Tento rentabilizar ao máximo o que posso aqui por casa.
Congelar é um dos métodos que prefiro para preservar os alimentos, e sempre que encontro em promoção vegetais que uso em sopas compro numa quantidade maior, e depois preparo para congelar prontos a usar.
É o caso das cenouras e do alho francês. Depois de descascar as cenouras e as cortar em pedaços lavo-as muito bem. O mesmo processo com o alho francês:
Coloco em caixas de congelação e assim tenho sempre pronto a utilizar:
Tanto coloco os vegetais separados em caixas como faço uma mistura de vários, como cenoura, alho francês, nabo, abóbora, brócolos, espinafres, batata doce… e congelo em caixas maiores para depois ter logo pronto para a sopa. mas como gosto sempre de ir mudando ultimamente até tenho colocado tudo separado e depois na altura de cozinhar junto os legumes que pretendo.
E vocês, como gostam de congelar os vegetais?
Também tem assim tudo pronto a cozinhar ou que outro método utilizam?
Anabela
Maio 19, 2018Olá Luísa, também costumo congelar vegetais, mas no fim de devidamente lavados e cortados para o efeito que os quero, costumo branqueá-los durante 2/3 minutos.
Depois escorro bem e deixo arrefecer, só depois coloco para congelar.
Como a Luísa faz, não ficam secos ou queimados? É que como faz é muito mais prático e eu começo a fazer à sua maneira…
Beijinho.
Luísa Alexandra
Maio 21, 2018Anabela, como referi no post quando congelo os legumes é maioritariamente para sopa, ou seja serão posteriormente triturados. Não é necessário que fiquem «com bom aspecto» depois de descongelados pois eu cozo-os ainda congelados e trituro tudo no final. O branqueamento em água a ferver irá dar uma pré cozedura de modo a que se mantenham mais viçosos [por exemplo as cenouras depois de descongeladas ficam moles, o branqueamento ajuda a evitar isso]. Mas como referi para o propósito que lhes dou não acho necessário esse processo.