Limpeza do Forno • Com Detergente em Espuma [VÍDEO]

Sexta-feira, Julho 14, 2017

 

Este é um vídeo que me foi pedido por vários seguidores do blog 🙂

Demorei algum tempo a publicá-lo pois o meu forno HotPoint, que já vos mostrei mais em pormenor AQUI, tem o sistema de limpeza hidrolítica, ou seja basta colocar água, escolher o programa de limpeza e o vapor que o forno vai produzir ajuda a soltar a sujidade. Basta depois passar com um pano para retirar a sujidade e está feito 🙂

É realmente um sistema muito prático e simples.

Claro que a frequência deste tipo de limpeza depende de muitos factores: a frequência com que se usa o forno, o tipo de alimentos que se cozinha, o cuidado que se tem…

Confesso que já há bastante tempo não limpava o meu forno 🙂

Queria que se notasse bem a sujidade para gravar o vídeo e se notar bem a diferença. Fiz uma limpeza tradicional, com detergente em espuma, pois sei que é o tipo de detergente que mais se usa. Se for com um detergente em spray o processo é o mesmo. Convém sempre ler as instruções da embalagem de cada marca que se usa, pois pode ter tempo de espera ou processos diferentes. É sempre muito importante respeitar o que é recomendado pelo fabricante do produto que se usa. São sempre produtos fortes, com os quais é preciso ter o máximo cuidado.

A marca dos produto também é ao gosto de cada um. Eu não quero, de modo algum, influenciar os seguidores do meu blog em marcas ou impingir o que quer que seja. Se me acompanham aqui no blog sabem que eu uso as mais diversas marcas de produtos, gosto de experimentar de tudo um pouco, sem estar vinculada com qualquer tipo de empresa ou marca. Qualquer produto que eu use para as minhas tarefas aqui de casa, se vocês acham que é muito caro ou muito barato é evidente que vão substituir pelo que mais vos agrada. Ainda bem que há imensa escolha para que cada um de nós possa optar pelo que mais de adequa às nossas necessidades. O importante é mesmo ler bem as instruções do produto, qualquer que seja, e respeitar o que lá é indicado para que se obtenham os melhores resultados possíveis. Neste vídeo usei a espuma limpa fornos da Ultra, a marca própria do Pingo Doce. É o produto que tenho em casa, aliás até o tenho há imenso tempo pois este tipo de limpeza eu não faço frequentemente. Duas a quatro vezes no ano é o suficiente pois eu sou bastante cuidadosa com o forno e gosto de passar um pano húmido depois de cada utilização, enquanto ainda está morno. Ou seja é muito raro o meu forno aqui de casa estar tão sujo como estava quando gravei o vídeo 🙂 E como tem a limpeza hidrolítica facilita bastante pois quando acho que é necessário faço-a.

O tipo de limpeza que mostro neste pequeno vídeo é adequada a praticamente todos os fornos convencionais:

 

 

Se tiverem dicas que queiram deixar de como fazem a limpeza do vosso forno ficarei muito contente por as ler nos comentários. A partilha é sempre benéfica!

Ah, deixem-me apenas referir que depois deste tipo de limpeza com detergente mais forte, quando volto a usar o forno, tenho-o aberto durante um tempo antes de o ligar, para sair o cheiro do detergente que eventualmente tenha ficado no forno. E deixo sempre que aqueça bem antes de lá colocar comida para que realmente esteja perfeitamente ventilado.

 

Print Friendly, PDF & Email
8
17 Responses
  • Sandrina carvalho
    Julho 14, 2017

    Olá! Como sabe tenho um forno igual ao seu. Tinha receio de usar esse tipo de produtos por achar que danificavam o forno. Tenho limpo com cif creme e esfrego com palha d aço porque é muito fininha e não risca. Sendo assim vou experimentar. Obrigada

    • Luísa Alexandra
      Julho 14, 2017

      Sandrina, eu mostro nos meus vídeos o que faço cá por casa, não quer com isto dizer que seja o correcto de se fazer! Como referi este tipo de limpeza com detergente mais abrasivo é algo que faço esporadicamente, a limpeza que faço frequentemente é a limpeza hidrolítica mas sinto necessidade, quando o forno está mais sujo, de fazer uma limpeza mais profunda como a que mostrei.

  • Sabores do Ninho
    Julho 14, 2017

    Olá bom dia Luísa. Tenho um forno igual ao teu e estou a adora-lo. Eu tenho feito sempre e apenas a limpeza hidrolítica. Tenha ideia de quando li o manual de que não poderia ser usado este tipo de produtos. Mas era o produto que utilizava no meu anterior forno. Eu o que eu costumo fazer é raspar com um raspador para placas de vitrocerâmica. Comprei anteriormente umas esponjas para placas vitrocerâmicas, que salvo erro, a Luísa tinha escrito num outro post mas não faziam efeito. Mas vou novamente comprar este produto e passa-lo a usar esporadicamente, como indicas. Obrigada pela partilha. beijinhos e bom fim de semana

  • Ana Margarida
    Julho 14, 2017

    Olá Luísa,
    O meu forno não tem sistema de auto limpeza, mas tal como você cada vez que o uso passo-lhe o pano com um bocadinho de detergente quando ele ainda está morno para retirar alguma sujidade.
    Para limpezas maiores (mais ou menos 3/3 meses), com o forno morno, pulverizo-o todo com Mistolin, deixo actuar durante uns 20 minutos e é só passar com o scotch brite especial vitrocerâmica para não riscar!

    Um beijinho e obrigada pelos seus vídeos

  • Margarida Sousa
    Julho 14, 2017

    Maravilhoso!
    O meu forno e igual ao seu e vou experimentar com esse produto pois só tenho utilizado a auto limpeza do próprio fogão e noto que precisa de mais para ficar assim…
    Obrigada!

    • Luísa Alexandra
      Julho 14, 2017

      A limpeza hidrolítica ajuda imenso, e realmente nunca deixa que o forno ganhe muita sujidade, mas eu também acho que de vez em quando é preciso algo mais profundo.

  • Emília Agostinho
    Julho 14, 2017

    Adorei.

  • Sara
    Julho 14, 2017

    Boa tarde Luísa,

    Eu e a minha adoramos e “colamos” no seu blog =D
    Era para lhe falar neste tema limpeza de fornos, parece que nos leu pensamento. Obrigada =D
    Sobre outro tema, reparei que utiliza muitos utensílios para limpar, como diz as suas “escovinhas”. Gostaria que fala-se mais sobre cada utensílio, onde comprou e onde utiliza.
    Muito obrigada.
    Adoramos vê-la
    Bjs

    • Luísa Alexandra
      Julho 14, 2017

      Obrigada pela simpatia 🙂
      Tenho mesmo vários tipos de escovas e escovinhas, é um bom tema para um post!

  • Sandra
    Julho 17, 2017

    Bom dia Luísa, gostava que me desse uma dica em relação à limpeza do vidro do forno se fosse possível. Obrigada e parabéns pelo seu blog é espetacular.

    • Luísa Alexandra
      Julho 17, 2017

      Sandra o vidro do meu forno por dentro limpei com a espuma de limpeza, mas também costumo usar um desengordurante quando necessário. Por fora limpo com limpa vidros ou com um pano húmido.

  • Angela Gama
    Setembro 3, 2017

    Olá Luísa,

    O produto utilizado “inundou” a ventoinha do forno. Não há o pergio de escorrer e acumular-se na cavidade da ventoinha/motor da ventoinha?

    Obrigada pelos vídeos!

    Ângela

    • Luísa Alexandra
      Setembro 4, 2017

      Se vires bem depois foi todo limpo sem problemas.

      • Ângela Gama
        Setembro 4, 2017

        Olá! Eu vi Luísa, mas o produto que ficou agarrado à ventoinha derreteu e não se consegue limpar porque escorre lá para dentro…

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Por favor não copiar e nem usar as fotos sem a minha autorização. Obrigada.