Festas de Santo António • Festa dos 30

Quarta-feira, Junho 16, 2010

Cada região do país tem as suas tradições, e chegados que estamos ao Verão começam a surgir as Festas Populares que tanto caracterizam o povo português.

Aqui onde eu moro existem festas para tudo!
Não conheço zona com tanta festa, quem gostar deste tipo de festas populares aqui vai ficar contente de certeza.

As festas populares maiores da cidade são três, e são sempre organizadas por quem faz 20, 30, 40 e 50 anos no ano que decorre.

• 20 e 50 anos fica encarregue das Festas em Honra de São Silvestre e São Sebastião:
• 30 anos fica encarregue das Festas em Honra de Santo António
• 40 anos fica encarregue das Festas em Honra do Santíssimo Sacramento e Sagrado Coração de Jesus

Além destas e nas zonas em redor da cidade ainda existem Festas em Honra de São João, São Pedro, Santa Luzia, bem… escolham aí um Santo que de certeza que arranjam aqui uma festa para ele!!!!!

Este ano o meu irmão fez 30 anos, e a minha cunhada também os irá fazer, e ambos fizeram parte da comissão organizadora das festas de Santo António, que são as que hoje vos mostro.

A festa dura dois dias, Domingo e Segunda-Feira, e este ano calhou mesmo no dia de Santo António, dia 13 de Junho, também o dia do aniversário da minha Mãe, por isso merece registo.
Visto que o meu irmão e a minha cunhada estavam a ajudar na festa, juntámos toda a família lá e foi onde almoçámos na comemoração do aniversário.

A festa começa com um peditório à população acompanhado com uma banda, depois segue-se a Missa, um cortejo com o andor do santo e, nas festas de Santo António, com o Bodo, que é pão que o padre benze e que depois é distribuído à população como Bodo de Santo António.
Estes tractores enfeitados transportam o Bodo.

Depois do cortejo segue-se o almoço tradicional, onde não falta o frango assado, borrego estufado e bacalhau assado com migas e batatas a murro ou com chícharos.

Este ano tivémos cá a família toda a comemorar connosco o aniversário da minha Mãe, e nada melhor que uma caipirinha e umas boas sobremesas para festejar!!!!

Print Friendly, PDF & Email
5 Responses
  • Sónia Meirinho
    Junho 16, 2010

    Por acaso já tínha reparado nisso!! Eu também nunca pertenci a organizações, festas, etc, mas desde que começei a andar com o Bruno que me falavam de jantares e festas dos 20, 30, etc. Também fiquei bastante admirada por fazerem festas disso. E uma coisa é certa, festas por aqui não faltam. E agora para acrescentar são as festas aqui da cidade!!! A bombar 4 dias seguidos 🙂
    Beijinhos

  • Sónia Paula
    Junho 16, 2010

    Aqui tb se festejou as festas de santo António e concidencia o meu maridao tb fez anos no dia 13 junho não fosse ele Antonio…
    Parabens á mae..
    Bjcas

  • sandra
    Junho 16, 2010

    Que giro! Por cá não há ssim tantas festas populares…ficamos apenas pelo São João!
    LOL

    Muitos parabéns atrasados à tua mãe!

    Beijinhos

  • Salsa Verde
    Junho 16, 2010

    Isto foi festa em cima de festa, mas o importante é todos terem passado bons momentos juntos e felizes!!
    Beijinhos,
    Lia.

  • R.correia
    Junho 16, 2010

    que bela festa….bjs e boa semana

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *