Aceitei o desafio de preparar cá por casa uma receita com Bacalhau da Islândia, que podem ficar a conhecer melhor através da sua página de facebook
https://pt-pt.facebook.com/bacalhaudaislandia/
O enorme Bacalhau da Islândia que recebi, depois de demolhado, ficou com uns lombos bem generosos, ideais para preparar no forno, ora vejam lá se não está fantástico:
O Bacalhau da Islândia é proveniente de fontes sustentáveis, que asseguram a manutenção dos stocks no longo prazo, e certificado em toda a cadeia, desde que é pescado até à mesa dos consumidores.
Para demolhar o bacalhau da Islândia cá por casa o que fazemos é deixar durante dois a três dias [dependendo do tamanho] já cortado em postas, dentro de um grande alguidar com água fria. Até o costumamos deixar na rua, tapado com um pano, mas pode colocar-se no frigorífico. Tem o cuidado de se ir mudando a água várias vezes, eu faço-o três vezes por dia, e deixar sempre a pele voltada para cima, deste modo o sal em excesso da salga vai cair para dentro de água, deixando o bacalhau no ponto certo de sal.
Irá depender também do gosto de cada um, existem pessoas que apreciam o bacalhau mais salgado, outras nem por isso, por aqui somos meio termo. Sal que baste 🙂 Como este bacalhau era bem grande ficou três dias a demolhar.
Quando estiver pronto a ser confeccionado preparam-se então as postas como se queira, o excedente pode congelar-se e fica pronto a ser consumido noutra refeição.
Para esta receita optei por escolher o que realmente se gosta de comer no Natal. Somos uma família tradicional, contudo o vulgar bacalhau cozido com couves e batatas não agrada a todos 🙂
Faz-se por isso algo que todos gostem, mas que mantenha o espírito Natalício, que tanto gostamos.
Ingredientes:
| Bacalhau da Islândia demolhado, usei postas altas
| Azeite
| 4 dentes de Alho
| 1 Cebola grande
| Mistura de 3 Pimentas [moído na hora]
| Tomilho
| Salsa fresca para polvilhar [opcional]
Acompanhamento:
| Couves
| Batatas
| Ovos
Preparação:
Num pirex de forno coloca-se uma camada de cebola descascada, lavada e cortada em rodelas.
Junta-se os alhos picados e rega-se com azeite.
Leva-se a forno pré aquecido a 190º durante uns 15 minutos, para cozinhar a cebola de modo a que no final fique bem douradinha [pois o bacalhau da Islândia cozinha depressa…].
Retira-se o pirex do forno e junta-se as postas de bacalhau da Islândia.
Tempera-se com pimenta moída e tomilho [ou oregãos],, rega-se com o molho do pirex e leva-se novamente ao forno durante mais uns 20 a 30 minutos.
Quando o bacalhau da Islândia estiver cozinhado a gosto retira-se e serve-se.
O tempo de cozedura depende do tamanho e da altura das postas do bacalhau da Islândia, se forem postas altas demora mais tempo a cozinhar, se forem postas mais baixas cozinha em menos tempo, é sempre bom ir verificando.
No final polvilha-se, a gosto, com salsa fresca picada.
Acompanha com couves e batatas cozidas e ainda com ovo cozido.
Cá por casa é uma refeição de Natal 🙂
#BacalhaudaIslândia
Mary
Novembro 29, 2017Gosto tanto de bacalhau,….e tantas refeições que se podem preparar com ele,…
Beijinhos,
Hoje post novo no meu blog aqui:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Luísa Azevedo e Silva
Novembro 29, 2017Luisinha,
Que bom aspecto! Foi a tua mãe que fez?
A ideia de levar primeiro a cebola a cozinhar sozinha é novidade para mim. Vou experimentar, obrigada pela sugestão!
Luísa Alexandra
Novembro 29, 2017A cebola demora mais tempo a cozinhar do que o bacalhau, este foi cozinhado mesmo depois de demolhar, nem sequer foi congelado.
Maria da Graça
Novembro 29, 2017Deve de ser excelente, obrigada 👍🌷