Este bolo é mesmo muito guloso.
Faço-o em ocasiões especiais, como aniversários ou épocas festivas, em que é permitido exagerar na quantidade de calorias ingeridas 🙂
É um bolo com imenso chocolate, óptimo para quem o aprecia, e pode ser servido simples ou com a cobertura de chocolate, que o tornará ainda mais guloso.
A receita é bastante antiga e tenho-a num recorte de uma Teleculinária.
E como hoje é dia de festejar o 6.º Aniversário do meu Blog, ofereço-vos uma fatia deste bolo como agradecimento pelas vossas visitas, comentários e encorajamento para que o blog cresça cada vez mais.
MUITO OBRIGADA! ♡
Ingredientes:
| 200 gr. de Leite quente
| 200 gr. de Chocolate para Culinária PANTAGRUEL
| 130 gr. de Açúcar
| 120 gr. de Margarina [ou óleo de girassol]
Cobertura de Chocolate:
| 200 gr. de Chocolate para Culinária PANTAGRUEL
| 1 colher [de sopa] de Margarina
| 1 colher [de sopa] de Açúcar
Preparação:
Começa-se por aquecer o leite [fi-lo no microondas] até ferver.
Prepara-se a cobertura.
Num recipiente de microondas coloca-se o chocolate partido em pedaços, uma colher de sopa de margarina e uma colher de sopa de açúcar.
Leva-se ao microondas durante 30 segundos, retira-se e mexe-se.
Volta a repetir-se a operação até o chocolate amolecer e se fundir completamente.
No final adiciona-se 100 mil. de natas e mistura-se bem até ficar um creme bem cremoso.
Deita-se por cima do bolo.
Enfeita-se a gosto.
Sónia Mota
Outubro 31, 2013Parabéns pelo 6º aniversário, continuação de sucesso. Quanto ao bolo…delicioso, já comia uma fatia.
Sandra Martins
Outubro 31, 2013Parabens Luísa! 6 anos muito bem recheados…
Obrigada pela partilha, pela assiduidade de receitas maravilhosas!
Um grande beijinho de parabéns muito merecidos! 🙂
Luísa Alexandra
Outubro 31, 2013Obrigada 🙂
Alexandra de Amorim
Outubro 31, 2013Ai, que perdição! Se calhar ainda o ofereço a mim própria daqui por duas semanas, aquando do meu aniversário 😉
Parabéns pelos seis aninhos 🙂
The gLiTtEr Side
Marta
Outubro 31, 2013Muitos Parabéns! Continua… Gosto muito das tuas partilhas, sempre maravilhosas como esta fatia de bolo 🙂
Beijinhos
Ratolinha
Outubro 31, 2013Como tempo passa… já 6 anos?!
Que venham outros tantos e mais, e que continuemos por cá para nos deliciar com as tuas receitas, como este bolo bem GULOSO!
Que até fiquei com água na boca.
beijos grande
Cozinha Caseira
Outubro 31, 2013Muitos parabéns. Ficamos a aguardar que estes 6 se repitam muitas vezes *6.
Beijocas
marijose
Outubro 31, 2013Ummmmmmmmm, que irresistible tentacion¡¡¡¡ muchas felicidades por esos 6 años, y que sean muchos mas¡¡¡¡ besos
Inês Ginja
Outubro 31, 2013Que bolinho bom!
Parabéns pelos 6 anos 🙂
Um beijinho.
Fátima Fonseca
Outubro 31, 2013Parabens e continua a partilhar receitas deliciosas!
Este bolo é uma tentação!
sandra neiva
Outubro 31, 2013Está bastante guloso este bolinho e de chocolate que eu adoro, pois eu acho que há receitas bem antigas que são ainda melhores que algumas dos dias de hoje, está mesmo apetitoso vou levar a receita para fazer com várias camadas.
Beijinhos
Cuca
Outubro 31, 2013Que lindo bolo de chocolate! É uma óptima forma de celebrar mais um aniversário 🙂
Beijinhos*
Adriana
Outubro 31, 2013Boa noite.Tem muito bom aspecto mas queria perguntar se a massa nao fica um pouco seca?obrigada
Raquel Alabaça
Outubro 31, 2013O teu blog será sempre uma referência e é bom ter-te por cá 🙂
Luísa Alexandra
Outubro 31, 2013Como podes ver nas fotos fica bem húmido e fôfo ?
Marisa Valadas
Novembro 1, 2013Ficou bem guloso, adorei!
Sunflower
Novembro 1, 2013Que tentação de bolo, Luísa! Adorei! Tenho uma amiga que faz anos amanhã, e fiquei de lhe fazer um docinho… Acho que fazer este bolo. 🙂
Muitos parabéns também pelo aniversário do blog, continua sempre!
Sónia
Novembro 1, 2013Boa tarde! Antes de mais, parabéns pelos 6 anos de blog e pela referência que é para muitos de nós. Queria perguntar que tipo de farinha utilizou para este bolo, com ou sem fermento e já agora, aconselha alguma marca em específico?
Obrigada, desde já e votos de sucesso! 🙂
Luísa Alexandra
Novembro 1, 2013Sónia, usei farinha simples, sem fermento. Por isso coloquei fermento em pó à parte.
Eu gosto bastante da farinha da Nacional ou Branca de Neve.
Sónia
Novembro 1, 2013Obrigada, Luisa pela pronta resposta. Irei fazer este bolo neste fim de semana só espero que saia com tão bom aspecto como o seu eheh.
Beijinhos*
Sandra MM
Novembro 6, 2013Muitos parabéns pelo blog. Gostaria de saber a quantidade de oleo a utilizar em vez da margarina e qual a diferença no resultado final.
Obrigada. Sandra
Sandra MM
Novembro 6, 2013Muitos parabéns pelo blog. Gostaria de saber a quantidade de oleo a utilizar em vez da margarina e qual a diferença no resultado final, isto se houver diferença.
Obrigada.
Luísa Alexandra
Novembro 7, 2013Olá Sandra, muito obrigada pelas visitas 🙂
A quantidade de margarina é a mesma senso substituída por óleo. Aconselho é usar óleo de girassol que é de sabor suave, o óleo convencional de cozinha tem um sabor mais acentuado e não fica bom nos bolos.
Sónia Monteiro
Novembro 17, 2013Obrigada Luisa Alexandra por esta receita. Acabei de fazer e está uma delicia! Simples de fazer e muito saboroso! Adoro receitas assim! Beijinnhos
mariska
Março 19, 2014Olá Luisa, gostava de saber se a cobertura de chocolate depois de fria fica dura ou molinha? Obrigada
Luísa Alexandra
Março 19, 2014A cobertura fica firme mas não completamente consistente. Ou seja ao partir uma fatia não craquela, consegues cortar na boa.
Anónimo
Maio 20, 2014Olá, Alexandra. Tenho seguido o seu blogue com muita atenção e aprendido muito com as suas receitas e dicas. Quanto a este bolo de chocolate, dá mais ou menos para quantas pessoas? Queria fazê-lo para uma festa de aniversário em que vêm umas 30 pessoas, incluindo crianças. O melhor seria fazer a receita 2 vezes, não? Porque dobrar os ingredientes tenho receio que a máquina não aguente.
Luísa Alexandra
Maio 20, 2014Este bolo dá à vontade para 12-15 pessoas. Se precisas de um bolo maior o que te aconselho é a fazer duas receitas. Não a duplicar, atenção, mas a fazer uma receita, cozer e depois fazeres outra receita e no final sobrepões, recheias o centro e, se quiseres, colocas cobertura. Tipo o que fiz neste: http://www.luisaalexandra.com/2014/02/bolo-de-aniversario-bolo-de-nata-e.html
Anónimo
Maio 20, 2014Muito obrigada. Vou fazer isso, então, e logo vejo que recheio lhe pôr. Quanto à cobertura, vou fazer essa de chocolate, mas quanto ao recheio tenho algum receio porque as crianças são muito esquisitas. O que me aconselhas para elas gostarem e não ficar muito enjoativo?
Luísa Alexandra
Maio 20, 2014Podes também usar recheio de chocolate, esta receita de recheio/cobertura não é muito doce, pelo que geralmente é sempre bem do agrado das crianças e não creio que se torne enjoativa [claro que se comerem metade do bolo já vão enjoar, mas uma fatia ou duas não enjoa nada!]. Se preferires podes optar por natas batidas com um pouco de açúcar apenas para adoçar e juntar fruta fresca, morangos por exemplo…
Anónimo
Maio 20, 2014Obrigada pela sugestão. Acho que elas iriam preferir o recheio de chocolate. Posso é pôr uns morangos por cima da cobertura para decorar. Quem quiser, come-os. Quem não quiser, não os come. Obrigada!
Já agora, eu chamo-me Maria João (como não tenho nenhuma conta, optei por escolher Anónimo, desculpa.)
Luísa Alexandra
Maio 20, 2014Maria João o bolo que fiz para o meu aniversário foi assim decorado:
http://www.luisaalexandra.com/2014/03/bolo-de-chocolate-com-recheio-de-lemon.html
Anónimo
Maio 20, 2014Já tinha visto esse bolo, ficou lindo! O bolo é para a minha filha, que vai fazer 8 anos. Infelizmente, eu só comecei há pouco tempo a aventurar-me na cozinha e ainda não tenho muito jeito para as decorações. Com o tempo lá chegarei, espero. Enquanto isso, tenho de ir fazendo o meu melhor com o que sei. Talvez fazer a forma de um coração com os morangos e pôr aquelas coisinhas pequeninas de cores por fora do coração? Estou a pensar fazer um bolo retangular ou quadrado, já que é mais fácil de cortar. O que achas?
Luísa Alexandra
Maio 20, 2014Se reparares bem os meus bolos são do mais simples possível em termos de decoração. Eu não tenho jeito para artes manuais de decoração de bolos e para mim os mais bonitos são os mais simples 🙂 Se pretendes um bolo grande o formato rectangular é o mais indicado, pois os tabuleiros são grandes e permitem fazer bolos para mais gente. Ou então a sugestão que deixei acima de sobrepor dois bolos, também resulta bem, é o que faço para os bolos dos aniversários dos meus filhos. Para decorar tens uma vasta oferta de confetis coloridos que os miúdos gostam sempre imenso, ou pintarolas ou malteasers, ou chocolates, ou gomas, ou fruta…
Anónimo
Maio 20, 2014É verdade, já tinha reparado que os bolos que fazes são muito simples, mas lindos. Vou seguir a tua sugestão e decorá-lo o melhor possível para que fique simples, mas bonito. Ela vai gostar, de certeza. Quanto ao formato, vou fazer retangular, então, mas achas que é melhor fazer duas receitas à mesma e, neste caso, posso juntá-las no mesmo tabuleiro e vão ao forno ao mesmo tempo? Ou faço duas receitas, mas vão ao forno em separado?
Luísa Alexandra
Maio 20, 2014Isso depende do tamanho do tabuleiro…
Mas para render mais o melhor é fazer duas receitas em separado, e cozer em separado, só depois colocar um bolo em cima do outro.
Anónimo
Maio 20, 2014Ok, obrigada. Caso o tabuleiro seja bastante grande e tenha de cozer as duas receitas juntas, qual será o tempo de forno? O mesmo ou acrescenta ao tempo?
Desculpa tantas perguntas, mas é já no dia 31 de maio e tenho de começar a organizar as coisas.
Luísa Alexandra
Maio 20, 2014Provavelmente terás que dar mais uns minutos. Vais fazendo o teste do palito no centro do bolo, assim que este sair seco está cozinhado. Para cozer assim bolos grandes usa a função ventoinha que cozem mais uniformemente, pelo menos no meu forno é assim.
Anónimo
Maio 20, 2014O meu forno não tem a função ventoinha, mas tem a função de forno em cima e em baixo e é essa que eu costumo usar para os bolos. Faço bem?
Quanto ao bolo, achas que o recheio lhe dá outro sabor e fica mais húmido ou o bolo em si já é húmido e o recheio é dispensável?
Luísa Alexandra
Maio 20, 2014Assim sendo é essa função que tens que usar!
Ambas as resistências [de cima e de baixo] para cozer de ambos os lados.
O recheio ajuda sempre a tornar o bolo mais húmido, principalmente se é feito de véspera. Se é para uma comemoração aconselho sempre a colocar, fica mais adequado à ocasião.
Anónimo
Maio 20, 2014Ainda bem que ando a usar bem o forno para os bolos. Estava com receio de estar a usá-lo mal.
Vou pôr o recheio, então, bem como a cobertura e depois faço a decoração seguindo as sugestões que me deste. Muito obrigada por tudo, Luísa, vou continuar a seguir as tuas receitas e as tuas dicas!
Luísa Alexandra
Maio 20, 2014Depois conta como correu 🙂
Anónimo
Maio 20, 2014Conto, sim, está descansada!
Anónimo
Maio 28, 2014Olá, Luísa. Vou fazer o bolo na sexta-feira e estou na dúvida em relação ao recheio. Para a cobertura vou fazer esta de chocolate, mas será que ficaria bem para o recheio chantilly com morangos aos pedaços? Se sim, que quantidades me aconselhas a fazer para este bolo? Bjs. Maria João
Luísa Alexandra
Maio 29, 2014Chantilly e morangos ficam sempre bem com chocolate 🙂
Este bolo é de tamanho normal, um pacote de natas batidas com açúcar para adoçar é o suficiente para fazer uma boa camada de recheio com os morangos. Podes depois colocar a cobertura de chocolate apenas a cair no topo e a escorrer pelas laterais, de modo a que se veja o recheio de natas e morangos, percebes? Fica muito giro.
Anónimo
Maio 29, 2014Obrigada, Luísa! Vou fazer como me dizes! Beijinhos e mais uma vez obrigada por toda a tua ajuda! Maria João
Luísa Alexandra
Maio 29, 2014Mostra depois como ficou!
Anónimo
Maio 29, 2014Mostro, sim! Mas como faço, mando-te a foto para o teu e-mail?
Já agora, se eu sempre decidir fazer duas doses do bolo, são dos pacotes de natas com açúcar, certo? E quanto açúcar, mais ou menos, para um pacote de natas e para dois?
Luísa Alexandra
Maio 29, 2014Sim, podes enviar para o mail ou publicar no facebook do meu blog se tiveres perfil. Se aumentares a dose do bolo tens que aumentar também a dose do recheio sim. Eu costumo colocar duas colheres de sopa de açúcar para 200 ml. de natas. Mas prova e vê se gostas mais doce 🙂
Anónimo
Junho 2, 2014Olá, Luísa. A festa foi um sucesso e o bolo estava delicioso e todos os elogiaram! Depois mando-te uma foto (infelizmente, com a pressão de ter tudo pronto, esqueci-me de tirar uma foto dele quando acabei de decorá-lo, mas tirei uma já com as velas acesas – acabei por fazer dois bolos retangulares e recheá-lo com a cobertura de chocolate e morangos, ficou magnífico a ver-se os morangos!). Obrigada pela tua ajuda! Beijinhos! Maria João
Luísa Alexandra
Junho 2, 2014Mas que bom! Ainda bem que correu tudo como o desejado 🙂
Inês Rocha
Março 19, 2014Boa noite
Hoje fiz pela segunda vez este bolo que fica ***** (5 estrelas), muito fofinho, desta vez não fiz cobertura. Todos cá em casa adorámos. O meu filho pediu para eu fazê-lo para o pai.
Bjs 🙂
Ana G. Neves
Abril 2, 2014Que aspeto guloso tem este bolo! 🙂
Anónimo
Setembro 11, 2015Olá Luísa adoro as suas receitas. Para este bolo, como se faz sem bimbi? É preciso aquecer os ovos com o açúcar em banho maria? Bjs
Luísa Alexandra
Setembro 11, 2015Podes fazer com uma batedeira, basta bater na velocidade máxima os ovos com o açúcar até ficar bem espumoso.
Anónimo
Setembro 17, 2015Obrigada Luísa! ! O bolo ficou uma delícia, muito guloso. Adorei:) Bjs Karina.
Luísa Alexandra
Setembro 17, 2015Que om que gostaste!
Anónimo
Novembro 19, 2015Ola Luisa, antes de mais muitos parabéns pelo seu blog para mim pessoalmente é um dos melhores �� Este bolo aqui em casa faz imenso sucesso nos adoramos. Só faço uma alteração em vez de margarina eu uso óleo. E o recheio que uso é natas batidas misturadas com doce de morango e gelatina fica muitíssimo fresco. Mto obrigada pelas suas receitas. Bjinhos é muito sucesso �� Sónia Gomes
Luísa Alexandra
Novembro 19, 2015Obrigada Sónia 🙂
O importante é que fique ao vosso gosto 🙂
Marta
Março 29, 2017Bom dia Alexandra, sou nova no mundo dos bolos e da Bimby. Vi esta receita que me pareceu muito boa para fazer um bolo de aniversário para este fim-de-semana. No entanto, tenho medo que estas quantidades não sejam suficientes, mas a dobrar também me parece de mais. Acha possível fazer estas quantidades mais metade das quantidades iniciais tudo de uma só vez? Neste caso devo alterar os tempos, graus e velocidades da Bimby?
Estava a pensar cozer o bolo numa daquelas formas de lata retangulares de ir ao forno e depois cortar ao meio, rechear e colocar uma por cima da outra. Acha que vai correr bem ou não é o mais adequado? Obrigada pela ajuda 🙂
Luísa Alexandra
Março 29, 2017Marta, o que aconselho é fazeres dois bolos e depois sobrepor, é o que eu costumo fazer para que corra tudo bem 🙂
Fazes esta receita, colocas no forno a cozer e desenformas. Depois repetes a operação, fazendo outro bolo que depois sobrepões.
Beijinho e conta depois o que achaste 🙂
Sara Oliveira
Novembro 19, 2017Ola. Tenho a bimby a pouco tempo e estou a fazer o seu bolo. Acha que fica bom com cobertura de chocolate Branco? Tambem da marca pantagruel? Obrigada
Luísa Alexandra
Novembro 20, 2017Sim, se gostam de chocolate branco fica bom sim 🙂
Hélia Silva
Maio 11, 2019Bom dia Luísa,
Este bolo tem o aspecto tão delicioso!!
Quero fazê-lo para o aniversário da milha filha amanhã.
Mas, não tenho a bimbo. A disposição dos ingredientes é a mesma ou devo alterar algo?
Obrigada.
Bom fim de semana,
Hélia
Luísa Alexandra
Maio 12, 2019Na batedeira é igual. Beijinhos!
Leila
Novembro 9, 2019Experimentei agora esta receita, ainda não provei mas só pelo cheirinho e pelo aspeto do bolo, tenho a certeza que está delicioso!
Luísa Alexandra
Novembro 11, 2019Que bom que experimentaste! Espero que gostem 🙂
renata
Abril 1, 2020Olá Luisa,
Fiz este bolo, estava ótimo de sabor mas a esfarelar-se muito… O que terá corrido mal?
Luísa Alexandra
Abril 1, 2020Talvez tenhas deixado cozer demasiado, será?