
Fiquei a conhecer recentemente um produto que muito me intrigou: o CARVÃO ZERO.
Cá em casa fazemos imensos grelhados e o meu marido costuma comprar sacos grandes de carvão que ficam na garagem e que depois vamos usando conforme as necessidades. Por isso quando me disseram que este carvão era bem melhor que o comum e que além disso as embalagens eram bem mais pequenas mas duravam muito mais, claro que quis experimentar!
17
________________________________________________
Segundo o site www.carvaozero.pt
ZERO não tem toxinas, fumos e detritos.
ZERO é mais fácil de acender.
ZERO queima durante 3,5 horas.
ZERO não tem alcatrões, furanos, naftalenos, PAHs, aromáticos ou fenóis.
ZERO é 100% ecológico e produzido de forma sustentável.
ZERO é o único carvão certificado pelo FSC e PEFC em Portugal.
ZERO TOXINAS
Sabia que, por cada Kg de carne confeccionada com carvão tradicional, está a ingerir o equivalente em toxinas a 600 cigarros*? Mude para ZERO, que não liberta toxinas.
*Fonte: Cancer Prevention by Changing Diet, Wisconsin Institute of Nutrition, LLP
Fonte: www.carvaozero.pt
________________________________________________
Bem, eu usei e realmente pude comprovar a sua eficácia.
Eu gosto de acender o lume da churrasqueira assim: primeiro coloco duas ou três pinhas, uma pequena acendalha e algumas tábuas pequenas, tenho sempre tábuas das paletes de madeira em que vem as resmas de papel da Tipografia onde trabalho e que dão imenso jeito para acender o lume. Ou então aqueles pequenos pedaços de madeira que se compram em sacos grandes de desperdício. É sempre o que uso para acender o lume.
Faço uma pequena fogueira no centro da churrasqueira, quando já está bem ateado é que junto o carvão.
Não é propriamente assim que é indicado na embalagem, onde referem para acender apenas com o carvão e a acendalha que lá vem dentro, mas eu gosto de fazer as coisas cá à minha maneira por isso assim foi 🙂
O carvão realmente é muito fácil de acender, rapidamente fica incandescente e pronto a usar.
Quando à parte de não deitar fumos… bem… como eu referi eu fiz uma fogueirinha com outro tipo de materiais, por isso deitou fumo sim. Talvez usando apenas o carvão tal não aconteça, mas essa parte não posso comprovar. Mas eu acho sempre que eu questão de fumo uma boa churrasqueira, que defume bem, é o principal. A nossa cá de casa nesse aspecto é o máximo, puxa muito bem e rapidamente se consegue o braseiro para os grelhados.
O que achei com este carvão é que mais rapidamente fica em brasa, nesse aspecto é bem interessante.


As imagens ainda não tem sabor ou aroma, mas eu garanto que estes grelhados estavam o máximo!
O carvão zero foi aprovado cá por casa!

O meu carvão zero veio daqui:
Aproveitem que agora está em promoção com portes grátis 😉
Fotos: Panasonic Lumix DMC-TZ70EG-K
Discover more from Luísa Alexandra
Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Cristina Monteiro
Maio 16, 2016ora aí está uma excelente ideia!
isabel
Maio 16, 2016Olá Luísa, eu faço o churrasco com madeira das paletes o meu marido nunca usa carvão e garanto que fica muito mais saudável.
Mary
Maio 22, 2016Não quero ser alarmista, mas usar a madeira das paletes para fazer o churrasco não me parece ser boa ideia…
A madeira das paletes por norma tem um tratamento químico contra insectos, e fazer uma fogueira com essa madeira é duplamente mau, pois respira-se as toxinas no momento da combustão e depois os alimentos ficam também contaminados …
Acho que só se as paletes sofrerem um tratamento térmico é que são mais seguras, mas mesmo assim podem ter transportado produtos que derramem ex uma palete de embalagens de lixívia, um garrafão rebenta e escorre como a madeira é um produto poroso, absorve a lixívia e quando secar não se nota nada….
Espero que compreenda o meu alerta e deixo este link que explica bem : http://www.joiadecasa.com.br/voce-sabia/tudo-oque-voce-precisa-saber-antes-de-reutilizar-um-pallet/
Pedro Goís
Maio 21, 2016Já testei, e posso dizer:
É pena que no saco só vem “desperdício”, se viesse pedaços de carvão a sério, não seria má ideia!!!!
Muita parra, para tão pouca uva…
Luísa Alexandra
Maio 22, 2016Pedro não entendi muito bem o que refere de “desperdício”… O carvão 0 que uso vem em pedaços grandes e acende sem problema, é o que temos usado nos grelhados cá de casa e estamos satisfeitos.