Cada vez mais se nota um interesse das pessoas em receitas para se aproveitar sobras.
Noto que quando publico uma receita em que uso aproveitamentos de ingredientes recebo mais comentários, tenho mais visitas e até mesmo nas pesquisas aparece imenso a referência a “aproveitar sobras” ou “aproveitamento”.
Esta necessidade, creio que por influência da tão falada “crise” que o País atravessa, não deve ser passageira, deve sim estar presente na atitude de todas as pessoas que cozinham.
O aproveitar não deve ter uma conotação negativa, como certas mentalidades ainda encaram, mas sim algo que, tal como o cozinhar, deve ser inovador, apetitoso e satisfazer as nossas necessidades de alimentação. Porque o que é agradável aos olhos também costuma ser ao paladar, e aproveitar sobras não é apenas “requentar”, é transformar novamente.
O empadão que hoje vos sirvo é a prova disso.
Sobrou arroz de uma refeição, sobrou carne estufada de outra, juntando umas verduras cozidas que por norma existem sempre no frigorífico, prontas a usar, foi só necessário adicionar-se uma omelete, pois a carne era pouca e… já está!
O almoço está servido!
Ingredientes:
| Grelos Cozidos
| Arroz Thai Jasmine Cozido
| Carne Estufada com Cenoura e Cogumelos [de sobra]
| Ovos [para a omelete]
| Queijo mozarella
Preparação:
Todos os ingredientes, à excepção da omelete, já estavam cozinhados, foi só retirar do frigorífico e usar.
Num pirex de forno coloca-se uma camada de verduras cozidas.
Por cima coloca-se a carne, a que foi usada nesta receita era vitela estufada com cenoura e cogumelos, triturei com uns toques de turbo na Bimby.
Prepara-se a omelete e quando estiver com a consistência a gosto retira-se da frigideira e coloca-se por cima da carne picada.
Termina-se com uma camada de arroz cozido e polvilha-se com queijo ralado.
Vai ao forno a dourar.
E então, chamam “restos” a esta refeição???
Discover more from Luísa Alexandra
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Carla Oliveira
Junho 9, 2011Como sempre um belo aproveitamento!
Beijinhos
paula MARIANA
Junho 9, 2011Mais uma delicia em forma de aproveitamento Luisa e quem diria que o é… isto só prova o quanto uma comida pode ser reinventada de uma forma bem apetitosa.
Beijinhos e uma optima quinta-feira!!
Ana Rita
Junho 9, 2011Temos que inovar na cozinha e mesmo juntar ingredientes que nunca juntavamos descobrimos sabores e gostos novos!!!Restos???onde???
Bjoka
Rita
GraceSnows
Junho 9, 2011Obrigada Luísa, finalmente "voltei"!
Uma sugestão óptima para aproveitamentos. Delicious!
Bjos
Felismina
Junho 9, 2011Que engraçado ainda ontem o nosso almoço foi muito parecido com esta sugestão que nos trazes hoje… Pois tinha arroz e frango estufado sobras do dia anterior que piquei e juntei ao arroz e fiz também uma omolete e acompanhei com salada mista…
Soube tão bem…
Cidália
Junho 9, 2011Eu chamo-lhe um pitéu!
Reciclar comida é diferente de requentar comida, eu prefiro fazer um novo prato com o que sobrou, que propriamente aquecer e voltar a comer mais do mesmo, e ficou muito feliz quando sirvo um prato reciclado, sinto que não só estou a poupar como também não estou a contribuir para deitar comida para o lixo.
O meu marido ainda não se habituou a estes tempos de poupança e faz-lhe confusão guardar até uma batata cozida que sobrou, mas acho que também se deve a ele não saber cozinhar, e por isso não perceber como se pode aproveitar certas coisas.
Beijinhos
SarinhaT - No Conforto da Minha Cozinha...
Junho 9, 2011Tens toda a razão…cada vez se torna mais importante aproveitar, não só por causa da crise mas também em termos ecológicos… 🙂
Este teu empadão ficou uma verdadeira maravilha… 🙂 Beijocas
ideiasdamanuela
Junho 9, 2011Mais do que uma necessidade, aproveitar é sinónimo de inteligência! Excelente sugestão!
saboracasa
Junho 9, 2011Excelente suggestão para sobras… tem toda a razão renovar o que já está feito em vez de simplesmente aquecer… obrigada pela suggestão
Monisilva
Junho 9, 2011Luísa eu ando a ficar viciada em refeições de aproveitamentos, sinceramente sabe-se sempre bem, é bom renovar em vez de aquecer.
Sara
Junho 9, 2011Eu sempre fui contra deitar comida fora. Não é de agora, nem da crise. Acho um desperdício deitar comida fora quando há tanta gente que dava tudo por uma colher de arroz. Gosto de reaproveitar e de inventar com as sobras. E as tuas sugestões são sempre bem apetitosas!
Beijinho.
Vânia Jesus- Cinco Sentidos na Cozinha
Junho 9, 2011olha que delicia. EU cá adoro este tipo de refeição!
bjos
O que é que se come aqui?
Junho 9, 2011Concordo com tudo o que escreveste.
Eu também não deito comida fora, aproveito todos os "restinhos".
E o prato que hoje nos apresentas tem muito bom aspecto 🙂
Bjocas
Andreia
Junho 9, 2011Empadão de arroz!Ora aqui está uma coisa que nunca fiz.A experimentar de certeza.
Annie
Junho 9, 2011Sem dúvida! Como se costuma dizer, no poupar está o ganho! E neste caso, deitar algo para o lixo quando tantas pessoas não tem mesmo nada que comer é triste. Melhor mesmo é aproveitar e criar novas receitas. A tua está um espectáculo. Parabéns.
Jokas
Formiguinha
Junho 9, 2011De facto uma bela refeição.
Para mim está fantástica!:)
Do aproveitar é que está o ganho e às vezes até se faz uma refeição igual ou mais saborosa que propriamente a refeição da qual houve sobras.
Coloca mais que eu gosto.:)
Bom fim-de-semana!
Beijinhos da Formiguinha
maria silva
Junho 9, 2011Ola amiga Luisa vinha agradecer por me ensinares a tirar a verificação de comentarios,eu tambem detesto ter que fazer isso, e como não comento o meu ainda não me tinha dado conta que tambem tinha assim,acho que agora já está,mais uma vez obrigada.
Gostei do aproveitamento.
Um bom fim de semana grande,bjs.
Duxa
Junho 9, 2011Gostei muito de te ouvir, e assino por baixo, o comer não é para estragar, com crise ou sem crise. Pessoas como todas nós que gostamos de cozinhar, deveriamos encarar os aproveitamentos como desafios culinários, afinal temos a tarefa de criar, misturar sabores e quantidades, com as sobras que dispomos.
O teu empadão está uma delicia.
Beijinhos.
Sandra Reis
Junho 9, 2011Luisa, concordo plenamente com você, uma boa cozinheira sabe reciclar e reaproveitar alimentos, e mais, muitas vezes as receitas ficam ainda mais criativas e interessantes.
Bom, não é só pela crise que vive a Europa, mas aqui no Brasil temos muitas pessoas que passam fome de fato, como em vários lugares do mundo. Acho um desaforo jogar comida fora com tanta gente necessitando.
É isso, amiga, adorei o prato!
bjs
paula
Junho 9, 2011mais um excelente empadao, como sempre. ficou muito bonito o novo visual do teu blog,ainda nao tinha visto.
Marta Benicá
Junho 9, 2011Maravilhoso este empadão. O blog está fazendo aniversário e eu gostaria de lhe agradecer por ser uma seguidora. Muito obrigada. Um abraço, Marta.
Luísa Alexandra
Junho 9, 2011Obrigado pelos vossos comentários.
moranguita
Junho 9, 2011luisda temos mesmo de aprender a aproveitar tudo
esta excelente esta refeiçao
beijinhos
Maria
Junho 9, 2011Um aproveitamento excelente, Luisa.
Beijinhos e bom fim de semana.
Maria
Romã
Junho 9, 2011Olá Luísa,
concordo plenamente quando dizes que aproveitar sobras, não é requentar mas sim recriar, novas refeições, apelativas à vista e ao paladar.
Sempre aprendi a aproveitar, e é uma satisfação quando obtemos o resultado final, que por vezes é único, não tem receita, porque foi obtido, num momento, com o que tinhamos à mão 🙂
Adorei o teu empadão, esta é a prova que as " sobras", resultam em excelentes pratos.
Beijinhos e continuação de boa semana.
cacahuete
Junho 9, 2011Gostei muito da tua receita, mas gostei mais ainda do lindissimo texto que escreveste. Concordo a 100% contigo.
Beijinhos
Piteca
Junho 10, 2011Amiga concordo contigo a 100% e esse empadão é a prova disso! Ficou fantástico, bem apetitoso!!
Beijinhos doces.
Ps: Obrigada pelas dicas em relação à iogurteira, mas eu queria mesmo era arranjar os copos originais! 🙂 Seja como for obrigada!
Su
Junho 10, 2011Luisa este empadão está com um aspeto fabuloso!!! Adorei mesmo. Bom feriado e fim-de-semana 😉