As saladas são uma constante nas refeições cá de casa.
Com tempo frio ou com tempo quente, com chuva ou com sol, praticamente todas as refeições são acompanhadas com algum tipo de salada.
Pessoalmente prefiro uma salada mais composta, daquelas que servem quase de refeição. Aliás muitas vezes o meu jantar é à base de uma salada assim mais “apetrechada”, como a que hoje vos mostro 🙂
No post de ontem mostrei como faço as sementes e as amêndoas tostadas, e uma das utilizações que lhes dou é em saladas. Torna-as mais saciantes e acho que o efeito crocante é do melhor! Costumo servir as sementes e frutos secos à parte, depois cada um coloca no seu prato a quantidade que prefere.
A receita que deixo em seguida pode evidentemente ser alterada ao gosto de cada um: eu usei uma mistura de salada com vários tipos diferentes de folhas verdes, tinha alface verde, alface roxa, coentros, rúcula e mais algumas que agora já não me recordo. Usei também tomate mini alongado e queijo feta, facilmente substituído por outro a gosto ou até suprimido se assim o desejarem.
O molho foi feito apenas com molho pesto, azeite e vinagre balsâmico, de modo a ficar mais diluído e ser mais fácil de espalhar na salada e também para não se tornar tão forte. Acho que o molho pesto tem sempre um sabor muito forte e usando um pouco de azeite e vinagre balsâmico torna-se mais leve e um excelente tempero de saladas 😉
Ingredientes:
| Mistura de Folhas Verdes para salada
| Tomate Mini
| Queijo Feta
| Molho Pesto [usei apenas uma colher de sobremesa bem cheia]
| Azeite
| Vinagre Balsâmico
| Amêndoas e Sementes de Girassol Tostadas
Preparação:
Numa taça coloca-se a mistura para salada e o tomate cortado em pedaços.
Por cima junta-se o queijo costado em cubos:
Prepara-se o molho misturando um pouco de molho pesto com azeite e vinagre balsâmico:
Deita-se por cima da salada e serve-se com as sementes e amêndoas tostadas.
Leave a Reply