Salteado de Batatas, Cenouras, Cogumelos Shimeji e Brócolos

Sexta-feira, Setembro 11, 2026

 

Uma receita bem simples de preparar e que é um óptimo acompanhamento para peixe ou para carne!

Usei batatas, cenoura, cogumelos e brócolos, mas é evidente que se pode substituir qualquer um destes ingredientes por outros a gosto, por exemplo couve flor, ou courgete, ou milho… enfim é tudo uma questão de se usar que se tenha!!!

 

Ingredientes:

| Cogumelos, usei Shimeji

| Batatas, usei Batatas Princesa Amandine

| 1 Cenoura

| Brócolos

| Azeite

| Alho

| Sal

| Oregãos

| Manjericão Fresco, ou salsa ou coentros ou cebolinho fresco

 

Preparação:

O tipo de batata que usei é óptima para se cozinhar com pele, foi o que fiz.

Cortam-se em pedaços e cozem-se durante uns 5 minutos em água a ferver, juntamente com a cenoura também cortada em pedaços.

Numa frigideira coloca-se um pouco de azeite com um dente de alho esmagado.

Quando começar a estalar junta-se os cogumelos, temperam-se com sal e oregãos e salteiam-se até dourarem a gosto.

Retiram-se e reservam-se.

Na mesma frigideira adiciona-se mais um pouco de azeite e mais um dente de alho e juntam-se as batatas e a cenoura bem escorridas.

Temperam-se com sal e oregãos.

Alouram de ambos os lados.

À parte cozem-se os brócolos em água temperada com sal.

Quando as batatas estiverem douradas a gosto junta-se na frigideira os brócolos e os cogumelos reservados.

Pode ainda regar-se com um pouco de sumo de limão e raspa de limão e também manjericão fresco, ou outro tipo de erva aromática a gosto.

Também fica óptimo com lascas de queijo 😉


Discover more from Luísa Alexandra

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Ainda não tem comentários.

Leave a Reply