Há alguns anos atrás tentámos ir visitar este museu, mas foi a uma segunda feira e estava fechado.
Aproveitámos a viagem de regresso a casa, fizemos um pequeno desvio e fomos até Seia com o intuito de visitar o Museu do Pão.
É muito interessante ver a importância que o pão tem na sociedade. O Museu conta a história comercial, política e social do pão, como influencia a maneira de viver das pessoas, a sua importância, os diversos tipos de pão, instrumentos usados na fabricação de pão, desde a parte agrícola de semear os cereais, passando pela moagem, os diversos cereais usados para fazer pão, os diferentes tipos de pão… enfim são vários assuntos relativos ao pão.
Tem uma pequena mercearia onde se podem adquirir produtos regionais, e também pão, pois claro 🙂
Depois de uma breve explicação de como “nasce” o pão, as crianças são convidadas a meter a mão na massa, literalmente!
Esticar a massa do pão, usar cortantes para obter formas a gosto e no final o seu trabalho vai ao forno a cozer e ficam com uma pequena lembrança para levar para casa.
Enquanto o nosso “pão” cozia aproveitámos e fomos almoçar ao restaurante do Museu.
Os pratos principais incluem de alguma maneira pão, no dia em que lá estivemos o almoço era Arroz de Pato e Salmão com Broa.
Tem depois um bufete de entradas, frutas e sobremesas à descrição.
O preço é de 19,50€ por pessoa. Sinceramente achei um pouco caro demais para a oferta que tinham. O conceito “à descrição” não é propriamente algo que me entusiasme, gosto de comer com qualidade ao invés de comer em quantidade…
E no final fomos buscar o “pão” que a minha filha tinha feito 🙂
Foi um passeio interessante e educativo, aprende-se bastante e as crianças ficam entusiasmadas com toda a história que acompanha a fabricação do pão.
3
Leave a Reply