A BABEL reedita, numa versão revista e actualizada,
As Receitas Escolhidas de Maria de Lourdes Modesto
A primeira e mais importante coisa a saber é que a alimentação é que nos mantém vivos. Se é verdade que alguns alimentos podem ser comidos no seu estado natural, crus, a maior parte deles têm de ser submetidos a certas preparações, não só para lhes melhorar o aspecto mas, principalmente, para os tornar mais saborosos, mais higiénicos e de mais fácil digestão. É ao conjunto destas preparações que é dado o nome de culinária.
Sendo este livro a continuação do bem-amado que conhecemos há já tanto tempo, a autora preservou o que sabe ter sido sempre do agrado da dona de casa e do amador curioso. Sem alterar a sua estrutura mas atendendo às enormes mudanças que a cozinha tem sofrido nas últimas décadas, este livro espelha actualidade – sem com isso pretender imitar os chefes estrelados. As Receitas Escolhidas tanto contempla a cozinha dos nossos antepassados na sua simplicidade como a cozinha do wok. Espécie de caderno de receitas do dia-a-dia, o livro permite, dada a forma como está organizado, planear uma refeição em três tempos.
MARIA DE LOURDES MODESTO é autora de obras conceituadas e de numerosos artigos para a imprensa, revisões e adaptações de obras estrangeiras, pesquisadora incansável dos usos e costumes da boa cozinha tradicional, calcorreou Portugal de lés a lés, ouvindo e fixando histórias, conhecendo gente, comendo bastante e bastante bem. Fez rádio, uma experiência que a fascinou, deu aulas, participou em eventos e feiras, honrou e foi honrada. Tornou-se sobretudo conhecida do público português por causa dos seus programas de culinária para a televisão. Foi, de resto, fruto do seu pedido direto de receitas tradicionais portuguesas às donas de casa que assistiam aos seus programas, por detrás dos montes longínquos e do meio das searas perdidas, que a sua obra central, a «Cozinha Tradicional Portuguesa», acabaria por nascer.
«Receitas Escolhidas», «Cozinhar com Vegetais», «Queijos Portugueses», «Cogumelos – Do Campo até à Mesa», contam-se entre mais algumas das suas obras empenhadas, que espelham, também, a sua vertente de defensora de uma dieta equilibrada e salutar – que muito preza. Nessa qualidade, foi membro fundador e responsável do pelouro da alimentação da Fundação Portuguesa de Cardiologia e consultora do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva. Foi ainda professora da cadeira de Técnica Culinária na Escola de Dietistas da Universidade de Coimbra. A sua dedicação e obra foram reconhecidas pelo Estado Português, que lhe conferiu a comenda da Ordem de Mérito. Maria de Lourdes continua a trabalhar. Ultimamente vestiu a pele de uma avó fora do vulgar, que viaja pelo País para dar a conhecer aos mais novos a velhinha cozinha tradicional portuguesa. Deu por si outra vez envolvida e apaixonada pelas gentes e os seus costumes.
Formato: 220 x 288 | Páginas: 416 | PVP: 49.9€
Para comemorar a reedição deste livro «As Receitas Escolhidas» de Maria de Lourdes Modesto, a Editora BABEL vai oferecer um exemplar a um seguidor aqui do meu blog!
Para se habilitarem a ganhar o livro é necessário:
• Preparar e fotografar a vossa receita preferida [não é necessário que façam uma receita especificamente para o passatempo, podem escolher uma do blog, quem tenha o tenha, para participar].
• Enviarem uma foto e a respectiva receita para: luisaalexandramarques@hotmail.com
* Publicarei depois as fotos e respectivas receitas num álbum no facebook para posterior consulta, conforme vá recebendo as vossas sugestões.
* A escolha da receita vencedora é da responsabilidade da Editora BABEL.
* O livro é enviado apenas para Portugal [Continental e Ilhas], mas aceito participações de todo o Mundo 🙂
* Passatempo válido a partir de agora e durante uma semana, ou seja até dia 1 de Julho às 24H00.
* A sugestão vencedora é anunciada na Terça-Feira, dia 2 de Julho de 2013.
Todas as receitas do passatempo poderão ser vistas AQUI.
Discover more from Luísa Alexandra
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
MissB
Junho 24, 2013Só podemos participar com uma receita favorita? 🙂 tenho tantas que nem sei qual escolher! 😀 belo passatempo Luisa, adorei!
Luísa Alexandra
Junho 24, 2013Uma receita por participante sim.
Escolhe a que mais te agrada e manda para o meu mail 🙂
Beijinhos!
Mena Lopes
Junho 24, 2013Boa iniciativa Luisa! E o premio é fantastico!!
A ver se te mando uma receitinha!
Beijinhos
sylvia
Junho 24, 2013Bom dia Luisa,lá vou eu tentar,sem dúvida que ja sei qual sera a receita.Belo paasatempo.
Beijos
Carla Oliveira
Junho 24, 2013Vou tentar participar. Gostei do prémio!
beijinhos
Paula Vieira
Junho 24, 2013Belo passatempo, dificil é escolher a receita!
Bjs.
Paula
Patrícia Rosado
Junho 24, 2013Que bela ideia!!
Vou pensar numa receita!
Beijinhos Luísa
http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/06/picoles-de-morangos-balsamicos.html
Isabel
Junho 24, 2013Que pena não poder participar, mas a minha máquina não é compativel com o PC 🙁
Gostei do prémio e adorava ter esse livro, que desconhecia…
Luísa Alexandra
Junho 24, 2013Isabel, podes enviar a receita e a foto até dia 1. Basta mandares para o mail [ou se preferires por outro meio, é uma questão de combinarmos, se quiseres fazemos por telemóvel :)]
SarinhaT - No Conforto da Minha Cozinha
Junho 24, 2013Que bela iniciativa Luisa.
Já não venha aqui à algum tempo. ( 🙁 )
Mas tenho visto no teu facebook.
Um beijinho e continua! 🙂
Filipa Lemos
Junho 24, 2013Que belo passatempo! Pode ser de qualquer categoria? Bolos, bolachas, carne, peixe, etc…?
Luísa Alexandra
Junho 24, 2013Filipa, é à tua escolha. Desde que seja uma receita que gostes 🙂
Vamos ver no final se temos um povo muito guloso [se forem muitos doces] ou de comida mais consistente!!!
sabor e saberes
Junho 24, 2013Acabei de enviar a minha participação.
O livro e super interessante. Excelente passatempo.
Bjs
Luísa Alexandra
Junho 24, 2013🙂 Participação recebida e publicada!
Anónimo
Junho 24, 2013Luísa, basta escolhermos uma receita do seu blog, executá-la e fotografar é isso?
Luísa Alexandra
Junho 24, 2013Não é necessário que seja uma receita aqui do blog!
É uma receita que gostes apenas.
Basta que me envies um mail com os ingredientes e a confecção e uma foto, podes ver aqui:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.541498105907384.1073741844.207922785931586&type=3&uploaded=1
LIMA LIMÃO
Junho 24, 2013ACABEI DE ENVIAR A MINHA PARTICIPAÇÃO
ADOREO O PASSATEMPO
http://tanialimalimao.blogspot.pt/
Filomena Conceição
Junho 24, 2013É uma boa iniciativa!
Luísa Alexandra
Junho 25, 2013Muito obrigada a todos pela vossa adesão!
Romy Almeida
Junho 25, 2013Olá Luísa
Acabei de enviar-te a minha participação para o teu email 🙂
Bjs
Luísa Alexandra
Junho 25, 2013Obrigada! Vou publicar 🙂
cristina fonseca
Junho 25, 2013Olá Luísa !!!
Estou de férias mas vou tentar participar 🙂
Beijinho doce e obrigada pela oportunidade !
Luísa Alexandra
Junho 26, 2013Boas férias!
Podes enviar até segunda-feira, dia 1.
Beijinhos!
cristina fonseca
Junho 26, 2013já enviei !
Beijinho 🙂
Selene
Junho 25, 2013Boa noite Luisa,
A minha participação já seguiu.
Sou uma azarenta 😉 mas não custa tentar.
Beijinhos e parabéns pela iniciativa.
A todas nós, Boa SORTE 😀
Bjs
Selene
Luísa Alexandra
Junho 26, 2013🙂
Paula Vieira
Junho 26, 2013Já enviei a minha participação.
Beijinhos
Paula
Luísa Alexandra
Junho 26, 2013Obrigada 🙂
Filomena Conceição
Junho 27, 2013Já enviei a minha participação por email e publiquei-a aqui:
http://eassimsaoosdias.blogspot.pt/2013/06/doce-de-ovos-e-amendoa.html
Beijinhos!
Luísa Alexandra
Junho 27, 2013Muito obrigada!
Prazeres Saudáveis
Julho 1, 2013Já enviei a minha Participação por e-mail e deixo aqui o link também (*=
http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2013/07/lasanha-de-frango-com-espinafres-e-o.html
Beijinhos grandes
Luísa Alexandra
Julho 1, 2013Obrigada 🙂