Fantástica a novidade que a Margão lançou!
Segundo a informação disponível no site da Margão:
… Este pimentão tem um sabor e aroma fumados, intensos e penetrantes devido ao processo de secagem de fumo a que se submetem os pimentos. Quando à sua tonalidade, é vermelha intensa, com um brilho relativo. Possui em elevado poder corante, superior nas variedades do grupo das Ocales em relação à variedade Bola. O seu sabor, aroma e cor são altamente estáveis ao longo do tempo, principalmente devido ao lento e suave processo de desidratação utilizado.
O cultivo é introduzido em La Vera no século XVI pelos monges jerónimos do Mosteiro de Yuste. Tradição e saber deram as mãos para embalar, na calma infinita do mosteiro, o mais precioso tesouro que os monges poderiam oferecer aos sentidos.
Zelosamente conservado o segredo por detrás das pedras do claustro, o seu modo de preparação começou aos poucos a ser conhecido, até acabar por ser aplicado de forma espontânea por famílias de grande tradição agrícola.
Em La Vera, o pimento para pimentão goza de um microclima privilegiado para o seu desenvolvimento natural.
Os pimentos cultivados são da espécie Capsicum annum e das subespécies cerasiforme e longum, que dão origem a três tipos de pimentão: doce, agridoce e picante.
A zona de produção dos pimentos para a elaboração de pimentão protegido pela Denominação de Origem Protegida «Pimentón de la Vera» é constituída pelos municípios das comarcas naturais de La Vera, Campo Arañuelo, Valle del Ambroz e Valle del Alagón, no Norte da província de Cáceres.
La Vera é a região perfeita para o cultivo do pimentão devido às altas temperaturas e chuvas de inverno.
Retirado de: http://www.margao.pt/Novidades/Pimentao-de-La-Vera
Assim que experimentar este novo pimentão mostrarei cá no blog 🙂
Pelo aroma tenho a certeza que será bem apreciado!
Cheira mesmo muito bem.
Fotos: Panasonic Lumix DMC-TZ70EG-K
carla ramalho
Abril 11, 2016Quando vou a espanha, trago sempre comigo, dá um sabor especial a alguns assados e grelhados, por cá gostámos muito 🙂
Beijinhos …
Guloso qb