura nunca aconteceu pingar, mas quando faço a limpeza hidrolítica sim, fica aquela humidade dentro do forno e, ao abrir, tem umas gotas…