Limpar as canalizações com Bicarbonato de Sódio e Água Quente

Quarta-feira, Setembro 27, 2017

 

Apesar de ser fã incondicional de detergentes, uso vários diferentes e gosto sempre de experimentar produtos novos, sei que muito boa gente opta por usar produtos mais ecológicos e simples para as limpezas.

Bicarbonato de sódio e vinagre são os mais usados, e eu sou apologista de experimentar de tudo um pouco para se formar opinião válida acerca das coisas.

As canalização de uma casa, se estiverem durante algum tempo sem serem usadas, tem tendência a ficar com mau cheiro. Principalmente se não se tiver saneamento básico, como é o caso cá de casa. As canalizações vão desaguar na fossa séptica.

Nas casas de banho com pouco uso todas as semanas gosto de colocar um pouco de detergente com lexívia e mantenho o ralo tapado, até para impedir a entrada de insectos [muitas vezes aparecem centopeias e outros bichinhos que entram pelos ralos da casa de banho…].

Experimentei recentemente usar bicarbonato de sódio e água a ferver para limpar as canalizações e gostei do resultado. Não ficam com bom cheiro mas também não se nota algum eventual mau cheiro.

Quando fomos de férias coloquei em todos os ralos cá de casa um pouco de bicarbonato de sódio, especial para limpezas, e depois água a ferver.

 

 

 

 

Compro estas embalagens de bicarbonato numa loja de produtos domésticos cá de Fátima que se chama Cestão [fica mesmo em frente à GNR].

Também já experimentei colocar nas sanitas e deixar depois actuar a noite inteira e dá um ar muito limpo e refrescante.

Vocês costumam usar o bicarbonato nas vossas limpezas?

Em que tarefas?

Print Friendly, PDF & Email
15 Responses
  • Cecília
    Setembro 27, 2017

    O vinagre já usava há uns anos. Por ver algumas dicas de uso de bicabornato andava tentada a usar. Agora irei experimentar certamente. Beijinhos

    • Luísa Alexandra
      Setembro 27, 2017

      Ultimamente também uso imenso o vinagre de limpeza, estou a preparar um post acerca disso 🙂 Se tiveres dicas são muito bem vindas!

  • Filipa
    Setembro 27, 2017

    Olá Luísa,
    Regularmente, coloco bicabornato, depois vinagre e por fim, água a ferver, principalmente na cozinha e duche que mais utilizamos. Limpa e quando está mais “entupido” com gorduras e cabelos (minha culpa!!), desentope logo.

  • E.C.
    Setembro 27, 2017

    Já há muito que uso o bicarbonato para muitas coisas, na roupa, para desentupir, até junto na pasta dos dentes, entre tantas outras situações.
    O vinagre de limpeza também é um produto que não pode faltar cá em casa, dá para tudo, para a lavagem da roupa, para limpar as borrachas da máquina após cada lavagem, para os vidros, para mim é o ideal, para o chão, etc…
    Luísa sigo uma página de facebok que se chama “S.O.S. problemas – truques domésticos”, nessa página aprendemos cada coisa, trocamos muitas ideias, acho que ia gostar de seguir a mesma, e acredito que também dará muitas vezes boas dicas e ideias, fica a sugestão.

  • Florbela
    Setembro 27, 2017

    ola Luisa,
    costumo usar bicabornato, mas costumo usar o que geralmente se encontra na zona alimentar, aliás desconhecia que houvesse um destinado a limpeza. Será que nos supermercados tambem existe esse tipo de bicabornato.

    • Luísa Alexandra
      Setembro 27, 2017

      Já procurei no Continente e Pingo Doce e apenas encontrei o bicarbonato que se usa na alimentação, em embalagens pequenas. este compro numa loja de produtos domésticos que tem imensas coisas de limpeza, é lá que compro este bicarbonato e também lexívia sólida, que nunca vi à venda em mais nenhum lado senão lá…

  • Ana Casinha
    Setembro 27, 2017

    Vou testar na minha casa de banho, o lavatório volta e meia entope. Obrigada pela dica!
    Beijinhos

  • Ana Paula Luz
    Setembro 27, 2017

    Olá Luisa boa tarte

    Também não conhecia esse bicarbonato, vou ver se encontro, também gosto de experimentar vários produtos e ver qual me agrada mais, adoro o seu blog, visito todos os dias, obrigada pelas dicas e sugestões, nem imagina o quão uteis são.

    Ana Luz

  • Teresa Olim
    Setembro 28, 2017

    Já uso o bicarbonato nos ralos da casa há muito tempo, mas junto sempre um pouco de sal marinho e vinagre. Deixo por uns 5 minutos e só depois ponho a água quente. Antes a canalização da cozinha tinha tendência para entupir, desde que começei a usar, de 15 em 15 dias, nunca mais aconteceu.

    Não tem cheiro mas tem a grande vantagem de anular os odores menos agradáveis e dá cabo dos bichos que querem fazer dali a entrada em casa.

    Uso também nas sanitas, mas juntamente com água oxigenada, sabão da louça e óleo essencial.

    O meu compro no AKI, é o único lugar em que encontro embalagens de 1 kg, e como uso muito…

    • Luísa Alexandra
      Setembro 28, 2017

      Obrigada pela dica, no Aki de Leiria nunca o vi à venda, mas também não procurei ainda com atenção!

  • Augusta
    Setembro 28, 2017

    Obrigado pela Dica Luisa!
    Mas uma questao: isso das centopeias, tem a certeza que entram pelo ralo?
    Por acaso tenho esse problema… aparecem muitas centopeias dentro de casa… e fora tambem….. só não percebo como é entram….. mas da-me cabo dos nervos!
    Alguma ideia de como combater estes bichos?
    Obrigado Luisa!

    • Luísa Alexandra
      Outubro 3, 2017

      Sim, creio que é pelo ralo pois já as encontrei dentro da banheira. Só podem entrar na casa de banho ou pelos ralos ou pelos respiradouros.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *