Limpeza de Colchões

Terça-feira, Agosto 28, 2018

 

Não é o primeiro post que coloco aqui no blog acerca da limpeza de colchões, há alguns anos atrás fiz um pequeno vídeo que podem ver em:

 

Limpeza de Colchões • UNICO da Polti [Vídeo]

 

Faço este tipo de limpeza com frequência.

Não significa que seja todas as semanas, mas mais ou menos de duas em duas semanas gosto de uma limpeza assim a vapor.

Depende também do estado do tempo: com tempo mais quente torna-se mais fácil limpar a vapor pois sei que seca muito rapidamente e em poucas horas posso fazer a cama. Se for no Inverno com o tempo mais frio faço a limpeza mais ligeira, não colocando tanto vapor para dentro dos colchões e assim não custa tanto a secar.

O vapor é um excelente método de limpeza para têxteis, elimina bactérias e ácaros e deixa uma sensação de limpeza muito agradável.

É claro que cada um adapta a limpeza às suas necessidades e aos seus gostos. Quem tenha crianças pequenas terá que ter um cuidado redobrado com a limpeza dos colchões [a fase do chichi na cama é das piores!!!].

A parte final em que uso o spray é apenas por gosto pessoal, o vapor por si é que faz a limpeza e o spray é apenas uma adição à limpeza, não é essencial! Eu acho que dá um toque final excelente, pois permite desinfectar um pouco mais [no caso dos sprays que além de desodorizantes também são desinfectantes, com o Sanytol por exemplo] e ainda deixa um aroma delicioso na cama 🙂

Vamos por partes e deixem-me explicar tudo em pormenor como faço para que não fiquem dúvidas!

Começo por aspirar muito bem o colchão.

O meu aspirador vertical Dyson tem um acessório próprio para este tipo de tarefas, é uma escova turbo pequena, ideal para «puxar» todo o tipo de sujidade de colchões, sofás, cadeiras, carpetes, enfim, qualquer superfície onde seja mais fácil limpar com apenas a cabeça do aspirador e a escova, como é o caso dos colchões:

 

 

Para mim é imprescindível aspirar antes da limpeza a vapor. Consegue-se assim tirar o cotão, cabelos ou qualquer tipo de sujidade que esteja no colchão. Apesar de colocar sempre uma capa de protecção no colchão, é sempre muito importante para mim aspirá-lo.

Depois de bem aspirado segue-se a limpeza a vapor.

Tenho várias máquinas de limpeza a vapor, desta vez usei o meu vaporetto, que já vos mostrei mais em pormenor AQUI:

 

Vaporetto Diffusion Fresco Vapor • Polti

 

Ligo à eletricidade, espero que esteja pronto a deitar vapor e, com um acessório mais largo, até é aconselhado para lavar vidros mas eu gosto muito de o usar nos colchões pois é largo:

 

 

Vou espalhando o vapor por todo o colchão, insistindo mais nas zonas onde o corpo repousa. Por exemplo nas extremidades não é necessário colocar muito vapor pois raramente o nosso corpo lá toca, mas nas partes onde nos costumamos deitar, é aí que coloco mais vapor.

 

 

 

Depois do vapor gosto de pulverizar o colchão com um spray.

De momento, quando fiz esta limpeza, os sprays que tinha em casa eram estes:

 

 

O Quanto Elixir só comecei a usar há poucas semanas e foi a segunda vez que o usei em colchões. Gosto do facto de deixar um aroma mais intenso.

O produto que uso mais até costuma ser o Sanytol, pois geralmente tenho-o sempre em casa e gosto muito dele para pulverizar têxteis: colchões, sofás, almofadas, edredons, carpetes ou tapetes…

Além destes também há o Febreze, que é igualmente excelente. Assim de repente só me recordo destes três mas de certeza que há outras marcas.

A limpeza de um lado do colchão está feita, deixo que seque durante algumas horas:

 

 

Todas as semanas viro os colchões, ao fazer a cama de lavado, independentemente de fazer a limpeza mais profunda ou não.

São virados de cima para baixo ou de um lado para o outro. Ou seja ou dou a volta apenas ao colchão e a parte que estava para a cabeça fica para os pés, ou então dou mesmo a volta completa ao colchão e a parte onde dormimos esta semana fica para baixo, em contacto com o sommier.

Consigo virar todos os colchões cá de casa sozinha, apesar de os meus filhos me ajudarem sempre pois é mais fácil se for com duas pessoas. Mas mesmo sozinha consigo virá-lo:

 

 

 

 

Procedo de igual modo com a limpeza no outro lado do colchão que ficará para cima nessa semana: primeiro aspiro, depois limpeza a vapor e por fim o spray:

 

 

 

 

 

Nas almofadas que não podem ser lavadas utilizo o mesmo método de limpeza.

É claro que não faço isto todas as semanas 🙂 Umas vezes limpo apenas no lado que estará em utilização, quando tenho mais tempo disponível e o clima está bom para secar aproveito e faço como vos mostrei neste post.

 

Pode dar-se o caso de o colchão ter algumas manchas, por exemplo da transpiração ou de qualquer «acidente» que possa acontecer na cama. Nesse caso devem limpar-se o melhor possível. Apesar de ser bastante difícil limpar completamente manchas em colchões. Manchas de sangue podem ser limpas com água oxigenada, manchas de urina ou suor com tira nódoas e tentar limpar sempre o mais rapidamente possível, quanto mais tempo estiver a nódoa a secar mais difícil é de tirar. Usar água quente directamente na nódoa também costuma facilitar a sua remoção, mas cada caso é um caso….

 

Gostava muito de saber como vocês limpam os vossos colchões aí por casa, partilhem tudo comigo 😉

Print Friendly, PDF & Email
31
27 Responses
  • Paula S
    Agosto 28, 2018

    Ola Luisa, siguo a desda da Franca e adoro o seu site. A minha irma e eu somos como voce adoramos a limpeza
    Um grande abraco e até breve
    Paula S

  • vanis
    Agosto 28, 2018

    Luisa,

    o vaporeto sv440 tambem da para fazer o mesmo que esse?

    • Luísa Alexandra
      Agosto 28, 2018

      Sim, o double dá para se usar também deste modo e tem o acessório para vidros.

      • Vania Ribeiro
        Agosto 28, 2018

        Obrigado!
        Consegues limpar de um lado e do outro no mesmo dia e secar?

        • Luísa Alexandra
          Agosto 29, 2018

          Vânia, tal como disse no post só faço a limpeza em ambos os lados quando o tempo permite. Este fim de semana esteve um calor abrasador cá em Fátima, secou tudo e mais alguma coisa 🙂 E o vapor é a ferver, seca muito depressa, não é como limpar com escova e água, com vapor os têxteis secam rapidamente, aliás é assim também que faço a limpeza dos sofás.

          • Vania Ribeiro
            Agosto 30, 2018

            Obrigado Luisa, nunca usei com medo que nao secasse a tempo..
            Beijinhos

          • Luísa Alexandra
            Agosto 30, 2018

            A quantidade de vapor que também se coloca depende do tempo que está. Nos dias mais quentes podes abusar pois vai secar de certeza, agora se for num dia frio de chuva convém não exagerar…

  • Patricia
    Agosto 29, 2018

    Na opinião da Luísa, para limpeza do chão colchões e sofá, o que faz mais sentido em termos de eficácia e praticidade de utilização, adquirir um vaporetto double, ou uma moppy + vaporetto diffusion

    • Luísa Alexandra
      Agosto 29, 2018

      Não é fácil escolher, mas a resposta que te dou baseia-se na utilização que lhes dou, visto que os tenho a todos 🙂
      Uso muito mais a moppy e o vaporetto pistola do que uso o double, sem dúvida nenhuma. Acho a pistola mais fácil de usar do que o double [separado] e a moppy é muito mais prática do que o double [completo]. Mas ao fim e ao cabo fazem o mesmo, mas de maneiras diferentes. Eu despacho mais depressa a limpeza com a moppy do que com o double.

    • Luísa Alexandra
      Agosto 29, 2018

      Esqueci-me de dizer que a moppy, a parte que se usa para a limpeza do chão, é um cabo com uma mopa, não tem fios, mexes aquilo com muito mais facilidade. O Double tem sempre o fio atrás, no caso aqui de casa o fio não chega para uma divisão pois tenho divisões grandes, tenho que andar sempre a mudar a ficha, torna-se mais complexo.

      • Patrícia
        Agosto 29, 2018

        Obrigada, a parte prática é muito importante, afinal pretendemos utensílios que nos facilitem a vida e não o oposto. No meu caso a divisões também são grande provavelmente teria o mesmo “problema”.

      • Cláudia
        Agosto 30, 2018

        Olá Luisa, vou ter que comprar uma máquineta de vapor, o inteligent que tinha há muitos anos chegou ao fim. Queria algo mais portátil. Aproveito para fazer uma pergunta sobre este assunto… A moppy não tem só o acessório do chão? Eu pensava que sim mas como dizes acima a parte que se usa para a limpeza do chão fiquei na dúvida. Isto é, eu pensei que adquirindo a moppy seria sempre necessário adquirir uma pistola para as outras aplicações tipo colchões, cozinha etc… Agradecia a tua opinião. Obrigada desde já. Beijinho

        • Luísa Alexandra
          Agosto 30, 2018

          Sim, a moppy tem só um acessório para o chão + a base onde propriamente se forma o vapor. Estava a referir-me à parte da mopa, que é só o que se usa para o chão visto que a base é usada apenas para a impregnar de vapor, percebes?

  • Raquel Alabaça
    Agosto 29, 2018

    Benditos sejam os utensílios de limpeza a vapor! Eu faço também a aspiração e depois o vapor, não aplico produtos, tenho receio por causa das minhas alergias. Faço 1x por mês e no inverno ligo o desumidificador para enxugar mais rápido. Este verão experimentei colocar os 3 colchões na rua ao sol e fiz tudo na rua, aproveitei um dia que estava muito calor!

  • Mafalda
    Agosto 29, 2018

    Boa noite. Este método também dá para usar nos sofás?

  • Paula
    Setembro 7, 2018

    Olá Luísa, excelente post com dicas muito interessantes! Pretendo adquirir uma máquina de limpeza a vapor mas já andei a ver online as da Polti mas estou baralhada….será que me pode ajudar?
    Eu queria algo que me permita a limpeza de vidros e portadas (em casa não tenho estores mas sim portadas em alumínio com réguas reguláveis); carpetes e sofás; colchões; juntas do poliban de difícil acesso.
    Qual será mais adequado?
    Obrigada.

    • Luísa Alexandra
      Setembro 11, 2018

      Olá Paula 🙂
      Praticamente todas as máquinas de limpeza a vapor dão para as tarefas que referes. O UNICO ou o Lecoaspira Inteligent são aspiradores e máquinas a vapor, ou seja dão para aspirar e depois para fazer a limpeza a vapor. São os mais completos, no entanto são os mais pesados e um pouco mais complicados de usar no dia a dia pois tem imensos filtros e são máquinas pesadas e grandes. Mas realmente são os mais completos em todos os aspectos. Os Vaporettos já são máquinas mais práticas, mas apenas fazem a limpeza a vapor, não aspiram. Pessoalmente acho que se tornam mais práticos de usar pois eu aspiro com um aspirador vertical [no caso dos sofás ou colchões, vê o post que coloquei recentemente] e depois faço a limpeza a vapor. Tornam-se bem mais simples de usar e muito mais rápidos a despachar. Só te estou a falar nos que eu tenho, existem muitos outros modelos que não conheço, por isso não me posso pronunciar…

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *