Todas as Terças-Feiras vou às compras ao Pingo Doce.
Refiro muitas vezes o Pingo Doce aqui no blog pois é o único supermercado “grande” que temos aqui em Fátima, para grande tristeza minha que adoro passear nos corredores dos supermercados e hipermercados em busca de novos produtos.
E como às Terças-Feiras é dia de chegar peixe fresco, geralmente o nosso jantar é peixe.
Gosto muito de chegar à peixaria e escolher o peixe que mais me agrada, vê-los fresquinhos, com os olhos brilhantes e aquele cheiro a mar, tão bom!
Não é o cheiro a peixe podre que se sente em alguns sítios que comercializam peixe, é mesmo o cheirinho a mar!
Hoje a sugestão é Dourada, uma Dourada bem generosa, de lombos brancos e saborosos como gostamos, delícia 🙂 a única queixa que tenho é mesmo o preço… upa, upa que não se pode comprar peixe!
Ingredientes:
| Batatinhas para Assar
| 1 Dourada grande escalada [eu peço sempre na peixaria para escalar e tirar a cabeça]
| 3 dentes de Alho
| Flôr de Sal, usei Rui Simeão • Tavira Sal
| Orégãos
| Azeite São Mamede
| Vinagre São Mamede
Preparação:
Cozem-se as batatinhas durante 5 minutos na potência máxima do microondas.
Retiram-se e escorrem-se.
Num pirex de forno coloca-se o peixe e as batatinhas.
Gosto de forrar o pirex com papel de alumínio para depois ser fácil de retirar e de lavar o pirex.
Tempera-se a gosto, usei bastante alho picado, orégãos, flôr de sal e azeite.
Levam-se a forno pré-aquecido a 200º durante uns 20 minutos.
Não se deve cozinhar em demasia para ficar suculento.
•
Segue-me no:
Liliana Barroqueiro
Maio 8, 2014adoro peixe e assim simples é um verdadeiro manjar! não é preciso muitos ingredientes para se fazer uma refeição deliciosa!!
beijinhos
Giuliana Manca
Maio 8, 2014Un piatto sano, nutriente e certamente gustoso!!
São Ribeiro
Maio 8, 2014Adoro dourada no forno e esta ficou uma delicia
bjs
Susana Antunes
Maio 8, 2014Nós adoramos um bom prato de peixe e se for no forno…. Hum…. Melhor….
Gostei da sugestão…
Obrigado por partilhares…
Beijinhos e bom resto de semana…
Marisa Valadas
Maio 8, 2014Um peixinho no forno nunca falha
Raquel Alabaça
Maio 8, 2014Também sofro do mesmo mal, os hipermercados estão longe! E o Pingo Doce mais perto é muito pequeno, até atrofia lá andar aos fins de semana, e durante a semana não dá tanto jeito lá ir.
Como moro numa aldeia piscatória, encontramos aqui muito bom peixe, os preços andam proibitivos em todo o lado. Ainda nos vale o meu marido que faz pesca submarina, pelo que não me posso queixar 🙂
Luísa Alexandra
Maio 8, 2014Aqui em Fátima existem dois Pingo Doce, valha-nos isso! E são ambos bons.
Sabores Autenticos
Maio 8, 2014Que refeição tão boa!
Bjs
Natercia Ramalho
Maio 8, 2014Ficou uma maravilha como sempre…um beijinho.
Piteca
Maio 8, 2014Que engraçado não sei porquê tinha ideia de que eras de Lisboa, afinal és de Fátima, não estamos muito longe uma da outra… eu sou de Torres Novas! 🙂 Em relação ao Pingo Doce, eu não desgosto, mas prefiro o Continente, por causa das promoções. Embora no Pingo Doce de cá haja uma coisa boa, não sei se ai é igual se não, mas o preço do peixe vai descendo ao longo do dia, pelo que ao fim da tarde já o compras bem mais barato, mas claro bom bom é fresquinho acabado de chegar não é ? 😉 Gostei da tua sugestão, ficou bem apetitosa!
Beijinhos doces.
Luísa Alexandra
Maio 8, 2014Moro na Terra Santa 😉
Aí em Torres Novas tens muito por onde escolher! Costumo ir aí ao Continente, pois fica a caminho de quando vou a casa dos meus Avós a Tomar, mas prefiro ir ao de Leiria, até porque para mim fica mais perto. E é maior e com mais diversidade além disso fica no LeiriaShopping e junta-se o útil ao agradável.
Já fui ao Pingo Doce aí de Torres Novas, aquele que fica a caminho do Hospital, perto do MacDonalds, acho que é o único daí, ou não? Mas não gostei… aqui em Fátima temos dois e são bem melhores do que esse de Torres Novas!
Entre Tralhas e Panelas
Maio 8, 2014Adoro peixe…esse ficou maravilhoso 🙂
piteis da dinha
Maio 8, 2014Oi Luisa, que receita mais deliciosa, ficou com uma aparência ótima, nem parece que foi feita no forno…
Bjsssss querida
pimentinha
Maio 8, 2014Ficou mesmo com bom aspecto! Portugal tem tanto mar, é realmente um pena os preços que se praticam actualmente…
Bjs
Ana Claudia
Maio 8, 2014LUisa, que delicia de prato, essa dourada deve ser muito gostosa, as batatas estão de dar agua na boca.
Beijocas
Cozinha em sarilhos
Maio 8, 2014Gosto imenso de Dourada, e ficou mesmo apetitosa!
Se ai o peixe é caro… aqui até parece que estamos a comer ouro! 🙂
Ana Filipa Costa
Maio 8, 2014Que bom aspeto o desse peixinho!!
Uma sugestão muito saudável e apetitosa 🙂
Beijinhos
Petiscana – http://petiscana.blogspot.pt/
Cantinho da Partilha
Maio 8, 2014O peixe assim fresquinho e simples é de comer e sonhar!
Coisas e Coisinhas
Maio 9, 2014Revi-me quase em cada palavra do teu post Luísa 🙂 As terças-feiras eram também o meu dia de ir ao Pingo Doce, o meu supermercado de eleição. Na Figueira da Foz, de onde sou natural e onde vivia, existe, felizmente, mais do que um supermercado, mas o Pingo Doce e as suas promoções sempre fizeram as minhas delícias 😉 hehe Contudo, mesmo tendo mais do que um supermercado, também pensava como tu e tinha imensa pena que não existissem outros, e maiores, para eu me poder deliciar a passear pelos seus corredores e a ver todos os novos e diferentes produtos (nisso o pessoal de Lisboa e Porto tem mesmo imensaaaa sorte 😉 hehe). Agora, por aqui, recém-chegada a Londres, fiquei maravilhada com o supermercado mais perto da minha casa…é enormeeeee e tem tanta, mas tanta coisa, e a preços tão acessíveis, que uma pessoa só quer é ficar ali às voltas todo o dia e desejar ter uma carteira bem recheada 😉 hehe
E quanto a essa receita, adorei!! Dourada com batatas, assim bem simples, suculenta e saborosa, é mesmo dos meus pratos favoritos 🙂 Ao vir para cá, uma das coisas que perdi e que sei que vou sentir muita falta foi precisamente essa: o peixinho bem fresco de quem vive numa terra à beira-mar e de quem tem um pai que traz sempre tudo e mais alguma coisa acabado de sair da água 😉
Beijinhos *
Luísa Alexandra
Maio 9, 2014Mudar nem sempre é fácil… tens que ver as coisas boas, como por exemplo essa dos supermercados à escolha e bem recheados! Espero que te adaptes bem, e hoje em dia com estas novas tecnologias já sabes ao minuto tudo o que por aqui se passa, sempre ajuda a diminuir [um pouco…] as saudades.
Beijinhos!
Avelã
Maio 9, 2014Olá!
Por acaso tenho perto uma grande variedade de supermercados… pingo doce, continente (e modelo), super cor, E. leclerc, lidl… O meu preferido é o E. Leclerc, acho que já disse por aqui, mas também vou aos outros, principalmente para aproveitar promoções ou comprar produtos de marca de lá ou que não existem noutro lado.
Tambem gosto de peixe mas é verdade, é um abuso, a maior parte dos peixes são mesmo caros!
O prato parece muito bom 🙂
Lia Teixeira
Maio 9, 2014Uma refeição bem ao meu paladar!!
Beijinhos,
Lia.
Nani Vaz
Maio 10, 2014Adorei. Obrigada pela partilha. Também tenho uma tuparwear igual a essa onde cozeu as batatas, mas não a sei usar. Pode dar mais dicas sobre a sua utilização? Obrigada ?
Luísa Alexandra
Maio 10, 2014Nani, eu uso bastante para cozer no microondas, pro exemplo batatas ou bróculos. Mas dá para lá cozinhares de tudo.
sandra neiva
Maio 13, 2014Olá Luísa,
aqui em casa quase nunca se compra peixe em supermercados, temos a lota e compramos sempre em grandes quantidades vário peixe depois dividimos com a familia.
Ficou com muito bom aspecto esta refeição, adoro as batatinhas, que boas.
beijinhos